Webinar da Política Democrática impressa aborda meio ambiente e ocupação

Terceiro encontro do ciclo de debates online A reinvenção das cidades integra programação de lançamento da nova edição da revista impressa.
WhatsApp Image 2020-10-10 at 10.35.27

Terceiro encontro do ciclo de debates online A reinvenção das cidades integra programação de lançamento da nova edição da revista impressa. Debate terá a participação de Rafael Passos, vice-presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)

Cleomar Almeida, assessor de comunicação da FAP

Com o título A reinvenção das cidades, a recém-lançada 55ª edição da revista Política Democrática impressa, produzida pela FAP (Fundação Astrojildo Pereira) em parceria com a Tema Editorial, vai reunir especialistas para discutir meio ambiente e ocupação imobiliária. Eles abordarão o assunto, na próxima quarta-feira (14), a partir das 19 horas, no terceiro encontro do ciclo de debates online, que será transmitido ao vivo pelo site e pela página da entidade no Facebook.

Clique aqui e adquira já a sua revista Política Democrática!

Interessados poderão participar diretamente da discussão por meio da sala virtual do Zoom, que terá mediação do sociólogo e diretor da FAP Caetano Araújo e participação da idealizadora da edição, jornalista Beth Cataldo, da Tema Editorial. O terceiro debate tem presença confirmada de três autores de análises publicadas na revista, como o urbanista Roberto Andrés, professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e editor da revista Piseagrama. Ele é membro da Rede de Inovação Política da América Latina e revisor do Journal of Public Spaces.

Assista ao vídeo!

Os internautas também poderão interagir com o jornalista Marcos Magalhães, mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Southampton e que escreve a coluna semanal para o site Capital Político. Além deles, participará do debate online o geógrafo Aldo Paviani, professor emérito da UnB (Universidade de Brasília), membro do Núcleo de Estudos do Futuro e da ANE (Associação Nacional de Escritores).

Em sua análise publicada na revista Política Democrática, Andrés diz que “a quarentena produzida pela covid-19 jogou luz sobre a máquina da morte – e a paralisou provisoriamente”. De acordo com ele, sem carros nas ruas, a névoa cinza deu lugar a ares limpos e respiráveis. “Estima-se que cerca de 77 mil vidas tenham sido poupadas pela redução da poluição do ar graças à quarentena na China”, escreve.

Em cidades como São Paulo e Belo Horizonte, de acordo com Andrés, o isolamento ajudou a derrubar pela metade os níveis de poluentes atmosféricos. “Se fossem mantidos os índices, milhares de mortes seriam evitadas anualmente. Além disso, diversos estudos apontam uma relação entre a taxa de mortes por covid-19 e a poluição do ar, evidenciando que os impactos da doença seriam menos intensos se o ar de nossas cidades estivesse sempre no ‘padrão quarentena’”, acentua.

Na avaliação do professor da UFMG, os mortos e impactados por enchentes, desabamentos, tornados, furacões, desertificação de áreas, migrações em massa, calor excessivo e outros efeitos da crise climática aumentarão a cada ano, em escala imprevisível e potencialmente trágica. “Não faltam motivos para seguirmos em modo de emergência. O futuro do mundo pós-covid-19, a que muitos têm se referido como início do século 21, dependerá disso”, alerta.

Magalhães, por sua vez, observa que o país vai precisar contar com os setores que mais empregam para reduzir o mais rapidamente possível os efeitos econômicos e sociais da crise que já existia e se agravou depois do início da pandemia. “A pressa, contudo, não deveria inibir um debate mais amplo sobre a questão urbana no Brasil”, afirma. “Um debate que aborde, sem medo, a necessidade de conciliar os legítimos interesses do setor imobiliário com as igualmente legítimas – e urgentes – necessidades dos milhões de habitantes das cidades brasileiras”, acrescenta, em seu artigo publicado na revista.

A sociedade também deverá ficar atenta ao panorama sociopolítico e econômico atual, no qual, segundo o geógrafo Paviani, migrações e desemprego acarretam sérios problemas para os desempregados e sobrecarga para o sistema de seguridade social, o seguro-desemprego. “Assim, desperdícios e encargos sociais representam um peso para a sociedade”, avalia ele.

Além disso, segundo o professor da UnB, há que se considerar os processos de migração dos desfavorecidos e do desemprego estrutural, que, conforme acrescenta, têm vinculação com o alargamento das periferias empobrecidas, sobretudo nas grandes cidades. “Essas questões parecem ser cruciais, demandando mudanças nas estruturas que produzem e perpetuam a pobreza, na procura de mecanismos capazes de promover as transformações estruturais a caminho do desenvolvimento com o aumento da qualidade de vida e dos benefícios sociais”, assevera.

O debate online tem, ainda, presença confirmada do arquiteto Rafael Passos, vice-presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), uma das entidades signatárias do manifesto “Um projeto de cidades pós-pandemia”, apresentado à sociedade e aos candidatos às eleições municipais pelas instituições de arquitetura e urbanismo do Brasil.

Ficha técnica

Título: A reinvenção das cidades – Revista Política Democrática edição 55
Número de páginas: 282
Projeto gráfico e diagramação: Rosivan Pereira
Revisão textual: Mariana Ribeiro
Preço versão impressa: R$ 45,00
Publicação: Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e Tema Editorial

Leia também:

Cenário da pandemia pode impulsionar desaglomeração, dizem especialistas

Ciclo de debates online discutirá impactos da pandemia na vida urbana

Especialistas apontam desafios e indicam rumos para gestão de municípios

Ciclo de debates A reinvenção das cidades tem início nesta quarta-feira (30)

Privacy Preference Center