Vídeo: Webinar da Biblioteca Salomão Malina debateu os desafios, atuação e perspectivas da mulher e cultura

Evento online terá participação de Jeniffer Geraldine, Camila Marujo, Janaína Melo, Larissa Sarmento e Pollyana Gama.
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Arte: FAP
Arte: FAP

Evento online teve a participação de Jeniffer Geraldine, Camila Marujo, Janaína Mello, Larissa Sarmento e Pollyana Gama

Cleomar Almeida (assessoria de comunicação da FAP)

A Biblioteca Salomão Malina, mantida pela FAP (Fundação Astrojildo Pereira) em Brasília, realizou nesta quarta-feira (3/3) webinar sobre mulher e cultura, para discutir atuação, desafios e perspectivas. O evento online ocorreu das 20h às 21h30 e teve transmissão ao vivo na página da biblioteca no Facebook, com retransmissão, em tempo real, no site da entidade.

Confira o vídeo do webinar

Participaram do webinar a jornalista e professora Jeniffer Geraldine, a produtora e especialista em gestão pública Camila Marujo, a produtora e gestora cultural Janaína Mello e a atriz, jornalista e professora Larissa Sarmento. A mediação será da professora e ex-deputada federal Pollyana Gama.

O objetivo do encontro virtual foi o de reunir mulheres que trabalham com cultura para um bate-papo sobre a atuação feminina na cultura brasileira. As debatedoras destacaram a luta cotidiana das mulheres para ocupar espaços de poder da sociedade, como política, economia, mídia, educação, família e religião.

Além disso, as especialistas também abordaram a força feminina como elemento imprescindível para o desenvolvimento da cultura. Por isso, de acordo com a organização do evento, o webinar pretendeu inspirar outras mulheres a fortalecerem seu protagonismo nos campos de poder.

Tendo em vista a luta cotidiana das mulheres em ocupar as áreas de influência da sociedade como política, economia, mídia, educação, família e religião, a cultura também precisa da força feminina para se desenvolver. Portanto, o bate-papo teve o objetivo de inspirar outras mulheres a se desenvolverem nessa esfera.

A seguir, conheça mais sobre as participantes:

Pollyana Gama: pedagoga, ex-deputada federal, professora, pós-graduada em gerência de cidades, mestre em desenvolvimento humano, com especialização em liderança executiva para primeira infância, neurociência e educação Sistêmica.

Ela também é escritora, reúne publicações de literatura infantil e participação em coletâneas. Atualmente, é membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e secretária de Educação de Ubatuba, no litoral norte do Estado, e membro do Conselho Consultivo da FAP.

Jeniffer Geraldine: baiana, bacharel em comunicação social com habilitação em jornalismo, especialista em comunicação organizacional e tecnologia e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Uneb (Universidade do Estado da Bahia). É, ainda, pesquisadora bolsista pela Fapesb (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahi).

Além disso, Jeniffer possui experiência na área de comunicação, com ênfase em comunicação digital, atuando principalmente com planejamento e produção de conteúdo digital e nas áreas que envolvem cultura e sociedade, literatura e leitura. Desde 2015 publica crônicas e produz conteúdo sobre literatura e cultura na internet.

Em 2017, ela fundou o Clube do Livro Alagoinhas, projeto cultural de incentivo à leitura em Alagoinhas e região. Mantém um canal no Youtube e um site, no qual compartilha seu trabalho, que tem três frentes: comunicação, educação e organização e produtividade.

Janaína Mello: graduada em audiovisual na PUC-RS  (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), mestra em artes cênicas pela UnB, atriz e educadora. Aua no campo da gestão e produção cultural e criação de projetos para a cena. Idealizadora do ¼ de Cena, Festival de Cenas Curtas do DF, e integra o duo de produtoras Ninja Loka produção.

Larissa Sarmento: atriz, jornalista, assessora de imprensa, documentarista e professora. Formada em artes cênicas pela UnB, seguiu sua carreira profissional ligada à cultura. Trabalhou como atriz, produtora e apresentadora até 2015, quando começou a se dedicar à comunicação. Resolveu empreender e abriu a empresa Brilha Assessoria, para fazer o trabalho de assessora de imprensa de projetos culturais, unindo as duas áreas de atuação.

Trabalha com audiovisual há mais de 10 anos, produzindo vídeos institucionais, publicitários e filmes. Em 2019, dirigiu, roteirizou e montou o Documentário “Atua, Brasília”, sobre a cena teatral brasiliense. Já trabalhou como apresentadora de vídeos institucionais para empresas e governos. Hoje, ministra oficinas de teatro e audiovisual para alunos da rede pública do DF.

Camila Marujo: atua na organização de eventos há 12 anos. Especialista em gestão pública pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e em gestão de projetos culturais e eventos pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (ECA/USP). É técnica em elaboração de planos municipais de cultura pela Escola de Administração da UFBA (Universidade Federal da Bahia).

Além de ser idealizadora do “Núcleo Criativo Projetos & Eventos”, pelo qual assessora artistas e produtores na concepção, formatação e gestão de projetos culturais, é ex-diretora presidente da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), onde também foi gerente de projetos culturais e diretora cultural, entre 2013 e 2020.

Privacy Preference Center