Facebook teve média de 888 postagens por dia sobre fraude nas urnas eletrônicas em 15 meses

Levantamento analisou publicações na rede social de novembro de 2020 a janeiro de 2022 e registrou, ao todo, 394.370 postagens, que atraíram ao menos 111.748.306 interações.
Foto: Marcelo Casall Jr/Agência Brasil
Foto: Marcelo Casall Jr/Agência Brasil

Lucas Mathias / Extra / O Globo

Um estudo realizado pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV DAPP) registrou uma média de 888 postagens por dia no Facebook sobre fraude nas urnas eletrônicas e em defesa do voto impresso. O levantamento analisou publicações na rede social de novembro de 2020 a janeiro de 2022 e registrou, ao todo, 394.370 postagens, que atraíram ao menos 111.748.306 interações. O conteúdo foi disseminado por 27.840 contas, entre páginas, perfis pessoais e grupos públicos. Entre os perfis de maior influência e maior volume de engajamento, estão os deputados Carla Zambelli (PSL-SP), Bia Kicis (PSL-DF), Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Filipe Barros (PSL-PR), além do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Mensagens sobre o tema foram encontradas em todos os 15 meses do monitoramento. Os picos de frequência, no entanto, aconteceram em dois momentos: em novembro de 2020, período em que aconteciam as eleições municipais, além da corrida presidencial nos Estados Unidos; e nos meses de julho e agosto do ano passado, que antecederam a votação da PEC do Voto Impresso (135/2019), rejeitada em 1º turno pela Câmara dos Deputados. As discussões, naquele momento, contaram com o endosso de Bolsonaro, que deu diversas declarações pelo avanço da medida e que questionavam o sistema eleitoral brasileiro.

O dia que registrou maior número de publicações sobre o tema foi 10 de agosto de 2021, quando 10.619 postagens foram identificadas no Facebook. O ano passado, inclusive, registrou a maior média de posts e de interações por conta desde 2014, o que indica, segundo o estudo, capacidade de mobilização pelo assunto. Ainda segundo os pesquisadores, os números dão fortes indicativos de que mensagens de contestação eleitoral vêm crescendo em quantidade e em interação na rede social.

redes-sociais-saude-mental
social-media
3.-Campanhas-Eleitorais-Reproducao
bbe9a24d-smartphone-redes-sociais
Mídias-sociais-em-2020-agência-de-propaganda-Araraquara
mao-usando-o-celular-com-holograma-de-reacoes-nas-redes-sociais
redes-sociais-positivos
20170524141256-860x450
previous arrow
next arrow

Para o diretor da FGV DAPP, Marco Aurélio Ruediger, esse volume de desinformação disseminado representa “uma crise de confiança na fidúcia do sistema eleitoral”.

— O que aconteceu nas eleições de 2020 e 2018 não se compara com o que vem aí em 2022. O cenário que vejo, nas redes e no debate público em geral, é de um acirramento muito sério, muito forte de toda a dinâmica de polarização. De questionamento intenso de toda a lisura das eleições e de um eventual resultado.

Também de acordo com Ruediger, o trabalho feito pela Justiça Eleitoral ainda é insuficiente, porque tem como ponto de referência o que aconteceu nas últimas duas eleições, não o que poderá acontecer neste ano.

— A gente está falando de uma escalada muito distinta em termos de volume, de capacidade, de estrutura desse ecossistema de circulação da desinformação. O Brasil precisa de uma evolução muito rápida para ter um regramento melhor na questão das redes sociais. É urgente que haja uma estrutura de transparência e de recursos, para o trato com as redes, muito maior do que o que a gente tem. O estudo traz um sinal de alerta às instituições.

Principais atores

Contas que atraíram mais interações em postagens sobre fraude nas urnas
Contas que atraíram mais interações em postagens sobre fraude nas urnas Foto: FGV DAPP/Divulgação

Dentre as contas que realizaram as postagens, 12 registraram mais de 1 milhão de interações sobre fraude nas urnas e voto impresso, segundo o estudo da FGV DAPP. O perfil do presidente Jair Bolsonaro está incluído nessa lista, que tem em sua maior parte representantes políticos eleitos. Quem lidera em engajamento é a deputada Carla Zambelli, com mais de 7,9 milhões de interações. Bia Kicis, redatora da PEC do Voto Impresso, vem em seguida, com cerca de 6,85 milhões, antes de Filipe Barros, relator da proposta na Câmara, que soma mais 4,8 milhões. Eduardo Bolsonaro, Carlos Jordy (PSL-RJ) e Carol De Toni (PSL – SC) são os parlamentares que completam a lista.

Jair Bolsonaro, por outro lado, é quem teve a maior média de interações por postagem sobre fraude nas urnas. O presidente publicou 42 vezes em seu perfil no Facebook sobre o assunto e somou 3.878.011 milhões de interações, com uma média de 92.334 por post. Além disso, dentre as 20 publicações que mais atraíram interações, 13 vieram da página do mandatário, atraindo 47% do total de engajamento desse grupo.

Contas que mais postaram sobre fraude nas urnas
Contas que mais postaram sobre fraude nas urnas Foto: FGV DAPP/Divulgação

Entre as contas que mais postaram sobre o assunto, estão as páginas Movimento Brasil, Bolsonaro 2022 BR, GRUPO OLAVO DE CARVALHO, FORÇABRASIL e Aliança pelo Brasil 38. Elas integram uma lista com 23 contas, em sua maioria bolsonaristas, que publicaram mais de mil vezes sobre o descrédito ao processo eleitoral brasileiro. Nesse grupo, porém, há também páginas de oposição ao presidente da República.

O diretor da FGV DAPP ressalta que os números apresentados pelo estudo são retrato da organização do movimentos da direita no Brasil e “um certo espelho do que aconteceu nos Estados Unidos na eleição passada”.

— Está se construindo um ambiente de muita agressividade e de fragilização das instituições que regulam o processo eleitoral. Os partidos de centro e esquerda subestimam muito a capacidade que a direita tem de construir suas narrativas e difundi-las com repercussão. A direita é muito mais capaz e eficaz que os outros campos políticos nesse processo de utilização política das redes sociais.

Direcionamento

Do total de publicações analisadas, mais de 130 mil continham links para outros posts da rede ou para outros sites. Esse tipo de conteúdo representou 23,9% das interações. Entre os que tiveram mais interações, a maior parte direcionava os internautas para uma consulta pública de sugestão legislativa para inserção de 100% de voto impresso nas urnas. O link em questão está hospedado no site do Senado federal e esteve em 8.412 publicações no Facebook.

Dentre os outros links mais compartilhados, então chamadas com material diverso da “campanha do voto impresso” e enquetes sobre a PEC 135/2019. O canal no YouTube “Cledson Advogado Constitucionalista.” também teve quatro posições na lista de links. Segundo o estudo da FGV DAPP, o autor dos conteúdos faz críticas severas aos ministros do STF, além de defender o voto impresso.

Fonte: Extra / O Globo
https://extra.globo.com/noticias/brasil/facebook-teve-media-de-888-postagens-por-dia-sobre-fraude-nas-urnas-eletronicas-em-15-meses-diz-estudo-25390980.html

Privacy Preference Center