Biblioteca Salomão Malina realizará workshop sobre poesia haicai

Professor argentino Javier Valado ministra aula aos participantes, que receberão certificado
Workshop poesia haicai | Arte: Washington Reis/FAP
Workshop de poesia haicai | Arte: Washington Reis/FAP

Comunicação FAP

A Biblioteca Salomão Malina, mantida pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), realizará na segunda-feira (17/4), a partir das 19 horas, um worshop on-line sobre poesia hacai, a ser ministrado pelo professor argentino Javier Valado. O evento será realizado na mesma data em que o gênero literário é celebrado no Japão. Interessados poderão realizar as inscrições, gratuitamente. Haverá emissão de certificado para os participantes.

Clique aqui e faça a sua inscrição!

Para realizar as inscrições, as pessoas devem acessar o link do Google Forms disponibilizado pela biblioteca. O Workshop será realizado por meio da sala virtual do Zoom. O link de acesso ao evento será enviado para o WhatsApp ou e-mail cadastrado de cada inscrito. Mais informações podem ser obtidas diretamente pelo canal de comunicação oficial da biblioteca, pelo número: 61 98401-5561

Clique aqui e veja lista de eventos da FAP

De acordo com a organização do evento, o objetivo do workshop é incentivar a escrita criativa e instigar a leitura por meio do gênero de poesia haicai. Os participantes irão aprender sobre a origem da poesia no século XVII, sua estrutura gramatical tradicional (Aware, Kigo e Kireji) e sua relação com a natureza, a espiritualidade e o cotidiano. Também será discutido o haicai no Brasil e suas diversas estéticas e identidades poéticas.

O que é haicai

O haicai é uma poesia originada no Japão no século XVII (1600) e que está conformada por 17 sílabas, organizadas em seus 3 versos de 5, 7 e 5 sílabas, respectivamente. A métrica das 17 sílabas não determina o que é um haicai, e, sim, que a musicalidade, a percepção, a admiração e a reflexão sejam suas bases poéticas.

Também é um gênero conhecido por ser uma prática e uma brincadeira poética a partir da qual as pessoas podem expressar e compartilhar sentimentos frutos das vivências cotidianas.

Professor convidado

Javier Valado é argentino, professor de espanhol, residente no Brasil desde 2013. No ano seguinte, começou a escrever haicais. Em 2019, mudou-se para o Distrito Federal.

Desde 2020, Valado ministra aulas, oficinas e cursos de haicai em parceria com escolas, bibliotecas, ONGs e espaços de cultura de Sobradinho e do Distrito Federal.