Podcast analisa a pintura na Semana de Arte Moderna

WhatsApp-Image-2021-07-09-at-12.34.41

Semana de Arte Moderna, ocorrida entre 11 e 18 de fevereiro de 1922, foi um dos marcos do Modernismo no Brasil. E para celebrar os 100 anos desse evento histórico para a cultura brasileira, o podcast da Fundação Astrojildo Pereira inicia uma série de entrevistas sobre o assunto.

Nesta edição especial, o professor Edson Motta, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e formado pela Universidade de Londres, explica a relevância da pintura na Semana de 22, entre outros temas. Edson Motta é bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Históra e Crítica da Arte pela UFRJ e doutor em Conservacion y Restauracion de Patrimonio pela Universidade Politecnica de Valencia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Restauro, atuando em restauração, pintura, escultura, arte contemporânea e arte brasileira.

Ouça o podcast!

O programa conta com perguntas de Martin Cezar Feijó (professor de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP/SP), Lucília Garcez (escritora e doutora em linguística aplicada ao ensino da Língua Portuguesa), Ivan Alves Filho (jornalista, historiador e escritor) e Luiz Sérgio Henriques (tradutor, ensaísta e um dos organizadores das ‘Obras’ de Gramsci). O episódio tem áudios da TV Cultura, site do Descomplica e dos canais no Youtube Entrando na História, Arte Animada, Professora Sol e Arte que Acontece.

O Rádio FAP é publicado semanalmente, às sextas-feiras, em diversas plataformas de streaming como Spotify, Youtube, Google Podcasts, Ancora, RadioPublic e Pocket Casts. O programa tem a produção e apresentação do jornalista João Rodrigues. A edição-executiva é de Renato Ferraz.


Leia também:

Filme de Humberto Mauro, Ganga Bruta teve pioneirismo, mas foi alvo de críticas
‘Mário de Andrade deu guinada na cultura brasileira’, diz escritora
Influenciado pelo Cinema Novo, filme relaciona conceito de antropofagia
Mesmo caindo aos pedaços, ‘quitinete é alternativa de moradia em Brasília’
Semana de Arte Moderna descontraiu linguagem literária’, diz escritora
‘Modernismo influenciou ethos brasileiro’, analisa Ciro Inácio Marcondes
Um dos marcos do Cinema Novo, filme Macunaíma se mantém como clássico
Filme premiado de Arnaldo Jabor retrata modernismo no cinema brasileiro


Privacy Preference Center