As faces da guerra entre a Rússia e a Ucrânia e seus reflexos para o Brasil

Em edição extra do Rádio FAP, o analista político Creomar de Souza explica os desdobramentos do conflito no Leste Europeu
Arte: FAP

João Rodrigues, da equipe da FAP

Na madrugada de 24 fevereiro de 2022, a Rússia deu início à invasão contra à Ucrânia. Os ataques ocorrem por terra, ar e mar. Kiev e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) falam em ocupação total do território ucraniano.

Para analisar as faces da guerra no Leste Europeu, o podcast da Fundação Astrojildo Pereira (FAP) conversa com o analista político Creomar de Souza, CEO da Dharma Political Risk and Strategy, consultoria de análise de risco político sediada em Brasília.

Ele é historiador de formação, mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e participou do programa de Doutorado em Política Comparada também pela UnB. Atualmente é também professor convidado na Fundação Dom Cabral, colunista de política do Canal MyNews e figura recorrente no jornal da CNN Brasil.

O fracasso da diplomacia internacional, as ambições pessoais do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e os reflexos da crise militar para o Brasil estão entre os temas do programa. O episódio conta com áudios do Diário do Nordeste, Jornal da Globo, UOL, Bom dia Brasil e BBC News Brasil.

Além de eventuais edições extras, o Rádio FAP é publicado semanalmente, às sextas-feiras, em diversas plataformas de streaming como Spotify, Google Podcasts, Youtube, Ancora, RadioPublic e Pocket Casts. O programa tem a produção e apresentação do jornalista João Rodrigues.