Podcast analisa a pintura na Semana de Arte Moderna

WhatsApp-Image-2021-07-09-at-12.34.41

Semana de Arte Moderna, ocorrida entre 11 e 18 de fevereiro de 1922, foi um dos marcos do Modernismo no Brasil. E para celebrar os 100 anos desse evento histórico para a cultura brasileira, o podcast da Fundação Astrojildo Pereira inicia uma série de entrevistas sobre o assunto.

Nesta edição especial, o professor Edson Motta, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e formado pela Universidade de Londres, explica a relevância da pintura na Semana de 22, entre outros temas. Edson Motta é bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Históra e Crítica da Arte pela UFRJ e doutor em Conservacion y Restauracion de Patrimonio pela Universidade Politecnica de Valencia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Restauro, atuando em restauração, pintura, escultura, arte contemporânea e arte brasileira.

Ouça o podcast!

O programa conta com perguntas de Martin Cezar Feijó (professor de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP/SP), Lucília Garcez (escritora e doutora em linguística aplicada ao ensino da Língua Portuguesa), Ivan Alves Filho (jornalista, historiador e escritor) e Luiz Sérgio Henriques (tradutor, ensaísta e um dos organizadores das ‘Obras’ de Gramsci). O episódio tem áudios da TV Cultura, site do Descomplica e dos canais no Youtube Entrando na História, Arte Animada, Professora Sol e Arte que Acontece.

O Rádio FAP é publicado semanalmente, às sextas-feiras, em diversas plataformas de streaming como Spotify, Youtube, Google Podcasts, Ancora, RadioPublic e Pocket Casts. O programa tem a produção e apresentação do jornalista João Rodrigues. A edição-executiva é de Renato Ferraz.