Veja um resumo de todas as edições já exibidas do #ProgramaDiferente – 2016

2016 – 2ª temporada

Programa 90 (25 de dezembro de 2016) – O último programa do ano de 2016 é o Natal dos Bichos. Registramos o nosso posicionamento no tema do abandono e dos maus tratos, da adoção responsável e do amor incondicional pelos animais. Com a apresentação de campanhas de conscientização pelo direito dos animais e uma entrevista exclusiva com a apresentadora Luisa Mell, uma das mais destacadas ativistas pelo direito dos animais, nós também apoiamos e compartilhamos esta causa em defesa da vida. Marcado pelo bom humor, como no momento em que mostramos que “cada programa tem o Louro José que merece…”, mas sem perder a seriedade, como no trabalho impressionante da ONG Repórter Brasil, que faz parte de uma investigação sobre a violência e o desrespeito com que a indústria da carne trata os trabalhadores e os animais. E que venha 2017 com a nossa 3ª temporada… Aguarde!

Programa 89 (18 de dezembro) – O programa desta semana trata do ativismo na Arte, sobretudo da consciência e da atitude de cidadãos e artistas urbanos que atuam para transformar a sociedade e melhorar o mundo a partir do seu entorno social, cultural e econômico. Apresentamos este que foi um dos temas da Virada Sustentável de 2016 com a participação de Eduardo Srur, idealizador da Attack Intervenções Urbanas; Baixo Ribeiro, fundador da Galeria Choque Cultural; Mundano, criador do projeto Pimp My Carroça; Carolina Teixeira (Itzá), da Goma, Casa de Comunicação e Arte; entre outros artistas e grafiteiros, como as meninas do coletivo Punga Crew.

Programa 88 (11 de dezembro) – O programa trata da crise política e institucional enfrentada no Brasil, além das expectativas para o ano de 2017, com participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do ministro da Cultura Roberto Freire, dos senadores José AníbalMarta Suplicy Cristovam Buarque, do deputado estadual Davi Zaia e do secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, todos presentes na posse dos novos diretores e conselheiros da FAP (Fundação Astrojildo Pereira) para o biênio 2017-2018 (veja aqui a solenidade na íntegra). O novo presidente do Conselho Curador da FAP é o senador Cristovam Buarque, e o diretor-geral é o jornalista Luiz Carlos Azedo.

Programa 87 (4 de dezembro) – O programa desta semana fala sobre um dos nossos temas mais recorrentes: a Sustentabilidade. E trata exatamente de como vencer o desconhecimento e mobilizar a sociedade sem restringir a busca de um mundo sustentável ao gueto ambientalista, mas conectando a agenda da sustentabilidade à economia, às novas tecnologias, à governança democrática e ao dia-a-dia do maior número de pessoas. O evento “Saindo do gueto ambientalista: o desafio de mobilizar as pessoas para a sustentabilidade” é uma parceria do IDS – Instituto Democracia e Sustentabilidade com o Senac São Paulo. Conta com a participação de Fernando Meirelles, cineasta, produtor e roteirista; Mônica Gregori, sócia da agência Cause e realizadora do estudo “O Fluxo das Causas”; Ricardo Guimarães, presidente da Thymus Branding; Tom Moore, sócio da consultoria Mandalah; João Paulo Capobianco, presidente do conselho diretor do IDS; e Eduardo Giannetti, economista, cientista social e professor do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa). Mas, enfim, o que é a sustentabilidade? 😉

Programa 86 (27 de novembro) – Especial sobre a prevenção contra o vírus HIV e o combate ao preconceito, culminando com o Dia Mundial contra a Aids, no dia 1º de dezembro. Vivemos uma época em que o número de pessoas contaminadas vem aumentando, culpa da desinformação e da falsa ideia de que a Aids é como qualquer outra doença crônica, com a qual a pessoa infectada pode conviver sem maiores consequências. Mas não é bem assim. Aqui você vai rever uma das primeiras reportagens no Brasil que tratava do surgimento da doença, ainda no início dos anos 80. Veja também o depoimento do médico Drauzio Varella, um dos maiores especialistas no tema, e também uma reportagem exclusiva sobre o lançamento do livro “Esquadrão das Drags – Arte, Irreverência e Prevenção em Toda Parte”, das jornalistas Roseli Tardelli Fernanda Teixeira, sobre a atuação de um grupo de drag queens que realiza campanhas sobre a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, drogas, combate ao preconceito e a busca da cidadania plena.

Programa 85 (20 de novembro) – O programa desta semana trata de um tema urbano atual e extremamente polêmico: um especial sobre pichação e pichadores. Como enfrentar esse problema crônico das grandes cidades? Arte, protesto ou vandalismo? Caso de polícia ou manifestação cultural? Depredação do patrimônio público e privado ou expressão legítima da invisibilidade social dos jovens da periferia? Uma entrevista exclusiva com Djan Ivson, o Cripta, um dos mais emblemáticos pixadores (assim mesmo, com “x”), videomaker, artista e ativista, tenta entender um pouco deste movimento que tem até manifesto próprio e já virou filme. Quais são as motivações e as causas destes jovens que formam verdadeiras tribos, com linguagem, estética e comportamento diferenciados? Como conviver civilizadamente com uma ação que é feita exatamente para chocar, provocar e incomodar?

Programa 84 (13 de novembro) – Antecipando os 127 anos da Proclamação da República, neste 15 de novembro, o programa trata da redemocratização do país e debate a necessidade de uma ampla reforma política e eleitoral. O Brasil vive um momento crucial. Há uma conjunção de crises: econômica, política, social, ética e institucional. Até aqui prevaleceu a democracia. Precisamos preservar as nossas conquistas desde o fim da ditadura militar e valorizar o Estado de Direito. Participação de Fernando Henrique CardosoMarina SilvaRoberto FreireHelio BicudoLula e outros.

Programa 83 (6 de novembro) – Com uma colagem de olhares de atores e atrizes de Hollywood na abertura que registra a passagem do Dia Mundial do Cinema, celebrado em 5 de novembro, apresentamos também novos olhares sobre a política nacional, a partir da eleição paulistana, e sobre a tragédia do Rio Doce, em Mariana, que completa um ano. Foram ouvidos o prefeito eleito João Doria (PSDB), o anfitrião e atual presidente da Câmara de São Paulo, vereador Antônio Donato (PT), o veterano Gilberto Natalini (PV) e alguns dos mais representativos novos eleitos para a legislatura que terá início em 1º de janeiro de 2017: Soninha Francine (PPS), Eduardo Suplicy (PT), Reginaldo Tripoli (PV), Adriana Ramalho (PSDB), Aline Cardoso (PSDB), Daniel Annenberg (PSDB), Fernando Holiday (DEM), Janaina Lima (NOVO) e Sâmia Bomfim (PSOL). Em seguida, para marcar o triste aniversário de um ano do rompimento da barragem do Fundão, no Rio Doce, em Mariana (MG), você acompanha o depoimento do artista multimídia Tadeu Jungle e conhece o making off do seu filme em realidade virtual que retrata essa tragédia ambiental.

Programa 82 (30 de outubro) – Um incentivo à leitura: este é o objetivo do programa ao celebrar o Dia Nacional do Livro, neste 29 de outubro, e apresentar o evento “Você é o que lê”, projeto que percorre o país com Gregório DuvivierMaria Ribeiro e Xico Sá num diálogo sobre livros, literatura, hábitos de leitura e o papel deste universo literário na formação de cidadãos críticos e conscientes. Desde a 1ª edição, realizada em Salvador, a Livraria Cultura e a Noarr Cultura e Conteúdo vem repetindo a dose em outras capitais, com debates sobre a influência da leitura desde a infância, importante para o processo de formação de novos autores e leitores, além de provocar a reflexão sobre as redes sociais e as mais diversas mídias. Esta edição, com a mediação da jornalista e apresentadora de TV Sarah Oliveira, foi uma das realizadas em São Paulo.

Programa 81 (23 de outubro) – Na reta final das eleições em todo o Brasil, enquanto diversos municípios se preparam para escolher seus prefeitos em 2º turno, o tema é propaganda eleitoral e marketing político. Relembramos jingles e comerciais inesquecíveis: do “meu nome é Enéas” ao “Lula lá”, passando por Getúlio, Jânio, JK, Brizola e FHC, entre outros. Também ouvimos as expectativas que especialistas tinham sobre as campanhas de vereadores e prefeitos. Falaram Antonio LavaredaJoão Paulo CastroNelson BiondiChico Santa RitaWashington Olivetto e Carlos Maranhão. Na sequência do programa, a entrevista é com um dos maiores empresários do país, criador e presidente das redes Habib’s e RagazzoAlberto Saraiva, que lançou o livro “25 Verbos para Construir Sua Vida” e realizou campanhas publicitárias marcantes durante as manifestações pró e contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, incluindo a bem-humorada invenção da coxinha de mortadela. Também ouvimos os apresentadores de TV Amaury Jr. e Otávio Mesquita, o presidente da RedeTV!, Amilcare Dallevo, e o governador Geraldo Alckmin.

Programa 80 (16 de outubro) – A promoção da saúde através da solidariedade, do humor e da diversão. Palhaços interagindo com a medicina tradicional. Como revela o título de um famoso filme sobre o tema: o amor é contagioso. A nossa receita de hoje é em dose homeopática: 30 minutinhos de remédio para a alma. Conhecemos duas histórias incríveis: um brasileiro de São Paulo, Wellington Nogueira, idealizador dos Doutores da Alegria; e um norte-americano de Washington, D.C., Patch Adams, criador de uma metodologia inusitada para o tratamento de pacientes hospitalizados. Humanistas, ativistas pela paz e por um mundo diferente, ambos são referências neste trabalho público voluntário que, através da arte do palhaço, proporciona dignidade e conforto a milhares de pessoas de todas as idades. O programa desta semana adverte: Não assistir faz mal à saúde.

Programa 79 (9 de outubro) – O tema desta semana é “O Centro da Cidade está Vivo”. Fala a partir de São Paulo, mas o exemplo vale para qualquer canto do país. O debate trata da revitalização, da recuperação e da reocupação do centro. Apresenta intervenções urbanas e iniciativas da sociedade que servem de modelo para outras metrópoles. Participam Antonio de Souza Neto, síndico da Galeria do Rock; Candinho Neto, presidente da Associação das Bandas Carnavalescas; e Carlos Beutel, empresário e idealizador da Caminhada Noturna. Encerrando o período de eleições, com a escolha de novos prefeitos e vereadores, o assunto é bastante atual e oportuno.

Programa 78 (2 de outubro) – Na semana em que o mundo festeja o Dia da Música, em 1º de outubro, o programa celebra os grandes musicais e acompanha uma audição pública para a segunda montagem da peça “Os Miseráveis” no Brasil, quinze anos depois da estreia nacional e sucesso no mundo todo há 31 anos. A reportagem ouviu os candidatos na fila antes dos testes e mostra um pouquinho deste mundo de sonhos dos grandes musicais. O Dia Mundial da Música foi instituído em 1975 pela UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O objetivo é fazer a música chegar ao maior número de pessoas como instrumento de paz e amizade. De fato, é uma linguagem universal, que toca a alma de qualquer um.

Programa 77 (25 de setembro) – A uma semana das eleições que vão escolher prefeitos e vereadores em mais de 5.500 cidades do Brasil, o programa é um especial sobre a Conferência Nacional das Cidades, realizada em Vitória, no Espírito Santo. Foram destacadas as presenças de Luciano Rezende, prefeito de Vitória (ES); Duarte Júnior, prefeito de Mariana (MG); Cristovam Buarque, senador (DF); Davi Zaia, deputado estadual (SP); Carlos Fernandes, ex-subprefeito da Lapa (SP); Renato Casagrande, presidente da Fundação João Mangabeira (PSB); Renata Bueno, deputada no Parlamento Italiano; Roberto Freire, deputado federal (SP); e Alberto Aggio, presidente da FAP. O programa também apresenta o Ranking de Eficiência dos Municípios e, quase um ano depois da tragédia de Mariana, uma homenagem de vários artistas e personalidades no clipe “Cacimba de Mágoa”, música do grupo Falamansa e Gabriel, O Pensador.

Programa 76 (18 de setembro) – No aniversário de 66 anos da primeira transmissão de TV no Brasil, o programa debate o momento de mudanças culturais e tecnológicas que coloca em xeque a televisão como tradicionalmente a conhecemos. Tem de tudo: entrevista especial com o jornalista e crítico de televisão Mauricio Stycer, tem imagens da inauguração de diversas emissoras, desde a Tupi de Assis Chateaubriand, tem Silvio SantosXuxa, Jô SoaresMarcelo AdnetFabio PorchatLima DuarteJimmy Fallon… num programa especial sobre a TV dedicado ao ator Domingos Montagner, protagonista da novela Velho Chico, que morreu nesta semana e comoveu o país inteiro.

Programa 75 (11 de setembro) – Dia 11 de setembro. Há exatos 15 anos essa data ficou marcada definitivamente na História pela série de atentados terroristas contra os Estados Unidos, que derrubaram as torres gêmeas do World Trade Center, mataram milhares de pessoas e pegaram o mundo de surpresa. Desde 2001, outros tantos atos de ódio e violência vem acontecendo. Como jornalistas, pouco podemos fazer, a não ser cumprir o dever de levar a informação ao maior número de pessoas e ajudá-las a refletir. É disso que tratamos nesta semana: os 15 anos do 11 de setembro e os 10 anos de sucesso do Profissão Repórter, programa comandado pelo jornalista Caco Barcellos, um dos maiores repórteres do Brasil. Num bate-papo mediado pelo jornalista Mauricio Stycer, com a participação de outros três integrantes e pupilos de Caco Barcellos no Profissão Repórter (Caio CavechiniGabriela Lian e Eliane Scardovelli), que também contaram suas experiências, foram debatidos o atual momento do país, os ingredientes de uma boa reportagem e a qualidade do jornalismo.

Programa 74 (4 de setembro) – “Isento de verdade”. O slogan de duplo sentido é a senha do Sensacionalista para as notícias fictícias deste que é o jornal mais pop da internet, com mais de 2,5 milhões de seguidores nas redes sociais. Essa confusão na cabeça do leitor nos faz refletir sobre este momento em que a realidade parece piada e as piadas poderiam ser reais. O programa desta semana entrevista com exclusividade os jornalistas e humoristas Marcelo ZorzanelliLeonardo LannaMartha Mendonça e Nelito Fernandes, os criadores do Sensacionalista, que falam de trabalho, de humor e de política, contando também sobre a parceria em programas de TV como o Tá no Ar e o Zorra, ambos da Rede Globo. No final, você ainda encontra uma espécie de bônus desta nossa política surreal. É imperdível!

Programa 73 (28 de agosto) – Na reta final do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, o programa relembra que acompanhou, desde o início, em 2015, todas as manifestações pelo #ForaDilma e os atos de apoio às investigações da Operação Lava Jato. Mas também não deixou de dar voz aos protestos #ForaTemer. Foram inúmeras entrevistas, matérias, debates, eventos e programas especiais sobre o assunto, como o desta semana. Ouvimos personalidades tanto em defesa do impeachment quanto apoiadores da presidente Dilma, sem distinção: Pedro Simon, Miguel Reale Jr., Geraldo Alckmin, Aécio Neves, Roberto Freire, Ronaldo Caiado, Rui Falcão, Paulo Fiorilo, Jamil Murad, Gilberto Natalini, Alexandre Padilha, José Mentor, Luis Nassif, Karina Vitral, Guilherme Boulos, Rogerio Chequer, Kim Kataguiri, Fernando Holiday, Leonardo Sakamoto, Franklin Martins, Raul Jungmann, Alberto Aggio, Luiz Carlos Azedo, Juarez Amorim, Brasilio Sallum, Luiz Sérgio Henriques, Marco Antonio Villa, Regina Duarte, entre outros. Na segunda parte do programa, você assiste trechos de uma entrevista exclusiva seguida de palestra inédita com o jornalista Reinaldo Azevedo. Ele fala sobre política, o futuro do país e principalmente sobre os “petralhas” – termo que ele se gaba de ter criado.

Programa 72 (21 de agosto) – Com o fim dos Jogos Olímpicos do Rio, volta a questão que já tinha surgido depois da Copa do Mundo: Qual é, afinal, o legado da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016 para o Brasil? Passados alguns grandes momentos de emoção, valeu a pena tanto investimento político e financeiro? Quem ganhou com isso, afinal? Sobrou alguma coisa proveitosa para o povo? Um caso emblemático das consequências da #Rio2016 é o que aconteceu com a pequena comunidade carioca da Vila Autódromo: problemas sociais deixados em segundo plano para garantir a beleza do megaevento. Terminada a Olimpíada, as atenções se voltam novamente para a política. Além da reta final do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, nesta semana começa de fato a campanha para as eleições de 2 de outubro, com o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV e a realização do primeiro debate entre os candidatos a prefeito. Na segunda parte do programa, você relembra momentos memoráveis dos debates que ajudaram a escrever, para o bem e para o mal, a história da democracia brasileira.

Programa 71 (14 de agosto) – Comemorando o Dia dos Pais neste 14 de agosto e fazendo um registro sobre o Dia do Economista, na véspera, sábado, dia 13, a entrevista é com o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, que foi um dos pais do Plano Cruzado e acabou se transformando em conselheiro de Lula e Dilma. Lembrando que Lula, aliás, é chamado em algumas regiões mais pobres do Brasil de Pai Lula. Falamos de economia, da crise no Brasil e no mundo, mas também de outra paixão de 10 entre 10 pais de família no país: o futebol.

Programa 70 (7 de agosto) – “Esquerda” x “direita”; “nós” x “eles”; “petralhas” x “tucanalhas”; “coxinhas” x “mortadelas”. Como evitar cenas de insensatez e ignorância explícita, como a pancadaria entre militantes de um lado e de outro, ou episódios como os xingamentos à atriz Letícia Sabatella, registrados no fim-de-semana por diversas pessoas na rua e até por ela mesma em seu telefone celular? “O Brasil precisa conversar” é o tema do debate que contou com a participação de Rodrigo Guima, artista social da Ben & Jerry´s; Pedro Kelson, da Associação Palas Athena; Carla Mayumi, ativista e pesquisadora de Educação; e Drica Guzzi, doutora em Comunicação e Semiótica; entre outros. Foi promovido pelo vereador Ricardo Young, da Rede Sustentabilidade, que é também candidato à Prefeitura de São Paulo. Aliás, a Sabatina Folha/UOL/SBT com os candidatos que lideram as pesquisas de intenção de voto em São Paulo mostra um pouco do que pensam Celso Russomanno (PRB), Marta Suplicy (PMDB), Luiza Erundina (PSOL), Fernando Haddad (PT) e João Doria (PSDB) sobre assuntos cotidianos.

Programa 69 (31 de julho) – Em mais um domingo de manifestações pelo Brasil, neste 31 de julho, tratamos de dois temas essenciais para refletirmos sobre o atual momento conturbado vivido no país: o combate à corrupção e a necessária reforma política. Um personagem onipresente nas ruas, admirado pela população e esperança de dias melhores após a punição exemplar dos corruptos, é o juiz Sergio Moro, principal responsável pelo sucesso da Operação Lava Jato. Outro é o jornalista e ex-deputado Fernando Gabeira, respeitado pelo histórico no combate à ditadura e defensor declarado do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Mas, afinal, por que ambos são tão relevantes hoje em dia, o que pensam e propõem?

Programa 68 (24 de julho) – A internet mudou a relação entre as pessoas. Todos nós deixamos de ser meros receptores para nos tornarmos também produtores e emissores da informação. Não é à toa que as profissões da moda estão todas ligadas às redes sociais. O sonho de muito jovem é ser youtuber ou blogueiro. Ao acompanhar o lançamento do livro “O que aprendi sendo xingado na internet”, do jornalista, blogueiro e cientista político Leonardo Sakamoto, aproveitamos para debater a polarização, o ódio e a intolerância nas redes sociais. Além do próprio Sakamoto, são ouvidos os jornalistas Juca Kfouri e Eliane Brum; a fundadora da ONG feminista Think Olga, Juliana de Faria; a universitária Nátaly Neri, criadora do canal Afros e Afins; e PC Siqueira, youtuber e apresentador de TV. Em seguida, o debate é sobre a proliferação de blogs e canais de vídeos que são capazes de mobilizar uma multidão pelas redes sociais. Quem são estes blogueiros, blogueiras e youtubers que dominam a internet, afinal? KéferaRezende EvilChristian FigueiredoWhindersson Nunes são alguns dos novos ídolos dos jovens e seguem os passos de humoristas como Marco Luque, ex-CQC e hoje sucesso absoluto no “Altas Horas”, da Rede Globo, e no seu próprio canal. Participam do debate a jornalista e blogueira Renata Motta, do blog Mãe de Maria: Adriana Alfaro, do blog Fashion Frisson; Amanda Soares, do blog Let’s Go Mandy; e Marcelo Santana, youtuber e “personal das celebridades”.

Programa 67 (17 de julho) – A poucos dias das convenções partidárias que vão escolher os candidatos para as eleições municipais de 2 de outubro, vale destacar a importância da plataforma das Cidades Sustentáveis para orientar futuros prefeitos e vereadores. Iniciamos com um encontro da Rede, de Marina Silva, apresentando a sua proposta de sustentabilidade para as grandes cidades e convidando os eleitores a participarem da formulação de um programa colaborativo. Em seguida, mostramos um evento da Rede Nossa São Paulo aonde todos os pré-candidatos foram convidados a assinar um compromisso com dois programas suprapartidários: Cidades Sustentáveis e Cidades do Esporte. Assumiram o compromisso, que trata do desenvolvimento sustentável e do esporte como políticas públicas transformadoras da nossa realidade, o vereador paulistano Ricardo Young, eleito pelo PPS e atualmente na Rede Sustentabilidade, e a deputada federal e ex-prefeita Luiza Erundina, eleita pelo PSB e atualmente no PSOL, além de um representante do candidato João Doria (PSDB).

Programa 66 (10 de julho) – Antecipando os seus 82 anos, que serão comemorados no próximo dia 14 de julho, e o Dia do Futebol, no dia 19, o apresentador e locutor esportivo Silvio Luiz é o grande homenageado desta semana. Dono de uma voz potente, criador de bordões famosos e reconhecido pela irreverência, Silvio Luiz fez história também como radialista, repórter e árbitro de futebol antes de se tornar o maior narrador do Brasil. Até narrando videogame Silvio Luiz é imbatível. Este programa especial mostra um pouquinho dos seus múltiplos talentos, além de relembrar casos inusitados, trazer imagens históricas e contar com a participação de amigos e admiradores como Mauro BetingFlavio PradoMárvio Lúcio (Carioca) e Marcelo Adnet. Olho no lance!

Programa 65 (3 de julho) – Faltando pouco mais de um mês para os Jogos Olímpicos do Rio, que serão abertos com cerimônia oficial no dia 5 de agosto, o #ProgramaDiferente começa a tratar do assunto que vai mobilizar as atenções no Brasil e no mundo. A entrevista da semana é com a ex-atleta Ana Moser, uma das maiores atacantes do voleibol mundial, craque da seleção que trouxe a nossa primeira medalha olímpica no vôlei feminino e uma cidadã atuante e consciente das suas responsabilidades. Em seguida, o debate é justamente com dois jovens atletas brasileiros que buscam realizar este sonho olímpico: Jeison Correia, medalhista das seleções brasileiras de handebol junior, juvenil, infantil e cadete; e Gustavo Grummy Guimarães, ídolo do pólo aquático e medalhista no Panamericano de Toronto com a Seleção Brasileira.

Programa 64 (26 de junho) – No Dia Internacional de Combate às Drogas, neste domingo, 26 de junho, o #ProgramaDiferente discute como enfrentar este problema emergente nas cidades brasileiras, a polêmica sobre a legalização ou a descriminalização do consumo de algumas substâncias menos nocivas, programas de governo como o “De Braços Abertos”, instituído pela Prefeitura de São Paulo, e campanhas de prevenção e de conscientização. Participam do debate Reinaldo Correa, palestrante e ex-delegado do Denarc; Ivanildo de Andrade, psicólogo e especialista em saúde pública; e Paulo Leme, advogado, radialista e autor do livro “A Doença do Alcoolismo”.

Programa 63 (19 de junho) – Nesta semana o programa celebra os 101 anos do nascimento do arquiteto João Batista Vilanova Artigas (Curitiba, 23 de junho de 1915 – São Paulo, 12 de janeiro de 1985), ícone da arquitetura brasileira, educador vanguardista e um dos mais destacados ativistas do Partido Comunista Brasileiro, perseguido pela ditadura militar e exilado político no Uruguai. Quem conta um pouco da história de Vilanova Artigas é a sua neta, Laura Artigas, jornalista e cineasta que no centenário do avô lançou o filme biográfico “Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz”. Conheça o trabalho, a família e algumas das ideias revolucionárias deste renomado arquiteto, com obras que vão do Estádio do Morumbi ao edifício-sede da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, na Cidade Universitária.

Programa 62 (12 de junho) –  No clima do Dia dos Namorados, a entrevista bem-humorada é com o jornalista e cronista Airton Gontow, idealizador do site de relacionamentos Coroa Metade, destinado a facilitar a formação de casais mais maduros. Ele conta como teve a ideia que hoje é um sucesso, fala sobre timidez e gagueira, e sobre o seu “casamento” com o jornalismo. O debate é sobre jornais de bairro, com a participação dos jornalistas Antonio Carlos Cimino, fundador do Jornal da Zona Leste e presidente do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais de Bairro de São Paulo; Maria Isabel Coelho, editora do Jornal da Gente, do bairro da Lapa, na zona oste paulistana; e José Carlos Gutierrez, escritor e fundador da Rede de Jornais Leste e do Jornal de Itaquera.

Programa 61 (5 de junho) – Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, neste 5 de junho, a entrevista é com um dos ambientalistas pioneiros do Brasil, Fabio Feldmann, e o debate é sobre os efeitos práticos da COP21, seis meses após a sua realização em Paris. Os convidados são três jornalistas: Ana Carolina Amaral, mestre em ciências holísticas pelo Schumacher College, moderadora da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental e que cobriu a COP21 para a Revista Época; Reinaldo Canto, especializado em sustentabilidade e consumo consciente, professor de gestão ambiental, colunista da Revista CartaCapital e também presente à COP21; e Dal Marcondes, fundador e diretor do site Envolverde, profissional especializado em jornalismo econômico e em ciência ambiental.

Programa 60 (29 de maio) – Na semana da 20ª Parada do Orgulho Gay, em São Paulo, e também do lançamento de “Orgunga”, o novo disco de Rico Dalasam, a entrevista é com ele: o primeiro rapper assumidamente gay na cena musical brasileira. Muito elogiado por estrelas da MPB como Caetano Veloso.

Programa 59 (22 de maio) – O vírus Zika e as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A relação do vírus Zika com recentes casos de microcefalia, entre outros assuntos estudados pela “Rede Zika”, uma força-tarefa de cientistas da USP, Unesp e Unicamp financiados pela Fapesp. Participam do debate o bioquímico Walter Colli, coordenador da Fapesp desde 2003 e responsável pelas iniciativas do combate ao vírus Zika; e o virologista Paolo Zanotto, professor doutor da USP e um dos idealizadores da Rede Zika.

Programa 58 (15 de maio) – A senadora Marta Suplicy (PMDB) é a entrevistada desta semana, dando sequência à série com os pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo. Ela fala sobre a saída do PT, as razões de uma nova candidatura, a crise do país e critica muito a gestão do prefeito Fernando Haddad, comparando com a sua gestão como prefeita (2001-2004) e debatendo as suas propostas para a cidade.

Programa 57 (8 de maio) – No especial do Dia das Mães a entrevista é com Rose Nogueira, jornalista e militante dos direitos humanos, presa política no final dos anos 60 na mesma cela de Dilma Rousseff, editora do Jornal Nacional nos anos 80 e uma das criadoras de programas que fazem parte da história da televisão brasileira, como o Balão Mágico e a TV Mulher, na Rede Globo.

Programa 56 (1º de maio) – Entrevista com o artista plástico Guto Lacaz e um bate-papo sobre o empreendedorismo de Rodrigo Azevedo, presidente do Grupo Comunique-se, e a luta pelo empoderamento da mulher e contra a desigualdade de gênero na presença de Letícia Bahia, da Revista AzMina.

Programa 55 (24 de abril) – O programa desta semana celebra a música e seus vários estilos: do punk à roda de viola, passando pelo rock, pelo rap e pelo samba canção. Para começar, uma reportagem especial com o cantor Supla, que acaba de completar 50 anos de idade e 30 de carreira lançando um livro e músicas novas. Com a presença da mãe, Marta, do irmão, João, e do pai, Eduardo Suplicy. Também estão presentes amigos como o músico Kiko Zambianchi e a “Japa Girl“, inspiradora da música famosa de Supla. A matéria final é um bate-papo com o sambista carioca Wilson das Neves, às vésperas dele completar 80 anos de idade e 65 de carreira. Cantor, compositor e baterista, aqui tem uma surpreendente parceria com o rapper Emicida.

Programa 54 (17 de abril) – A entrevista desta semana é com a advogada Denise Abreu, pré-candidata do Partido da Mulher Brasileira (PMB). Ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Denise deixou o cargo após o acidente com o avião da TAM em Congonhas, em 2007, e ao ser fotografada fumando um charuto em meio a uma grave crise no setor aéreo. Ela responde às polêmicas e ataca frontalmente o PT e a presidente Dilma Rousseff. Na sequência do programa, mais PMB. O que significa, afinal, este que é mais um dos 35 partidos legalizados no Brasil? E será que é mesmo necessário um Partido da Mulher? Quem explica é a presidente nacional do PMB, Suêd Haidar.

Programa 53 (10 de abril) – Na semana em que se comemora o Dia do Jornalista e no ano em que um filme sobre jornalismo (“Spotlight – Segredos Revelados”) ganhou o Oscar de Melhor Filme, o programa é sobre jornalistas e especialmente sobre os 95 anos da Folha de São Paulo, o maior e mais polêmico jornal do país. Foram entrevistados Otavio Frias Filho, diretor de redação da Folha; Sérgio Dávila, editor-executivo; Vera Guimarães Martins, ombudsman; Caio Tulio Costa, primeiro ombudsman da Folha (de 1989 a 1991); Eugênio Bucci, professor da USP e ex-presidente da Radiobrás no Governo Lula; Mario Sergio Conti, apresentador da GloboNews e colunista da Folha; Mario Cesar Carvalho, repórter especial da Folha; Roberto Muylaert, presidente da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) por nove anos, de 1986 a 1995; Dácio Nitrini, diretor de jornalismo da TV Gazeta de São Paulo; e Fernanda Torres, atriz e colunista da Folha e da Veja Rio.

Programa 52 (3 de abril) – Dando sequência à série de entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo: Ricardo Young, da Rede Sustentabilidade. Participam da entrevista o porta-voz nacional da Rede, Zé Gustavo; o presidente municipal do PPS paulistano e ex-subprefeito da Lapa, Carlos Fernandes; e o jornalista Mauricio Huertas. Além disso, o pré-candidato também responde perguntas em vídeo de Oded Grajew, da Rede Nossa São Paulo; e dos jornalistas Marcelo Mattos, da Rádio Jovem Pan, e Adriana Ferraz, do jornal O Estado de S. Paulo.

Programa 51 (27 de março) –  O especial da Páscoa, que trata do combate ao ódio, ao preconceito e à intolerância que tomam conta do Brasil, nas redes e nas ruas, começa com as famosas e lamentáveis cenas do ataque a um jovem gay na Paulista por agressores com uma lâmpada fluorescente por discriminação sexual e as discussões acirradas do deputado Jean Wyllys (PSOL/RJ) no plenário da Câmara com figuras como Jair Bolsonaro (PSC/RJ) e Marco Feliciano (PSC/SP). Mostra ainda: Lobão, Chico Buarque, Pedro Simon, Fernando Haddad, Franklin Martins, Luis Nassif, Laerte Coutinho, Paulo Henrique Amorim, Florestan Fernandes Júnior, Eduardo Suplicy,Paulo Moreira Leite, Soninha Francine, Lino Bochini, Cynara Menezes, Claudio Julio Tognoli, Celso Bandeira de Mello, Gabriel Priolli, Fred Melo Paiva, Alex Solnik

Programa 50 (20 de março) – Entrevista com o escritor Luís Mir sobre partidos e movimentos de esquerda, as origens do PT (do qual é um crítico ferrenho) e o atual momento brasileiro e mundial. Também são ouvidas personalidades favoráveis e contrárias ao governo da presidente Dilma Rousseff. De um lado, contra a Operação Lava a Jato, falam Paulo Moreira Leite, jornalista e editor do site Brasil 247; Luis Nassif, jornalista e blogueiro; Franklin Martins, jornalista e ex-ministro de Lula; e Celso Bandeira de Mello, jurista e professor da PUC-SP. Do outro lado, participantes do já histórico protesto do dia 13 de março na Avenida Paulista. Foram entrevistados Kim Kataguiri e Fernando Holiday, do Movimento Brasil Livre; o governador Geraldo Alckmin; os senadores Aécio Neves e Aloysio Nunes, do PSDB; Ronaldo Caiado e José Agripino Maia, do DEM; os deputados federais Roberto FreireRaul Jungmann e Rubens Bueno, do PPS; Carlos Sampaio, do PSDB; Onyx LorenzoniRodrigo Garcia e Pauderney Avelino, do DEM; e Darcísio Perondi, do PMDB.

Programa 49 (13 de março) – Neste domingo de manifestações históricas contra o governo da presidente Dilma Roussef, pelo aprofundamento das investigações contra o ex-presidente Lula e a favor da Operação Lava Jato, a entrevista é com o artista plástico João Monteiro. Na matéria da semana o tema é #ACidadeQueEuSonho, ouvindo Marina SilvaRicardo YoungOded Grajew Alexandre Schneider. No quadro “Olhar Diferente” há um bate-papo especial com o jornalista Roberto Pompeu de Toledo, colunista da Revista Veja, sobre o seu livro “A Capital da Vertigem, Uma História de São Paulo”. Participação de José Anibal, presidente do Instituto Teotônio Vilela.

Programa 48 (6 de março) – Especial do Dia Internacional da Mulher entrevista a Dra. Albertina Duarte, ginecologista e obstetra, referência no atendimento de gestantes e adolescentes. Ela conta com bom humor e entusiasmo a sua trajetória desde Portugal até se tornar uma das indicadas para o Prêmio Nobel da Paz, as dificuldades da infância, o orgulho de se formar em medicina no Brasil e a militância contra a ditadura militar. No debate sobre a participação da mulher na política, estão presentes Telma Ribeiro dos Santos, advogada e presidente do PMN (Partido da Mobilização Nacional); e Helena Werneck, arquiteta e urbanista, integrante da direção nacional do PPS (Partido Popular Socialista) e do conselho da FAP (Fundação Astrojildo Pereira).

Programa 47 (28 de fevereiro) –  Entrevista com o jornalista e cartunista Gilberto Maringoni, que é também professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC e foi o candidato do PSOL ao Governo do Estado de São Paulo nas eleições de 2014. Debate “Diálogo por São Paulo”, que reúne lideranças políticas e representantes do PPS, do PSB, do PV e da Rede Sustentabilidade.

Programa 46 (21 de fevereiro) – A uma semana das prévias que vão escolher o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, o eleitor pode comparar as ideias e propostas dos três pré-candidatos tucanos. Submetidos às mesmas perguntas, em quase três horas de entrevistas (aqui na versão editada de meia hora), o vereador Andrea Matarazzo, o deputado federal Ricardo Tripoli e o empresário João Doria apresentam as suas prioridades para a cidade e falam sobre o que pensam sobre diversos assuntos que interessam à população paulistana.

Programa 45 (14 de fevereiro) – Entrevista com o cientista político Marco Aurelio Nogueira e o debate “Ética e Política”, com a participação do ex-senador Pedro Simon, do jurista Miguel Reale Jr., do coordenador do Movimento Vem Pra Rua, Rogerio Chequer, e do vereador paulistano Gilberto Natalini (PV).

Veja também a íntegra dos 44 programas da 1ª temporada, exibidos em 2015.

Leia: O que é o #ProgramaDiferente