Primeiro-ministro de Portugal declara apoio a Lula

António Costa, chefe de governo português desde 2015, disse ter 'saudade das relações de amizade entre Portugal e Brasil'. Ao g1, equipe de Costa confirmou apoio.
Em vídeo, primeiro-ministro de Portugal declara apoio a Lula.
Em vídeo, primeiro-ministro de Portugal declara apoio a Lula.

Luisa Belchior| G1

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, declarou nesta terça-feira (25) apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das eleições.

Ao g1, a equipe de Costa confirmou seu apoio a Lula e disse que o vídeo foi gravado e enviado nesta terça.

No vídeo, o primeiro-ministro diz ter “muita saudade das relações de amizade entre Portugal e Brasil”. Ele diz ainda falar como secretário-geral do Partido Socialista de Portugal, cargo que também ocupa – a sigla foi reeleita para governar o país em janeiro deste ano.

“O primeiro-ministro de Portugal, obviamente, não se pronuncia nem interfere nas eleições dos irmãos brasileiros. Mas o secretário-geral do PS, o amigo do Brasil, tem muita saudade das relações de proximidade, de amizade entre Portugal e Brasil”, declarou Costa.”O mundo precisa de um Brasil forte, um Brasil que participe das grandes causas da humanidade, como combater a desigualdade, a luta pela saúde, para enfrentarmos as alterações climáticas. O Brasil e o mundo precisam de Lula da Silva”.

António Costa, que é primeiro-ministro de Portugal desde 2015, se reelegeu ao cargo em janeiro com maioria absoluta. Ele é também secretário-geral do PS desde 2014 – no regime parlamentar de Portugal, os eleitores votam em um partido nas eleições gerais, e a sigla que conquistar mais assentos no Parlamento indica quem será o primeiro-ministro, geralmente seu secretário-geral.

Matéria publicada originalmente no G1

Privacy Preference Center