Ivan Siqueira: “Combate à intolerância religiosa deve começar na escola”

Professor da USP defende que ensino religioso deve ser educativo e não proselitismo
Arte: FAP

João Rodrigues, da equipe da FAP

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado neste 21 de janeiro, visa alertar sobre o problema da intolerância gerado pelo desrespeito às diversas crenças existentes no mundo. No Brasil, casos de intolerância religiosa têm sido cada vez mais comuns.

O podcast da Fundação Astrojildo Pereira (FAP) desta semana conversa com o professor Ivan Siqueira, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), sobre o tema.

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é celebrado em alusão a morte da Ialorixá baiana Gildásia dos Santos – a Mãe Gilda, fundadora do terreiro de candomblé Ilê Asé Abassá. Em 2000, a candomblecista teve sua casa e seu terreiro invadidos por um grupo de outra religião, e foi acusada de charlatanismo. Após a publicação de uma matéria jornalística intitulada: “Macumbeiros e Charlatões lesam o bolso e a vida dos clientes”, Mãe Gilda e o marido foram perseguidos, sofreram várias agressões físicas e verbais, e depredações dentro do espaço religioso. Após o ocorrido teve um infarto fulminante e morreu.

O racismo estrutural da sociedade brasileira, a importância do ensino religioso nas escolas e as políticas públicas que devem ser adotadas pelo Estado no combate à intolerância religiosa estão entre os assuntos do programa. O episódio conta com áudios da TV Brasil, Vanir dos Santos, Mário Sérgio Cortella, Adventistas Brasil e TV Câmara.

O Rádio FAP é publicado semanalmente, às sextas-feiras, em diversas plataformas de streaming como Spotify, Youtube, Google Podcasts, Ancora, RadioPublic e Pocket Casts. O programa tem a produção e apresentação do jornalista João Rodrigues.

RÁDIOFAP