Rádio FAP: Série de entrevistas celebra o Bicentenário da Independência

O jornalista e escritor Sergio Leo é o primeiro convidado para discutir os desafios do Brasil no século XXI
Arte: João Rodrigues/FAP

João Rodrigues, da equipe da FAP

O Brasil completa no próximo mês 200 anos da Independência, marcada pelo grito Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, em 7 de setembro de 1822. E para celebrar o bicentenário desta data tão relevante para o futuro do nosso país, o podcast da Fundação Astrojildo Pereira (FAP) fará quatro episódios especiais ao longo das próximas semanas.

O primeiro convidado da série de entrevistas é o jornalista e escritor Sergio Leo. Ele foi o responsável por sintetizar o manifesto Igualdade, desenvolvimento e sustentabilidade para o Brasil do século XXI, que será lançado em setembro. O documento conta com a colaboração de conselheiros, diretores e parceiros da FAP.

Morador em Brasília desde 1985, Sergio Leo é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem pós-graduação (especialização) em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e é graduado em Artes Plásticas também pela UnB. É autor dos livros Mentiras do Rio (Record, Prêmio Sesc de Literatura em 2008), Ascensão e Queda do Império X (Nova Fronteira) e Segundas Pessoas (e-galáxia).

Desigualdade social, economia verde e conjuntura internacional estão entre os temas do programa. O episódio conta com áudios da telenovela Novo Mundo, da TV Globo, BBC News Brasil e DW Brasil.

O Rádio FAP é publicado semanalmente, às sextas-feiras, em diversas plataformas de streaming como Spotify, Youtube, Google PodcastsAnchorRadioPublic e Pocket Casts. O programa tem a produção e apresentação do jornalista João Rodrigues.

RÁDIO FAP