O que é o Programa Diferente?

Ser, Pensar, Agir… Diferente!
Que não é parecido, distinto, divergente, diverso, heterogêneo,
sortido, variado, especial, incomum, raro, sui generis.

 

Em 2019, na sua 5ª temporada, o #ProgramaDiferente vai intensificar a variedade de temas abordados nesse ano de muita expectativa para o Brasil, principalmente depois dos resultados eleitorais de 2018, com uma campanha acirrada que chacoalhou as estruturas da política tradicional e dividiu a população. Veja a chamada.

Por isso, o compromisso do programa é acompanhar vigilante o primeiro ano de mandato do presidente Jair Bolsonaro, além dos novos governadores, deputados e senadores, muitos deles inexperientes e estreantes em cargos eletivos. A defesa intransigente dos ideais democráticos e dos princípios republicanos será fundamental.

O ano de 2019 também marca datas emblemáticas, como os 60 anos da revolução cubana e o centenário do nazismo, por exemplo, para citar dois extremos à direita e à esquerda, importantes para o debate sobre as liberdades individuais, os direitos coletivos e o estado democrático de direito. Não faltarão ainda os assuntos culturais e comportamentais que merecem a cobertura regular do programa.

O segredo é uma fórmula simples, objetiva e bem sucedida – e que acabou propiciando uma aura cult ao #ProgramaDiferente: apresentar semanalmente um bom programa jornalístico, informativo, crítico e colaborativo (com entrevistas, debates, notícias e prestação de serviços), amparado por um conteúdo abrangente e bem apurado que lhe garante respeito, credibilidade e mais de 5 milhões de views no Youtube, Twitter e Facebook, tudo isso escorado por um olhar isento e alternativo ao da imprensa tradicional.

O programa vem se destacando por um jornalismo qualificado, com pautas diferenciadas e uma abordagem leve, plural e democrática, ouvindo diversas personalidades das mais diversas áreas (política, artes, cultura, direito, educação, esportes, meio ambiente, urbanismo, tecnologia, comunicação, redes sociais etc.). Reveja nos links a seguir a programação das temporadas anteriores: 1ª temporada (2015), 2ª temporada (2016), 3ª temporada (2017) e 4ª temporada (2018).

A estreia foi em março de 2015, na TVFAP.net e na TV Aberta (Canal Comunitário de São Paulo – NET Canal 9, Vivo Canal 186 e Vivo Fibra Canal 8), tendo como foco principal ajudar a debater a crise do país e a buscar saídas e soluções criativas para os problemas políticos, sociais e econômicos.

O objetivo também é discutir e promover a cidadania, a qualidade de vida, a diversidade, a justiça social, a igualdade de direitos e de oportunidades, e a chamada governança democrática, acima de preconceitos e de divisões partidárias e ideológicas, além de valorizar ações sustentáveis, empreendedoras e responsáveis, através de iniciativas culturais, comportamentais, políticas, acadêmicas e tecnológicas que apontem para cidades inteligentes, modernas e inclusivas.

Trata-se de uma iniciativa com apoio cultural da FAP (Fundação Astrojildo Pereira), que sempre promoveu uma série de atividades e publicações respeitadas no meio acadêmico, político e cultural, e pelo quinto ano consecutivo dá o seu apoio a essa programação jornalística diversificada na TVFAP.net e nas redes sociais.