100 anos do PCB: o legado dos fundadores para o Partidão

Historiador Ivan Alves Filho é o terceiro convidado da série de entrevistas sobre o centenário do Partido Comunista Brasileiro
Arte: FAP

João Rodrigues, da equipe da FAP

Ética, justiça social e combate incessante pela democracia. Esses são alguns dos principais marcos da história do Partido Comunista Brasileiro (PCB), que completa 100 anos em 25 de março de 2022. No terceiro episódio da série de entrevistas sobre o centenário do Partidão, o podcast Rádio FAP analisa o legado dos fundadores do PCB.

Historiador, jornalista e documentarista, Ivan Alves Filho é o convidado do programa, que também aborda o contexto histórico da fundação do partido, a importância do PCB para a cultura brasileira e a defesa dos povos negros e indígenas pelo Partidão. Ivan Alves Filho é licenciado em História pela Universidade de Vincennes, na França, com mestrado em História pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais e Paris, onde foi aluno de Maurice Godelier e Pierre Vilar nos créditos de doutoramento.

Autor de 20 livros, entre os quais “Memorial dos Palmares”, “Brasil, 500 anos em documentos”, “Giocondo Dias, uma vida na clandestinidade” e “Os Nove de 22”. Participou ainda de 13 livros coletivos. Jornalista e editor, colaborou com publicações da qualidade de Encontros com a Civilização Brasileira, Jornal do Brasil, Módulo, Guia do Terceiro Mundo e Política Democrática.

O episódio conta com áudios de entrevistas da série Brasileiros e Militantes (Ferreira Gullar, Antônio Olinto, Oscar Niemeyer e Zuleika Alambert), além do samba “Maioria sem nenhum”, interpretado por Paulinho da Viola e Elton Medeiros.

O Rádio FAP é publicado semanalmente, às sextas-feiras, em diversas plataformas de streaming como Spotify, Youtube, Google Podcasts, Ancora, RadioPublic e Pocket Casts. O programa tem a produção e apresentação do jornalista João Rodrigues.