Webinar da Biblioteca Salomão Malina discute saúde mental no novo normal

Evento online será realizado no dia 17 de agosto e terá participação de Júlio Gulyas, André de Matos, Filipe Vaz e Terezinha Lelis.
Arte: FAP
Arte: FAP

Evento online será realizado no dia 17 de agosto e terá participação de Júlio Gulyas, André de Matos, Filipe Vaz e Terezinha Lelis

Cleomar Almeida, assessor de comunicação da FAP

A Biblioteca Salomão Malina realiza, no dia 17 de agosto, das 20h às 21h30, o webinar saúde mental para o novo normal, com transmissão ao vivo pela sua página no Facebook. O psicólogo clínico Júlio Gulyas, o psiquiatra André de Mattos  Salles e o psicanalista Filipe Vaz vão discutir o assunto considerando o aumento de casos de ansiedade e depressão durante a pandemia do coronavírus, com mediação da psicológa Terezinha Lelis.

A FAP (Fundação Astrojildo Pereira), mantenedora da biblioteca em Brasília, realiza a retransmissão em tempo real do evento em seu site e em sua página no Facebook, o que, segundo a diretoria, mostra o comprometimento da entidade com discussão séria, relevante e de interesse público. Na avaliação dos especialistas, a pandemia expõe alerta sobre a saúde mental dos brasileiros.

Assista ao vivo!

https://www.facebook.com/salomaomalina/videos/220661796015096/

A proposta do webinar é apontar possíveis alternativas para os internautas superarem os desafios emocionais diante da crise. A OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta as dimensões física, social, espiritual e psicológica para diminuir os impactos da pandemia.

Quem são os participantes

Júlio Gulyas: psicólogo clínico, pós-graduando em avaliação psicológica, uso da abordagem terapêutica e terapia cognitivo-comportamental. Atua no atendimento a adultos, adolescentes e casais.

André de Mattos Salles: psiquiatra da infância e adolescência do Hospital Universitário de Brasília (HUB) e do Centro de Orientação Médico-Psicopedagógica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

Filipe Vaz: pedagogo e diretor de escola infantil. Atua com psicanálise clínica e psicoterapia breve, além de oferecer atendimento social para as pessoas que se encontram em conflitos psicológicos e familiares.

Terezinha Lelis: mediadora, psicóloga, terapeuta corporal neo-reichiano, mestre em educação, psicopedagoga e integrante do conselho curador da FAP

Aumento de casos

Reportagem da revista Política Democrática Online de julho, produzida pela FAP, mostrou que a OMS estima aumento de até três vezes dos casos de depressão e ansiedade em países mais atingidos pela pandemia.

No Brasil, estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), divulgado em maio, aponta que o número de casos mais que dobrou durante a pandemia no país, ao passo que os de depressão tiveram aumento de 90%. O levantamento mostra que as mulheres são mais propensas a sofrer com esses transtornos por causa da sobrecarga de tarefas.

O novo normal de aspectos relacionados à vida e ao trabalho podem contribuir para o aumento das fragilidades emocionais. Segundo a Cartilha Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia, produzida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) neste ano, uma pandemia implica em uma perturbação psicossocial que pode ultrapassar a capacidade de enfrentamento da população afetada.

Leia mais:

Desafios do empreendedorismo feminino é tema de live da Biblioteca Salomão Malina

Webinar da Biblioteca Salomão Malina discute desafios para vida nas periferias

Marina Silva e Roberto Freire discutem sustentabilidade em webinar

Especialistas participam de webinar para debater economia após pandemia

“O que virá depois?” é tema de webinar da Biblioteca Salomão Malina

Live de artistas da periferia do DF mostra a importância da poesia em tempo de crise

Livro Senhor das Moscas, que aborda poder e violência, é discutido em webinar

Privacy Preference Center