Biografia de Rubens Bueno detalha luta pela democracia na vida pública

Arte: FAP
Arte: FAP

 Visualizações: 1.406

Obra editada pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP) será lançada no dia 5 de julho, em evento virtual a partir das 18h, e tem presenças do autor e de Rubens Bueno confirmadas

Cleomar Almeida, Coordenador de Publicações da FAP

Geadas que destruíram cafezais da família, dificuldades econômicas em casa e afastamento precoce do convívio com os pais marcam as memórias mais recentes do político brasileiro que fez da sua própria luta o combustível para a conquista de credibilidade em mais de 40 anos de vida pública. É o que mostra novo livro sobre a trajetória de Rubens Bueno (Cidadania-PR). A biografia está à venda na internet.

Clique aqui e adquira já o seu! 

Com o título “Rubens Bueno: pé vermelho e democrata radical” (396 páginas) e editada pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), sediada em Brasília, o livro é escrito pelo experiente jornalista Vanderlei Rebelo. Ele mostra, com profundidade e riqueza de detalhes, a história do hoje deputado federal pelo Paraná pelo quinto mandato, vice-presidente nacional e presidente estadual do Cidadania.

A biografia será lançada, no dia 5 de julho, em evento virtual da FAP, e tem presenças do autor e do político confirmadas. O livro é dividido em 21 partes, que contam a trajetória do homem público ainda em seu início de carreira, seu mandato na Câmara dos Deputados, sua candidatura a governador e outras experiências relevantes que Rubens Bueno protagonizou em sua vida política.


Assista!


Princípios
Rubens Bueno, conforme conta a obra, é o segundo filho de José Bueno Sobrinho e de Maria Aparecida, nascido em Sertanópolis, na tarde de um agradável domingo de outono, dia 23 de maio de 1948. Mais tarde, ele se tornaria conhecido em todo o país como o homem pautado por princípios inegociáveis: combate à desigualdade, integridade no exercício da função pública e defesa da democracia.

Em meados do século 20, ele, seus familiares e muitos paranaenses vivenciaram fortes adversidades, pelas mais diversas razões, e ficaram à margem do amplo ciclo de desenvolvimento propiciado pelo café no norte do Paraná.

O autor relata que, naquela época, a família vivia uma situação relativamente confortável, nos padrões do médio produtor de café, e o futuro prometia dias até melhores.

Gravíssima crise
Quando Rubens começou os estudos aos 7 anos, a situação da família mudou completamente: os Bueno, assim como muitos vizinhos, amigos e conhecidos, amargaram a perplexidade de uma crise sem precedentes.

“As geadas de 1953 haviam queimado 60% dos cafezais da região. E os produtores ainda não tinham se recuperado dos prejuízos, quando a nova geada de 1955 derreteu quase 70% das plantações”, lembra a biografia.

De acordo com o livro, a trajetória do avô paterno, ligada ao café, é quase um sumário da existência de alguns dos milhares de cafeicultores que desbravaram o norte paranaense. “Migração, trabalho árduo, ascensão, instabilidade e o desfecho amargo na safra perdida para a geada”, diz um trecho da obra.        

O deputado sempre fez defesa intransigente da democracia e dos valores republicanos, mas, respeitado pelo seu caráter crítico, o livro também conta que “Rubens Bueno e sua geração de homens públicos falharam em muitos aspectos”.

 “Mas não é preciso ser benevolente para reconhecer que houve muitas mudanças para melhor – o que é particularmente real para as gerações que viveram os anos 1960/1970 e têm memória e discernimento para comparar aquele país com o Brasil de hoje”, diz um trecho.

“Tentações autoritárias”
A obra registra, ainda, manifestações do homem público em defesa da democracia, como ocorreu em encontro na região de Campo Mourão. “Por maiores que sejam as tentações de soluções autoritárias, é preciso perseverar na democracia”, afirmou o deputado, na ocasião.

“Não por otimismo ingênuo – a democracia, por si só, não opera milagres e sofre grandes limitações, que talvez jamais sejam superadas. Mas pela convicção de que a liberdade e a razão são uma escolha melhor que o populismo e o messianismo, e porque foi na democracia que o país avançou. Porque sabemos, por experiência, que a ditadura é muito pior”, afirmou o político.

O livro destaca outro alerta do político para a definição dos rumos pelos quais o país poderá seguir. “Nossas escolhas de agora definirão a vida das próximas gerações de brasileiros: mais igualdade, tolerância e crescimento sustentável, ou a irrelevância de um país que se afunda no atraso, no ódio e no isolamento”.

Na avaliação de críticos, o livro de Vanderlei Rebelo é leitura indispensável neste momento histórico em que a noção de representação política mostra perigosos sintomas de esgotamento, como demonstram o fosso que se alarga entre sociedade e autoridade, a prevalência dos mercados sobre o poder público e o desgaste da democracia e do Estado de Direito.

O autor
Vanderlei Rebelo é jornalista, com passagem por vários jornais e emissoras de rádio, quase sempre atuando na cobertura política. É autor de Ney Braga, a Política como Arte, e de Bento Munhoz da Rocha, o Intelectual na Correnteza Política.SERVIÇO

Lançamento virtual de livro
Rubens Bueno: pé vermelho e democrata radical (Vanderlei Rebelo)

Data: 5/7/2021
Horário:  a partir das 18h
Onde: Portal e redes sociais (Facebook e Youtube) da Fundação Astrojildo Pereira
Realização: Fundação Astrojildo Pereira

Leia também:
Novo livro apoia gestores e empreendedores a qualificar trabalho entre setores
Livro de Benito Salomão mostra perspectivas de desenvolvimento municipal
Livro destaca heroísmo e bravura de negros no Exército Brasileiro durante Guerra do Paraguai
Livro Grando, Presente registra legado democrático de ex-prefeito de Florianópolis
Livro ‘Almeida, um combatente da democracia’ mostra legado de dirigente do Cidadania
‘O Brasil está secando estupidamente’, diz autor brasileiro Sergio Vahia
Webinar da FAP lança o livro A Arquitetura Fractal de Antonio Gramsci
Compre na Amazon: Livro Gramsci no seu Tempo tem reflexões sobre problemas da sociedade
Compre na Amazon: Livro Um Mundo de Riscos e Desafios propõe recriar democracia
Compre na Amazon: livro de Astrojildo Pereira destaca contrastes de Machado de Assis
Compre na Amazon: Livro As Esquerdas e a Democracia revela protagonismo para política nacional 
Compre na Amazon: Livro Presença Negra no Brasil destaca importância de afrodescendentes para o país
Compre na Amazon: Livro Diálogos Gramscianos analisa principais enigmas da política brasileira
Compre na Amazon: Na Trincheira da Verdade tem riqueza de jornalismo na Amazônia
Compre na Amazon: Política Democrática critica marcha autoritária de Bolsonaro

Privacy Preference Center