‘Vocês têm de construir novo partido’, diz Roberto Freire no IV Encontro de Jovens Lideranças

Presidente do Cidadania instiga juventude para não repetir erros da política tradicional.
IMG-20200118-WA0008

Presidente do Cidadania instiga juventude para não repetir erros da política tradicional

Cleomar Almeida, assessor de comunicação da FAP

“Vocês tem de construir um novo partido, diferente”, disse neste sábado (18) o presidente nacional do Cidadania 23, Roberto Freire, durante o encerramento do IV Encontro de Jovens Lideranças. O evento foi realizado pela FAP (Fundação Astrojildo Pereira), em Corumbá de Goiás, e teve toda a programação transmitida ao vivo pelo site e Facebook da entidade.

No total, 75 jovens dos 26 Estados e do Distrito Federal fizeram uma imersão em um curso de formação política e cidadã , que é realizado pela FAP anualmente. Entre os temas discutidos por eles estiveram democracia, sustentabilidade, corrupção, eleições 2020, exclusão social, liberalismo, progressismo, política no mundo contemporâneo e redes sociais.

https://www.facebook.com/facefap/videos/176094523466045/

Durante o encerramento, Freire destacou que os jovens precisam assumir o protagonismo na política, sem repetir os velhos erros da política tradicional. “A juventude não pode, em hipótese alguma, agir como era antes a juventude de partido tradicional. Vocês devem ter o cuidado para não querer repetir e dar continuidade à juventude dos partidos”, afirmou o presidente do Cidadania.

“Tenham a consciência de que não mudamos para o Cidadania para ter continuidade nem o PPS e o PCB, embora historicamente existam”, explicou Freire, referindo-se ao antigo Partido Popular Socialista e ao Partido Comunista Brasileiro, para os quais o Cidadania deu uma nova identidade.

O diretor-geral da FAP, Luiz Carlos Azedo, avaliou como “excepcional” o IV Encontro de Jovens Lideranças e agradeceu o empenho de todos os participantes e profissionais da fundação para o sucesso do evento, além da coordenadora-geral Terezinha Lelis e do consultor José Augusto Neves.

Azedo disse que a contradição entre velho e novo se resolve dentro de cada geração. “Esse embate é o embate a ser travado lá fora e, de certa maneira, esse encontro tem o objetivo de ajudar a se relacionarem com situações imprevistas e encontrar soluções, alem de estabelecer relações de cooperação e construir consensos”, afirmou ele.

A tarefa de construir o novo, segundo o diretor-geral da FAP, é muito mais dos jovens, embora os mais velhos também de contribuir bastante para isso. “Vocês têm uma sombra de futuro maior que a nossa. Não estou querendo jogar no ombro de vocês uma tarefa de que não damos conta, mas mostrar que vocês fazem parte desse esforço, se olharmos em perspectiva”, disse ele, dirigindo-se aos participantes.

O vereador Samuca (Cidadania), coordenador nacional da Juventude do Cidadania 23, ressaltou a importância do espaço garantido pelo presidente do Cidadania para a juventude e todos os demais interessados em estabelecer um diálogo civilizado. Além disso, o parlamentar conclamou os participantes a fortalecerem os vínculos e o comprometimento com o partido. “Chegou a hora de nos unirmos e apresentar um projeto [da juventude] para a direção”, disse ele, que é presidente do Cidadania em Guarapuava, a cerca de 250 quilômetros de Curitiba.

Mais cedo, os jovens participaram do Game da Jornada da Cidadania, um curso de formação política e cidadã totalmente gratuito e online que será oferecido pela FAP a partir de fevereiro. Orientados pela jornalista Jordana Saldanha, especialista em marketing digital e big data, os participantes se mobilizaram para divulgar ainda mais a iniciativa da fundação pelo país, a fim de buscar a formação e consciência política da sociedade.

Leia mais:

» Ao vivo: ‘Encerramento do IV Encontro de Jovens Lideranças’

» Ao vivo: ‘Líder tem a chama de se importar com o outro’, diz Luciano Rezende no IV Encontro de Jovens Lideranças

» Ao vivo: IV Encontro de Jovens Lideranças debate a importância das redes sociais na política

» Ao vivo: IV Encontro de Jovens Lideranças debate democracia, exclusão e redes sociais

» Ao vivo: Terceiro dia do IV Encontro de Jovens Lideranças

» ‘Bolsonaro é um iliberal’, diz Alberto Aggio no IV Encontro de Jovens Lideranças

» Minorias são representadas em dinâmica do IV Encontro de Jovens Lideranças

» Minorias são representadas em dinâmica do IV Encontro de Jovens Lideranças

» ‘Nova exclusão social ameaça a democracia’, diz Elimar Nascimento

» Ao vivo: Aulas e debate marcam segundo dia do IV Encontro de Jovens Lideranças

» Batalha de poesias encerra primeiro dia do IV Encontro de Jovens Lideranças

» Confira, ao vivo, a abertura do IV Encontro de Jovens

» FAP transmite ao vivo o IV Encontro de Jovens Lideranças a partir desta quarta (15)

 

 

Privacy Preference Center