9,4 milhões de jovens brasileiros estão com contas atrasadas, revela estudo inédito

Juventude-2

Estudo inédito da empresa Serasa Experian mostra que a população jovem brasileira, na faixa etária de 18 a 25 anos, representava em março deste ano 15,7% do total de pessoas em situação de inadimplência no País. De acordo com o levantamento, são cerca de 9,4 milhões de pessoas com dívidas atrasadas dentro desta faixa etária, que ocupa o segundo lugar no ranking de brasileiros negativados.

O motivo da inadimplência é a crise econômica, provocada pela irresponsabilidade do governo do PT, que fechou as portas do mercado de trabalho para os jovens. A taxa de desemprego da população de 18 a 24 anos no primeiro trimestre do ano, de acordo com o IBGE, ficou em 24,1%, um crescimento de 6,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

A faixa etária entre 41 e 50 anos, segundo o levantamento, é a que concentra atualmente a maior parte da inadimplência (19,1%). No entanto, diz o estudo, é o grupo de jovens o que mais apresentou crescimento nos últimos trimestres.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o crescimento do desemprego e a alta da inflação e dos juros impactaram diretamente na quantidade de jovens com dívidas atrasadas no país. Além disso, a falta de experiência deles no crédito e a maneira mais impulsiva na hora de fazer compras também contribuem para esse resultado.

Os jovens representam uma fatia significativa dos 60 milhões de brasileiros inadimplentes, segundo dados da Serasa Experian. É a maior marca já registrada pela empresa desde que iniciou a medição, em 2012, quando pela primeira vez a quantidade de inadimplentes atingiu 50,2 milhões de pessoas.

Privacy Preference Center