Vídeos – Mesa 3 do Seminário Desafios da Democracia || Referência à Europa ou aos Estados Unidos é criticada por Ivair Alves dos Santos

O sociólogo e professor daUnB (Universidade de Brasília), Ivair Alves dos Santos, destaca que o movimento negro atua em busca de diversas conquistas da sociedade, apesar de ainda haver muita necessidade de avanço. Ele criticou a postura de o Brasil tomar quase sempre como referência os Estados Unidos e a Europa. “Pela manhã, participei de seminário sobre democracia. Curiosamente, nunca ouvi a palavra África ou [menção ao nome de] um intelectual africano. Toda referência é com relação à Europa ou aos Estados Unidos”, criticou, alertando para as diversas práticas do racismo.
contraponto

O professor discutiu o assunto durante o seminário Desafios da Democracia: um programa política para o século XXI, realizado pela FAP (Fundação Astrojildo Pereira), na Casa do Saber, em São Paulo, no dia 24 de agosto de 2019. A abertura do evento teve a participação de Roberto Freire, presidente do Cidadania 23; Luiz Carlos Azedo, jornalista e diretor geral da FAP (Fundação Astrojildo Pereira), e Vinicius Muller, secretário executivo do seminário e professor do Insper, além de outros convidados.