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REVISTA POLÍTICA DEMOCRÁTICA                                   LUIZ PAULO VELLOZO LUCAS - LIÇÕES DO DIC  9




        órgão executivo, a Secretaria de Desen-  Petrobras, liderou dentro do governo a  ção competitiva do Brasil na economia
        volvimento Industrial (SDI), ligada ao  formulação da Politica Industrial e de  mundial. A qualidade extraordinária
        MIC, possuía 15 superintendências seto-  Comércio Exterior (PICE), lançada em  da equipe reunida no DIC foi o outro
        riais, uma para cada setor: automotivo,  junho de 1990, além de secretariar as  fator fundamental para os muitos avan-
        têxtil, metalurgia, bens de capital, brin-  Câmaras Setoriais, que foram instru-  ços conquistados naqueles dois anos. É
        quedos,  enfim  estava  lá  representada  mento fundamental na interlocução  importante ressaltar que a agenda da
        cada  pedacinho  da  estrutura  produtiva  politica e harmonização   dos vários  reestruturação competitiva da nossa
        do país. Qualquer nova empresa que se  órgãos de governo entre si e de nego-  economia e da integração brasileira nas
        instalasse no Brasil deveria apresentar  ciação com o setor produtivo naquele  cadeias internacionais de agregação de
        um projeto ao CDI para ser autorizada  ambiente de  grande turbulência e de  valor continua atual e inconclusa.
        a operar e se credenciar aos incentivos  profundas mudanças.              Os governos do PT representaram
        fiscais, creditícios e alfandegários previs-                            enorme retrocesso na superação dos
        tos em lei e planos setoriais com força de  Reserva de mercado          paradigmas  da  substituição  de  impor-
        lei. A aprovação do CDI era necessária                                  tações e do intervencionismo estatal
        também para acessar matérias-primas   O fim da reserva de mercado da  do velho nacional desenvolvimentismo
        metalúrgicas e petroquímicas, além de  informática foi anunciada no lançamen-  e, por isso, existe semelhança entre o
        fornecimento de energia elétrica.   to da PICE e aprovada depois no Con-  momento atual e aquele vivido no inicio
          Todo o arcabouço regulatório ins-  gresso Nacional. Três programas foram  do governo Collor. São ambos momentos
        titucional foi alterado. A Carteira de  idealizados na PICE, mas o único que de  de reorientação e reestruturação. Mais
        Comercio Exterior do Banco do Brasil  fato funcionou foi o Programa Brasileiro  importante do que manter ou extinguir
        (Cacex), poderosíssimo órgão regulador  de Qualidade e Produtividade (PBQP),  o MDIC é a política que será executada
        cujo diretor reportava-se diretamente  lançado em novembro de 1990.     e a qualidade da equipe encarregada de
        ao presidente da república, também foi   Os resultados e o legado positivo  implementá-la. Quase sempre o orga-
        extinta, assim como a exigência de apro-  desse período não devem ser atribuídos  nograma é inocente nos fracassos e,
        vação de programas e quotas anuais de  ao organograma, mas sim  à decisão  tampouco, é heróis nos sucessos, mas
        importação por empresa e exigência  do governo Collor de mudar a politica  a unificação do comando da economia
        de guias de autorização de importação  industrial da substituição de importa-  num único ministério me parece ser um
        para cada operação de comércio exte-  ções para uma estratégia de integra-  bom sinal no atual momento.
        rior, uma a uma. A Cacex emitia uma
        portaria normativa renovada periodi-
        camente conhecida como “Anexo C”,                                                                          Foto: Senac
        que listava os produtos com guias de
        importação suspensas temporariamen-
        te.  Colocar  um  produto  no  Anexo  C
        significava simplesmente proibir sua
        importação. Mais de mil e quinhentos
        produtos estavam na lista quando ela
        foi extinta em 1990. O Conselho de
        Politica Aduaneira (CPA) decidia caso
        a caso as alíquotas de importação das
        operações aprovadas, e o Conselho
        Interministerial  de  Preços  (CIP)  decidia
        os preços finais dos produtos. A Cacex,
        o CPA e o CIP funcionavam no Rio de
        Janeiro, e o CDI, em Brasilia.
          Alguns programas de incentivos fis-
        cais extintos como o Befiex (mais de 2   Política que será executada e a qualidade da equipe encarregada de implementá-la será mais impor-
                                              tante do que extinguir - ou não - o MDIC
        mil contratos) possuíam contratos ati-
        vos,  e  o  DIC  tinha  a  missão  de  admi-
        nistrá-los. O DIC não se limitou a cuidar
        do espólio da substituição de importa-                            SAIBA MAIS SOBRE O AUTOR:
        ções. A equipe, formada principalmen-                  LUIZ PAULO VELLOZO LUCAS
        te por técnicos de carreira do BNDES e
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