Pedro Doria: Palavras precisam retomar seu valor

Se você barateia a palavra, quando precisar dela para acusar um processo em curso, terá perdido sua potência.
Foto: El País
Foto: El País

Se você barateia a palavra, quando precisar dela para acusar um processo em curso, terá perdido sua potência

O debate domina as redes: não há menção aos dois últimos anos partindo da esquerda sem que se refira a um golpe de Estado. Virou a forma corrente de tratar o impeachment. Com o passar do tempo, a coisa se naturalizou. Este é um problema. E é hora de iniciarmos uma reflexão séria: precisamos devolver a palavra golpe a seu pedestal histórico.

O fenômeno de barateamento das palavras pertence à era da internet. No ambiente virtual, há tanta informação que só o exagero se destaca. Data de 1990 a Lei de Godwin, que começou como observação satírica até todos se tocarem de quão séria é: “À medida que uma discussão on-line se alonga, a probabilidade de surgir uma comparação envolvendo Adolf Hitler tende a 100%.” Quase sempre é um exagero. Mas gera calor, atrai olhos. A tendência se expandiu.

Há inúmeras palavras que foram barateadas. A direita chama liberais de comunistas e, a esquerda, os chama de fascistas. Comunismo e fascismo são palavras pesadas por trás das quais há ditaduras totalitárias e genocidas. Quando todo mundo de quem se discorda é fascista, ninguém o é de fato.

O impeachment de Dilma Rousseff não foi um golpe de Estado. O processo é claro e está descrito em repúblicas presidencialistas desde a década de 1780, por Alexander Hamilton. Acusa-se de um crime de responsabilidade o presidente, dois terços da Câmara decidem se há motivo para processo, se sim cabe ao quórum de dois terços dos senadores julgarem. O que eles decidirem é legal, porque assim determina a Constituição. Se é legal, não é golpe.

Os partidários de Dilma podem fazer críticas justas ao impeachment. É possível construir o argumento, por exemplo, de que por trás do processo estava uma tentativa do Congresso e do atual governo de coibir o avanço da Lava-Jato. Quem leu a imprensa viu muita ação desde então com este objetivo. Pode-se argumentar, também, que o PT foi, ao menos até agora, desproporcionalmente punido por crimes que envolvem, entre outros, também MDB e PSDB.

O grupo de Lula optou, porém, por chamar o impeachment de golpe. Como, fora de seu núcleo, ninguém leva a sério a caracterização, a palavra foi barateada.

O problema é que o Brasil tem uma história de golpes e, pela primeira vez desde a democratização, o candidato líder nas pesquisas e seu vice sugerem que golpes são toleráveis dependendo das circunstâncias. Golpes de verdade: daqueles que rasgam a Constituição para implantar um regime de exceção.

É como na fábula do “Pastor e o lobo”, escrita por Esopo faz alguns milhares de anos. Se você barateia a palavra, quando precisar dela de fato para acusar um processo em curso, terá perdido sua potência. E muita gente não levará a sério o alarme.

 

Privacy Preference Center