Veja um resumo de todas as edições já exibidas do #ProgramaDiferente – 2015

Programa 44 (27/12/2015): Entrevista: O ator e humorista Rony Cácio conta sua trajetória e canta as paródias gastronômicas da Comida dos Astros. Matéria: Mostramos o evento Semeando a Saúde, realizado no Parque da Água Branca, em São Paulo. Debate: O tema é alimentação saudável, com duas especialistas: a nutricionista Milene Massaro e a chefe de cozinha Leila D.

Programa 43 (20/12/2015): Entrevista: O artista plástico Elifas Andreato fala da carreira, do mundo, das dificuldades desde a infância pobre e do trabalho atual, também dedicado às crianças. Olhar Diferente: A situação de migrantes e refugiados políticos no Brasil. Debate: A ação do poder público e de entidades da sociedade na busca de soluções humanas e racionais para o problema dos imigrantes e refugiados, com a presença do deputado Carlos Alberto Bezerra Jr., presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo, e da advogada Eliza Donda, representante da Missão Paz.

Programa 42 (13/12/2015): Entrevista: Breno Altman, jornalista com histórico de militância na esquerda e no PT, responsável pelo site Opera Mundi. Matéria: Artes Marciais na formação de crianças carentes. Debate: o Parlamentarismo como possível alternativa para o “pós-PT”, a partir das eleições de 2018, com Eduardo Jorge, do PV, e Roberto Freire, do PPS.

Programa 41 (6/12/2015): Entrevista: Facundo Guerra, empresário. Olhar Diferente: Artistas ocupam a Avenida Paulista com apresentações musicais e teatrais. Debate: Na semana em que as meninas do Brasil iniciam a disputa para tentar manter o título mundial de Handebol, num ano em que as seleções brasileiras masculina e feminina ganharam ouro no Pan, o debate é sobre o sucesso do handebol no país do futebol.

Programa 40 (29/11/2015): Especial: Os 65 anos da TV brasileira, desde a inauguração da TV Tupi, de Assis Chateaubriand, com Yara LinsHebe Camargo e Lolita Rodrigues. Entrevista: A atriz Vida Alves, estrela do rádio e da TV, protagonista do 1º beijo de novela. Olhar Diferente: Comerciais antigos e inesquecíveis. Debate: Ex-funcionários e diretores da TV Cultura falam sobre o movimento #EuQueroaCulturaViva.

Programa 39 (22/11/2015): Especial: Pela igualdade de gênero e pelo combate à violência contra a mulher. Entrevista: Nana Queiroz, jornalista, idealizadora da campanha #EuNãoMereçoSerEstuprada e autora do livro “Presos que Menstruam”, sobre mulheres encarceradas. Olhar Diferente: Documentário “As Filhas da Culpa”, produzido em 1991, sobre a situação das mulheres encarceradas há quase 25 anos.

Programa 38 (15/11/2015): Entrevista: Fernando Henrique Cardoso teve um papel destacado na consolidação democrática do Brasil, após mais de duas décadas de ditadura militar. Como sociólogo e professor, foi perseguido após o golpe de 64, exilando-se no Chile e na França. Na volta ao Brasil, envolveu-se na formação do MDB e iniciou sua trajetória político-eleitoral. Aqui, num depoimento à Comissão da Verdade, ele conta o início dessa trajetória. Matéria: Como candidato a Presidente da República em 1994, depois de ter se destacado como Senador, ministro das Relações Exteriores e ministro da Fazenda do presidente Itamar Franco, responsável pela implantação do Plano Real, que acabou com a hiperinflação e estabilizou a economia, FHC teve um bate-boca com um adversário nas eleições daquele ano: o petista Lula. Olhar Diferente: Um bate-papo de Fernando Henrique Cardoso com jornalistas. Participação de Eliane Cantanhêde (Globo News / O Estado de S. Paulo) e Ricardo Gandour (O Estado de S. Paulo).

Programa 37 (8/11/2015): Entrevista: Toni Venturi, cineasta, diretor de filmes como “O Velho – A História de Luiz Carlos Prestes” e “Cabra Cega”. Matéria: “Que Horas Ela Volta?”, filme do Brasil concorrente ao Oscar de 2016; entrevista exclusiva com a diretora Anna Muylaert e com a atriz Regina Casé. Debate: O cinema de Mazzaropi e a identidade do povo brasileiro.

Programa 36 (1/11/2015): Entrevista: Marco Antonio Rocha, jornalista com 57 anos de profissão. Matéria: Missa em homenagem a D. Paulo Evaristo Arns, com a presença, entre outros, do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e do governador Geraldo Alckmin. Olhar Diferente: Pré-lançamento do documentário #Eu_JeanWyllys, que retrata três anos da atuação política do deputado do PSOL/RJ, com a participação de Eduardo SuplicyLaerte Coutinho e Soninha Francine.

Programa 35 (25/10/2015): Entrevista: Cabo Anselmo, agente infiltrado da ditadura militar nos movimentos de esquerda; Debate: Contraponto à entrevista do Cabo Anselmo, por militantes do PCB/PPS: Alberto AggioFrancisco Inácio de Almeida e Luiz Carlos Azedo; Olhar Diferente: série de depoimentos exclusivos de personalidades emblemáticas da luta contra a ditadura militar: Adriano DiogoAlberto GoldmanAlfredo SirkisAudálio DantasClarice HerzogEduardo Jorge, João Batista de Andrade, Juca Kfouri e Gilberto Natalini.

Programa 34 (18/10/2015): Entrevista: Dra. Albertina Duarte, médica ginecologista e obstetra, referência no atendimento de gestantes e adolescentes; Matéria: Caminhada Noturna pelo centro histórico de São Paulo; Debate: SUS, com o médico e deputado estadual Carlos Neder e a advogada Rosana Chiavassa.

Programa 33 (11/10/2015): Entrevista: Alberto Goldman, vice-presidente nacional do PSDB e ex-governador de São Paulo; Matéria: Lançamento do livro “Reforma Eleitoral no Brasil”, organizado pelo jurista Joaquim Falcão, numa parceria entre o jornal O Estado de S. Paulo e a Fundação Getúlio Vargas – Direito / Rio; Debate: “De como Aécio e Marina ajudaram a eleger Dilma”, tema do novo livro do jornalista, publicitário e especialista em marketing político Chico Santa Rita e da historiadora Fernanda Zuccaro.

Programa 32 (4/10/2015): Entrevista: Alexandre Machado, jornalista, apresentador do emblemático “Vamos Sair da Crise”; Matéria: As eleições para o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, que foram adiadas de 4 de outubro para 15 de novembro; Debate: A partir do livro “O Impeachment de Fernando Collor – Sociologia de uma Crise”, de Brasilio Sallum, o autor debate com Alberto Aggio e Luiz Sergio Henriques a crise do país.

Programa 31 (27/9/2015): Entrevista: Leonardo Boff, filósogo, teólogo, escritor e professor;
Olhar Diferente: Palestra de Leonardo Boff, ministrada no Sesc Pinheiros, encerrando a “Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”, com o tema “Em 2050 seremos muitos: o cuidado começa agora”e a conferência “Cuidado: maneira amorosa de se relacionar com os outros”.

Programa 30 (20/9/2015): Entrevista: Renata Falzoni, jornalista, fotógrafa e cicloativista; Matéria: Câmara de São Paulo veta o uso do aplicativo Uber; Matéria: A implantação de ciclovias em São Paulo gera polêmica; Debate: Um apanhado dos entrevistados do programa falando sobre mobilidade e ciclovias.

Programa 29 (13/9/2015): Entrevista: Alessandro Buzo, escritor, repórter e agitador cultural da periferia; Olhar Diferente: sarau “Suburbano Convicto”; Matéria: moradores do Teotônio Vilela, em Sapopemba, reclamam do descaso da Subprefeitura e dos transtornos causados por um terreno abandonado, com carcaças de veículos, mato alto e falta de iluminação; “Faz Diferente”: conheça o projeto “Da Diva Arte e Cultura”; Debate: Transporte e Mobilidade.

Programa 28 (6/9/2015): Entrevista: Giba Um, jornalista que tem mais de 40 anos com uma coluna diária nos jornais, fundador e presidente emérito do Projeto Down; Olhar Diferente: a diversidade das manifestações políticas que vem ocorrendo, ouvimos  a presidente da Une, Carina Vitral, o presidente da CUT-SP, Adi dos Santos Lima, o líder do MTST, Guilherme Boulos, os jornalistas Leonardo Sakamoto e Bob Fernandes, e os petistas José Mentor e Ítalo Cardoso, entre outros, e até entre os apoiadores do PT aumentam os protestos contra a política econômica e social do governo Dilma; Debate: Respeito à Diversidade e Combate à Homofobia.

Programa 27 (30/8/2015): Entrevista: O hipnólogo Fabio Puentes fala das suas apresentações e do seu trabalho com hipnose no Hospital das Clínicas, além de fazer uma demonstração prática e exclusiva; Matéria + Olhar Diferente: Uma entrevista exclusiva com o psiquiatra e psicoterapeuta Flavio Gikovate antes da apresentação do programa “No Divã do Gikovate”, que completa oito anos no ar, na Rádio CBN.

Programa 26 (23/8/2015): Entrevista: Ricardo Young, empresário, vereador do PPS de São Paulo e fundador da Rede Sustentabilidade, com Marina Silva; Matéria: As manifestações do #ForaDilma e ForaPT no dia 16 de agosto; Debate:Conjuntura política, econômica e os cenários “pós-PT”.

Programa 25 (16/8/2015): Entrevista: Claudio de Oliveira, cartunista e jornalista; Matéria: Lideranças do PT e do PCdoB fazem “Ato em Defesa da Democracia” e acusam oposição de “golpismo”; Debate: os jovens representantes do Movimento Brasil Livre, que se destaca nas manifestações contra o governo, nas ruas e nas redes, explicam os objetivos do Movimento.

Programa 24 (9/8/2015): Entrevista: José Hamilton Ribeiro, jornalista, o “repórter do século”, com 80 anos de idade e 60 de profissão; Debate: os 40 anos do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, com a presença da viúva, Clarice Herzog; do filho, Ivo Herzog; e do amigo e também renomado jornalista, Audálio Dantas.

Programa 23 (2/8/2015): Entrevista: Bazileu Margarido, porta-voz da Rede Sustentabilidade de Marina Silva; Matéria: A senadora Marta Suplicy critica irregularidades e ilegalidades do Plano Diretor e da Lei de Zoneamento da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) em São Paulo; Debate: Os documentaristas da ONG Repórter Brasil debatem o documentário Jaci: Sete Pecados de Uma Obra Amazônica, sobre os mega-problemas da mega-obra da Usina de Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia.

Programa 22 (26/7/2915): Entrevista: Xico Graziano, diretor executivo do site Observador Político, ex-secretário de Agricultura e de Meio Ambiente e chefe-de-gabinete do presidente FHC; Matéria: o jornalista Luiz Carlos Azedocomenta a situação do governo Dilma e os possíveis desdobramentos em agosto; Olhar Diferente: o tema é Alzheimer, com uma história fantástica e emocionante do neto que abandonou estudo e emprego para cuidar da avó doente. O resultado foi o perfil Vovó Nilva no Facebook e o livro “Quem, Eu? – Uma avó, um neto, uma lição de vida”.

Programa 21 (19/7/2015): Entrevista: Ciro Batelli, empresário, ex-vice-presidente do Caesars Palace, em Las Vegas; Matéria: “De Que Lado Você Está?”, lançamento do livro e entrevista de Guilherme Boulos, líder do MTST; Olhar Diferente: Marina Silva fala sobre Sustentabilidade.

Programa 20 (12/7/2015): Entrevista: Leonardo Attuch, jornalista, editor e criador do site Brasil 247; Matéria: Festa do Imigrante, em São Paulo; Debate: canal Econoweek, que traduz o economês das notícias econômicas.

Programa 19 (5/7/2015): Entrevista: Carlos Brickmann, jornalista com mais de 50 anos de profissão; Matéria: Clipe exclusivo do #ProgramaDiferente com a música “São Paulo, São Paulo”, do Premeditando o Breque; Debate: Os 40 anos do grupo musical paulistano Premeditando o Breque com o documentário “Premê, Quase Lindo”.

Programa 18 (28/6/2015): Entrevista: Jornalista e blogueiro Paulo Cezar Andrade Prado, do Blog do Paulinho; Matéria: Marina Silva critica o governo Dilma e fala sobre sustentabilidade; Debate: Última parte da Reforma Política (financiamento público e privado, coligações proporcionais, reeleição, duração dos mandatos, voto obrigatório ou facultativo).

Programa 17 (21/6/2015): Entrevista: Arnaldo Jardim, secretário da Agricultura do Governo Alckmin; Matéria: Câmara no Seu Bairro com Antonio DonatoAndrea Matarazzo, Paulo FrangeConte LopesPolice Neto e Eliseu Gabriel; Debate: Reforma Política – Parte 1 (voto distrital ou proporcional, recall, plebiscitos e consultas populares, candidaturas independentes e o fim do monopólio do exercício da política pelos partidos tradicionais)

Programa 16 – (14/6/2015): Entrevista: Floriano Pesaro, secretário do Desenvolvimento Social do Governo Alckmin; Matéria: Exclusiva com Marta Suplicy, senadora e ex-prefeita de São Paulo; Debate: O PT matou o petismo?

Programa 15 – (7/6/2015): Entrevista: Alfredo Sirkis, jornalista, político e ambientalista; Debate: Reforma Política e Cenários para 2016.

Programa 14 – (31/5/2015): Entrevista: Fernando Quaresma, advogado e presidente da Associação da Parada Gay de São Paulo; Debate: Ações Sustentáveis.

Programa 13 – (24/5/2015): Entrevista: Roberto Freiredeputado federal e presidente nacional do PPSDebate:Diálogo Brasil, com a palestra do cientista político José Alvaro Moises.

Programa 12 – (17/5/2015): Entrevista: Gilberto Natalini, médico, ambientalista, ex-preso político e vereador do PV; Debate: Planos de Saúde, campeões de reclamação nos órgãos de defesa do consumidor.

Programa 11 – (10/5/2015): Entrevista: Maria Izabel Azevedo Noronha, presidente da Apeoesp; Debate: Dias das Mães (Mães da Sé e Clube de Mães do Brasil).

Programa 10 – (3/5/2015): Entrevista: Juca Kfouri, jornalista; Debate: Bom Senso F.C.

Programa 9 – (26/4/2015): Entrevista: Adriano Diogo, militante histórico e um dos fundadores do PT; Debate: Meio Ambiente.

Programa 8 – (19/4/2015): Entrevista: Mario Covas Neto, vereador do PSDB, filho do ex-governador Mario Covas; Debate: Segurança Pública.

Programa 7 – (12/4/2015): Entrevista: João Batista de Andrade, cineasta e escritor; Debate: Crise Hídrica.

Programa 6 – (5/4/2015): Entrevista: Mario Sergio Cortella, filósofo e educador; Debate: Os 93 anos do PCB sob o olhar da “imprensa comunista”, jornalistas-militantes da velha guarda.

Programa 5 – (29/3/2015): Entrevista: Claudio Fonseca, professor, sindicalista e vereador de São Paulo por 8 anos; Debate: Os Direitos Trabalhistas estão ameaçados no governo do Partido dos Trabalhadores?

Programa 4 – (22/3/2015): Entrevista: Soninha Francine, jornalista e duas vezes candidata a prefeita de São Paulo pelo PPS; Debate: Os Movimentos estão nas ruas: golpismo ou avanço da Democracia?

Programa 3 – (15/3/2015): Entrevista: Eduardo Jorge, médico, ambientalista e presidenciável do PV em 2014; Debate: Impeachment, Sim ou Não?

Programa 2 – (8/3/2015): Entrevista: Neca Setubal, educadora e ex-coordenadora do programa de governo de Eduardo Campos e Marina Silva; Debate: O futuro do Minhocão.

Programa 1 – (1/3/2015): Entrevista: Andrea Matarazzo, vereador e líder do PSDB na Câmara de São Paulo; Debate: Parques x Especulação Imobiliária