Você já conhece o #ProgramaDiferente? Acompanhe a nossa 5ª temporada!

diferente1

Veja quais são os seis programas temáticos já exibidos em 2019

Programa 190 (3 de março) – O programa celebra os 40 anos do Programa Abertura, da extinta TV Tupi, ação emblemática e pioneira da época na televisão brasileira contra a censura e a ditadura. Discutia a abertura política no início do governo Figueiredo, o último presidente do regime militar, no exato momento em que esse processo ganhava espaço e dava os primeiros sinais do renascimento da democracia. Ligado ao pensamento de esquerda, discutiu questões fundamentais como anistia, pluripartidarismo e eleições diretas. E fez escola. Passadas quatro décadas, e depois de o brasileiro eleger democraticamente seus presidentes em oito eleições consecutivas, seguimos modestamente a mesma linhagem.

Programa 189 (24 de fevereiro) – Na semana da cerimônia de entrega do Oscar, o programa volta 50 anos no tempo e lembra de dois filmes brasileiros emblemáticos que fizeram sucesso mundial meio século atrás, em 1969: Macunaima, de Joaquim Pedro de Andrade, baseado no anti-herói da obra de Mario de Andrade, e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, nestes 80 anos do nascimento do diretor Glauber Rocha.

Programa 188 (17 de fevereiro) – O programa fala das liberdades de religião, de expressão e de pensamento. Há exatos 30 anos, em 1989, no Irã, o líder Aiatolá Khomeini oferecia uma recompensa de 3 milhões de dólares a quem assassinasse o escritor angloindiano Salman Rushdie, por entender que seu trabalho “Versos Satânicos” ofendia o islamismo. No Brasil, a Constituição garante o Estado laico, a inviolabilidade de consciência e de crença, e a livre manifestação da fé. Mas a verdade é que ainda existe muita perseguição religiosa. Morre gente pelo ódio, pelo preconceito e pela intolerância contra religiões. Por isso também lembramos do papel fundamental de Jorge Amadopela liberdade de culto religioso, que muita gente desconhece, nestes 18 anos da morte do escritor baiano.

Programa 187 (10 de fevereiro) – O programa trata do Acordo Ortográfico dos países de língua portuguesa. Mas que bicho é esse, você lembra? Põe acento, tira acento, elimina o trema, põe hífen ou não põe? A confusão já começa pelas datas. O tratado entre os países, na tentativa de unificar a escrita, foi estabelecido em 1990. A previsão é de que entraria em vigor há 25 anos, em 1994. Oficialmente, entrou há 10, em 2009. Na prática, foi adiado pra 2016. Mas, cá entre nós, pra valer mesmo, não pegou até hoje, 30 anos depois. Vamos falar das diferenças bem humoradas entre Brasil e Portugal, e desta que talvez seja a verdadeira piada do português, o nosso idioma. Pelo menos, com a inclusão do k, do w e do y no nosso alfabeto, já podemos ter aqueles nomes hollywoodianos lindos no Brasil, que causam bullying e levam 10 minutos pra soletrar, e até rir no WhatsApp com o famoso (e enfim oficial) kkk.

Programa 186 (3 de fevereiro) – O programa registra os 60 anos da Revolução Cubana, numa época em que “Vai pra Cuba” virou xingamento típico contra qualquer ação ou pensamento de esquerda no Brasil. Ao completar o primeiro mês do governo Bolsonaro, expressão mal acabada da nova direita brasileira e desse extemporâneo anticomunismo, parece emblemático e oportuno fazer uma análise política e sociológica desta que é a ofensa genérica mais repetida pelo direitista chucro padrão. Vai pra Cuba, carregando Fidel, Che, Lula, Fernando Morais, os médicos cubanos e quem mais você quiser levar pra Ilha. Enquanto isso, seguimos por aqui traçando um inusitado paralelo histórico desses acontecimentos.

Programa 185 (29 de janeiro) – Contra a hipocrisia e o falso moralismo que, como cantou Ney Matogrosso, ficam escondidos debaixo dos panos, e ainda pra lavar a alma nessa entrada de 2019, tem início com ânimo renovado a nossa 5ª temporada. Tá todo mundo nu! #MandaNudes CENSURADO Por menos vergonha alheia e mais liberdade de expressão. Por menos contemplação e mais reflexão. Nudez na internet, por meio de aplicativos e das redes sociais. Nudez nas artes, como contestação, profissão, diversão ou filosofia de vida. Desafiando regras e padrões sociais, inibições, proibições e obscenidades. A diversidade de corpos, raças, sexo e gênero, numa época em que tabus e preconceitos dos anos 70 e 80 do século passado voltam à tona com ranço antidemocrático. Censura? Aqui não!

http://www.youtube.com/ProgramaDiferente

Privacy Preference Center