ANEXO A
Análise de cenários

Forças

COMPOSIÇÃO DIFERENCIADA - ​Maturidade política dos integrantes da FAP, com sua longa e rica trajetória de militância e disposição de reunir diferentes visões de mundo (reflexo da diversidade cultural e política do país), quadros políticos, acadêmicos e sociais (reserva intelectual privilegiada), além de relação ética com o partido (produção intensa de livros, cursos, eventos de boa formação política).

POSTURA, ATITUDES, CREDIBILIDADE - ​Credibilidade, confiança e respeito conquistados por meio de sua importante produção de conhecimento e conteúdo, nas mais diferentes áreas. Constata-se substancial contribuição na formação de cidadãs e cidadãos críticos, com produção intelectual de alto nível, considerando a relação dos militantes do partido, e clareza quanto à missão, aos valores e aos objetivos.

PRODUTOS - ​Ponto forte: publicações com conteúdo de qualidade, realizadas por equipe técnica qualificada e divulgadas em canais de comunicação eficientes (livros e revistas com alto padrão intelectual), além de oferta de espaço cultural com programação gratuita e acervo disponível (biblioteca). Também se constata público interno com formadores de opinião no cenário político e acadêmico nacional, cursos de formação política gratuitos, com grupo organizado e ativo, focado na melhora progressiva da produção de conteúdo.

COMUNICAÇÃO – ​Canais de comunicação em crescimento, com abertura de novos canais com aderência por parte do público; debates sobre temas relevantes, o que resulta no melhor empenho de todos. Organização e estímulo pautados pela divulgação da política e da cultura.

ORGANIZAÇÃO - ​Incentivo ao desenvolvimento artístico, profissionalismo das equipes e educação de todos. Isso mostra, sobretudo, o compromisso com equipe qualificada (profissionais de alto nível) e produção de conteúdo de qualidade. Há capilaridade regional dos colaboradores e dirigentes, recursos do Fundo Partidário em montantes conhecidos e previsibilidade de ingressos para os próximos quatro anos, além de uma equipe técnica bem dimensionada, selecionada de forma profissional.

Fraquezas

IDENTIDADE – ​Dificuldade de ajudar o partido a assumir uma identidade nova, voltada para o futuro e livre das forças, além de auxiliar o partido a deixar o passado, superando o vínculo com forças tremendamente desgastadas.

COMUNICAÇÃO – ​Fraco domínio das ferramentas de comunicação atuais - melhorar o uso das redes sociais -, por falta de direcionamento estratégico com definição clara de público, com o objetivo de encurtar a distância entre a FAP e os segmentos da sociedade mais atingidos pelo conservadorismo e pela intolerância do atual governo, principalmente contra mulheres, jovens, LGBTQIA+, povos tradicionais e população negra. A FAP alcança um público muito pequeno dentro e fora do Cidadania e tem produção de conteúdo pouco acessível aos diversos níveis de entendimento da sociedade brasileira. Por isso, precisa evoluir mais nesse campo, a exemplo da TV FAP e dos podcasts.

ORGANIZAÇÃO - ​Dificuldade de ajudar o partido a atrair mais militantes e, em especial, a juventude. Falta de regras operacionais bem definidas, manual de procedimentos técnicos e administrativos. Inserção insuficiente dos diretores e conselheiros nos trabalhos da FAP e ausência de uma dinâmica maior dos grupos de trabalho e dos conselhos editoriais. Pouca organização de núcleos regionais, motivo pelo qual é preciso ampliar ações junto a locais fora de Brasília, com esforço sistemático para estar mais presente nas diferentes regiões do Brasil, por meio da realização de eventos presenciais e/ou virtuais. Estrutura financeira e administrativa. Falta de engajamento por parte do público interno para divulgação de produtos e serviços da FAP (diretores, partido, conselheiros). Pouca integração entre as áreas da FAP. Militantes mais antigos quase não acessam as redes sociais da FAP, de acordo com diagnóstico.

RELAÇÃO COM OS JOVENS – ​Distanciamento da juventude, pouca inserção junto às universidades, baixa capilaridade. É preciso reativar os grupos de trabalho temáticos e voltar a fazer os eventos presenciais com a juventude, para fortalecer a interlocução com o partido nos estados e a capacidade de mobilização.

DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO - Editar em formato mais palatável às redes sociais, para não ser considerada uma instituição elitista apenas com vontade de ser popular, e contemplar a mobilização de colaboradores de diversas áreas do Brasil. Ausência de um canal de distribuição comercial dos livros da FAP. Necessidade de ser mais conhecida pelos brasileiros para influenciar ainda mais o debate nacional e oferecer alternativas relevantes. Reunião mensal de conjuntura. Estudo de casos voltados para a realidade social do país. Alcance das publicações nas redes sociais. Foco na tarefa de instrumentalização técnica e política da militância, dirigentes e parlamentares. Necessidade de traduzir em linguagem compreensível para o grande público suas produções intelectuais no que diz respeito às questões de natureza programática, política e ideológica.

RELAÇÃO COM O PARTIDO - Falta de alinhamento com o partido. Distanciamento das bancadas partidárias e da direção. Pouca relação com o Cidadania e limitada expressão midiática. Dificuldades de interlocução com sociedade civil e bancada pouco comprometida com o crescimento partidário. Pouco relacionamento com a bancada e as estruturas nos estados.

Oportunidades

RELACIONAMENTO COM A JUVENTUDE - ​Possibilidade de intensificar as iniciativas junto à sociedade com destaque para a juventude e otimizar a presença de quadros jovens no partido. Identificação de juventude criativa disposta a contribuir com novas linguagens com o debate de todos os temas relevantes e necessários no momento para o planeta e do país. Maior oportunidade de cooperação entre os colaboradores e capacidade de realizar uma série de publicações e atividades no meio político, acadêmico e cultural. Caminhos para aproximar a FAP dos centros universitários, para estimular maior interesse pela política por parte dos jovens.

CREDIBILIDADE - ​Aproveitar a credibilidade e respeito conquistados pela fundação para fortalecer seus instrumentos de trabalho, focando, de forma sistemática e permanente, na consolidação do Estado Democrático de Direito.

FORMAÇÃO POLÍTICA - Aproveitar a oportunidade de apontar um caminho novo e original para o Cidadania e a sociedade, sem vínculo com as forças existentes e muito desacreditadas, por meio de atividades de conscientização política da população e formação de novos líderes, apesar da preservação do cenário político. O ambiente político abre espaço para a FAP, que se coloca em ponto equidistante dos extremos, e amplia seu papel de promoção do diálogo político e de alternativas viáveis para o país, com a eleição de Lula e o baixo nível das forças políticas. É preciso aproveitar o embate ideológico no Cidadania, partido ao qual a fundação pertence, gerando conteúdos e cursos de formação em linguagem menos densa, incentivo ao debate de artigos das publicações de conjuntura política e econômica no Brasil, além de voltar a realizar eventos presenciais sem perder a agilidade da modalidade online. Ideia é sempre alcançar muitas pessoas e deixar os conteúdos gravados. Há também ambiente de mudança política, demanda por novas ideias e abordagem políticas e transformação de paradigmas políticos.

RELAÇÃO COM O PARTIDO E FILIADOS - Filiados ao partido por todo o país que podem se tornar uma rede de apoio no engajamento de conteúdo. Diretores e conselheiros ligados a renomadas instituições de ensino - nacionais e internacionais – por meio das quais é possível expandir a rede de apoio à FAP. Há, ainda, possibilidade de ampliação dos debates sobre mudanças na sociedade provocadas por novas posições, no contexto de aproximação das bancadas partidárias e interlocução com as direções estaduais. Constata-se, também, um ambiente democrático, com oportunidade de mudar a visão do futuro e oferecer alternativa ao neoliberalismo.

Ameaças

ATUAÇÃO DO PARTIDO – ​Baixa inserção do partido em termos eleitorais. Crescimento na sociedade de posições autoritárias. Encolhimento do Cidadania e as incertezas que cercam seu futuro quanto à fusão com outras legendas. Vinculação histórica com o PCB. No caso da vitória do governo, os arroubos autoritários pretendem ampliar seu controle sobre os outros poderes. Riscos de partidarizar e instrumentalizar as instituições no caso da vitória de Lula. Consolidação dos dois principais campos políticos. Dificuldade de se desvincular da marca “comunista”. Orientação conservadora de parte da bancada do Cidadania. Baixo desempenho eleitoral. Fusão partidária. Muita discussão e pouca ação.

FUTURO DA FAP  Ambiente de fusão partidária. Perda de recursos. Sobrevivência do Cidadania. Controle por grupos de interesses diversos. Golpe militar. Redução da influência do Cidadania. Mudanças partidárias, inviabilizando a existência da FAP. Federação de partidos, afetando a continuidade da FAP e suas ações. Pouca participação da juventude.

CENÁRIO POLÍTICO – ​De ordem política (interferências partidárias, retrocessos políticos no plano nacional). Possibilidade de ruptura institucional no País. Permanência no poder desta força política conservadora, reacionária e hegemonizada por grupos fascistas. Onda conservadora e de direita fortemente consolidada. Reeleição de Bolsonaro. Guinada autoritária no país. Aproximação exagerada de grupos políticos superados e que não trazem vantagens para o partido como um todo.

Veja outros documentos