Gleisi diz que Lula vai indicar coordenador da transição nesta terça-feira

Nomes mais cotados são Geraldo Alckmin e Aloizio Mercadante. Segundo a presidente do PT, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou que a pasta está pronta para iniciar o processo.
Foto: reprodução Flickr
Foto: reprodução Flickr

Andrea Sadi | G1

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse ao blog que Lula (PT) vai indicar o nome do chefe da transição ainda nesta terça-feira (1º).

Na segunda-feira (31), ela manteve conversas com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, que, segundo ela, afirmou que a pasta está pronta para iniciar a transição.

“Ciro disse que estão preparados para fazer a transição, aguardando apenas os nomes. Que o Centro Cultural Banco do Brasil está à disposição. Temos direito a 50 nomes e, hoje, vamos bater o martelo sobre quem vai comandar.”

Ciro Nogueira não se manifestou publicamente sobre o assunto até aqui.

As negociações de bastidor entre o PT e integrantes do governo Bolsonaro contrastam com a postura do próprio presidente da República, que tem se recusado a se pronunciar publicamente sobre a derrota nas eleições, passadas mais de 30 horas da divulgação do resultado e do reconhecimento dele pelos chefes de outros Poderes e líderes nacionais.

Não custa lembrar que, quando perdeu em 2018, o petista Fernando Haddad ligou para Bolsonaro ainda na noite do domingo do segundo turno.

Segundo o blog apurou, o comitê de Lula prefere que o chefe da transição de Bolsonaro seja alguém da política — e não o ex-ministro da Defesa e candidato a vice Braga Netto, como foi cogitado por aliados de Bolsonaro.

Na reunião do Alvorada na segunda, Bolsonaro, inclusive, foi aconselhado a não indicar Braga Netto pelo perfil hostil e sem interlocução com outros Poderes.

Matéria publicada originalmente no G1

Privacy Preference Center