FAP participa da 34ª Feira do Livro de Brasília

Obras publicadas pela Fundação poderão ser conhecidas pelos visitantes da Feira, que será aberta na sexta-feira (08/06). Evento foi adiado em função da greve dos caminhoneiros.
WhatsApp Image 2018-06-05 at 12.17.54

Obras publicadas pela Fundação poderão ser conhecidas pelos visitantes da Feira, que será aberta na sexta-feira (08/06). Evento foi adiado em função da greve dos caminhoneiros

A Câmara do Livro de Brasília e o Instituto Latinoamerica confirmaram a realização da 34ª Feira do Livro de Brasília para os próximos dias 8 a 17 de junho, das 10h às 22h, no Patio Brasil Shopping. O tradicional evento reunirá, como de costume, escritores, leitores, estudantes, professores, especialistas e pessoal do mercado de livros para, a partir da literatura infantil e infanto-juvenil, promover a aproximação do público em geral com o diversificado universo da literatura. E a Fundação Astrojildo Pereira (FAP) não poderia deixar de estar presente no evento: o nosso estande será o de número 57.

No estande da Fundação os visitantes poderão conhecer as diversas obras já publicadas pela FAP e Editora Verbena, como ‘O impeachment de Dilma Rousseff – Crônicas de uma queda anunciada’, do jornalista Luiz Carlos Azedo e “Brasil, Brasileiros – Por que Somos assim?”, coletânea de ensaios sobre “o Brasil e o modo-de-ser dos brasileiros” organizada pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF), Zander Navarro e Francisco Almeida. No estande também serão distribuídos, gratuitamente, algumas das publicações da FAP.

O tema escolhido para esta 34ª edição é “Literatura infantil: a invenção do sonho. Vamos brincar de inventar?” Ele aponta para um gênero literário que vem se consolidando como campeão de vendas no mercado nacional – a ponto de registrar, nos últimos anos, expressivo crescimento em importância, relevância e sobretudo qualidade. Com efeito, dados do Sindicato Nacional dos Editores de Livros mostram que o crescimento das vendas do gênero infantil, em 2016, na comparação com 2015, foi de 28%, contrastando fortemente com a queda de 9,7% do mercado como um todo no mesmo período.

Outro fato que pesou na escolha do tema se relaciona com os desafios que envolvem a popularização da leitura desde a infância, num país ainda tão carente de avanços educacionais. Assim, a Feira do Livro de Brasília renova seu propósito de contribuir para ampliar o acesso aos livros, popularizar a leitura e tornar conhecidos a literatura – tanto a local e regional quanto a nacional e internacional – e seus expoentes.

O olhar especial sobre os gêneros infantil e infanto-juvenil renova, também, o compromisso inequívoco dos organizadores com a construção de um futuro melhor para o Brasil – soberano, culturalmente avançado e consciente de seus reais desafios. Como se sabe, o hábito de leitura entre crianças e jovens contribui para aproximar pais e filhos, desenvolver a oralidade, o pensamento abstrato, construir repertórios cognitivos e vocabulares, além de estimular o imaginário e a fantasia – atuando como poderosa ferramenta para a socialização, a construção da identidade, a formação da cidadania e a difusão da cultura.

As atividades artísticas e de entretenimento – todas elas gratuitas – também estarão presentes nas dependências do Pátio Shopping, local da Feira. Elas compreenderão shows musicais com artistas daqui e de fora, espetáculos teatrais de grupos da cidade, palestras com autores e estudiosos, bate-papos com escritores de renome nacional e internacional e oficinas – que ocorrerão simultaneamente e de forma inter-relacionada à exposição de livros na Feira.

Estão previstas atividades com pelo menos, 18 autores de Brasília, 12 autores do Entorno, quatro deles de grande expressão nacional, três autores internacionais – intelectuais de forte relevância lançando seus livros e dialogando sobre seu processo criativo – além de contadores de histórias e grupos teatrais de Brasília.

Terão lugar na Feira, ainda, conversas sobre mercado editorial, políticas de livro, leitura, bibliotecas e direitos autorais, vendas pela internet, livros eletrônicos e literatura inclusiva. Serão realizados o III Encontro Nacional de Escritores Jovens e o III Encontro Nacional de Blogueiros Literários – em continuidade aos eventos que lotaram a Feira do Livro de 2017.

Ao movimentar a cidade – e não somente o mercado livreiro – a Feira do Livro de Brasília agrega valor à agenda anual de atrações e aos roteiros de turismo da capital federal. Dessa forma, além de fomentar a geração de empregos, cumpre sua função social, contribuindo para o fortalecimento da marca de Brasília enquanto polo cultural de destaque no cenário nacional.

Saiba mais:
 34ª Feira do Livro de Brasília
Data: de 8 a 17 de junho de 2018
Horário: 10h às 22h
Local: Pátio Brasil Shopping – Setor Comercial Sul Quadra 07 Bloco A – Asa Sul, Brasília – DF, 70307-902
Estande da FAP: Nº 57

Privacy Preference Center