OPAS/OMS responde perguntas associadas à transmissão do vírus zika nas Américas

rn_dengue_fp00760

Guia de perguntas e respostas abrange a origem do vírus, os sintomas da doença, formas de transmissão, riscos associados e tratamentos. A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) está trabalhando com seus Estados-membros para prevenir, detectar e responder a esta nova ameaça.

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde publicou nesta terça-feira (12) um guia para explicar o surgimento do vírus Zika, seus sintomas, formas de transmissão e prevenção. Os casos associados ao vírus surgiram nas Américas em 3 de março de 2014, na Ilha de Páscoa, no Chile, e desde então vem afetando vários países da região, inclusive o Brasil, onde 18 estados registraram casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde.

A infecção pelo vírus Zika é causada pela picada de mosquitos infectados do gênero Aedes. Geralmente, causa febre, erupções na pele, conjuntivite e dores musculares leves. De março de 2014 até a semana passada, 13 países ou territórios das Américas relataram casos de infecção pelo vírus. A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) está trabalhando com seus Estados-membros para prevenir, detectar e responder a esta nova ameaça.

Fonte: nacoesunidas.org