Alexandre Granjeiro: “Infecção por HIV nunca esteve tão alta entre jovens”

Professor da Faculdade de Medicina da USP explica que estigma e desinformação dificultam combate à Aids no Brasil
Arte: João Rodrigues/FAP
Arte: João Rodrigues/FAP

João Rodrigues, da equipe da FAP

O mês de dezembro é referência no combate à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Nos últimos anos, os casos de HIV têm crescido no Brasil, especialmente entre jovens. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 52% dos casos de contaminação por HIV são em pessoas entre 20 e 34 anos.

Para discutir como o estigma e a desinformação dificultam o combate à Aids no Brasil, o podcast Rádio FAP desta semana conversa com Alexandre Grangeiro, pesquisador científico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Sociólogo, ele foi diretor do programa nacional de HIV/Aids do Ministério da Saúde entre 2003 e 2004. Durante a entrevista, o professor Granjeiro alerta: “O pior da epidemia de Aids ainda pode estar por vir, caso o número de jovens infectados pelo HIV continue a crescer”.

Os avanços no tratamento do HIV, a importância da educação sexual na escola e o papel da família na prevenção da doença também estão entre os temas do programa. O episódio conta com áudios do TV Brasil e do canal oficial de Drauzio Varella no Youtube.

O Rádio FAP é publicado semanalmente, às sextas-feiras, em diversas plataformas de streaming como Spotify, Youtube, Google PodcastsAnchorRadioPublic e Pocket Casts. O programa tem a produção e apresentação do jornalista João Rodrigues.

RÁDIO FAP

Privacy Preference Center