Podcast analisa riscos e benefícios do homeschooling

Especialista em gestão de educação defende que prática não é a melhor alternativa para a educação básica no Brasil
Arte: FAP
Arte: FAP

João Rodrigues, da equipe da FAP

O homeschooling, que é uma modalidade de ensino onde crianças e adolescentes podem ser educados em casa, pelos pais ou tutor, em vez de ir às escolas, tem grande ganhado cada vez mais espaço no debate público brasileiro. Há um projeto de lei adiantado no Congresso Nacional sobre o tema, mas o consenso na sociedade está distante.

Para analisar os riscos e eventuais benefícios da educação domiciliar no Brasil, o podcast da Fundação Astrojildo Pereira (FAP) desta semana bate um papo com Andréa Marinho, ex-subsecretária de Gestão de Ensino do Rio de Janeiro. Ela é graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com especialização em orientação educacional e mestrado em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

A falta de preparação do Estado brasileiro para fiscalizar o homeschooling, a importância da formação continuada dos professores e os desafios para o futuro da educação no Brasil estão entre os temas do programa. O episódio conta com áudios da TV Câmara dos Deputados, Profissão Repórter, da TV Globo, NSC Notícias, RecordTV e Estadão.

O Rádio FAP é publicado semanalmente, às sextas-feiras, em diversas plataformas de streaming como Spotify, Youtube, Google Podcasts, Ancora, RadioPublic e Pocket Casts. O programa tem a produção e apresentação do jornalista João Rodrigues. A edição-executiva é de Renato Ferraz.

Privacy Preference Center