Danúbio Rodrigues: “Exemplo chileno de luta pela democracia deve ser seguido”

Militante do PCB desde 1960, Danúbio Rodrigues também conta detalhes de sua convivência com Luiz Maranhão
WhatsApp Image 2021-12-24 at 09.46.18

João Rodrigues, da equipe da FAP

A eleição de Gabriel Boric para presidente do Chile, ocorrida na última semana, consolidou uma guinada à esquerda na América Latina e motivou diversas manifestações em favor dos direitos civis e de mais justiça social na região. Boric, de 35 anos, é ex-líder estudantil, deputado, e foi candidato pela Convergência Social, apoiado pelo Partido Comunista chileno. Ele derrotou o ultradireitista José Antônio Kast.

No episódio desta semana do podcast da Fundação Astrojildo Pereira, o jornalista Danúbio Rodrigues traz histórias do tio e do pai do presidente eleito do Chile, seus contemporâneos na luta contra a ditadura militar. Militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) desde 1960, Danúbio Rodrigues também conta detalhes de sua convivência com Luiz Maranhão, figura histórica do Partidão, e fala sobre o que espera para a democracia brasileira em 2022.

Formado pela Faculdade Nacional de Filosofia, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Danúbio Rodrigues é especialista em relações internacionais há mais 60 anos e foi assessor especial dos ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor e Itamar Franco. O episódio conta com áudios do Jornal Hoje, da TV Globo, Esquerda Online, hino A Internacional, de Eugène Pottie, e CNN Brasil.
O Rádio FAP é publicado semanalmente, às sextas-feiras, em diversas plataformas de streaming como Spotify, Youtube, Google Podcasts, Ancora, RadioPublic e Pocket Casts. O programa tem a produção e apresentação do jornalista João Rodrigues.

Privacy Preference Center