RPD || Autores – Edição 40 (Fevereiro/2022)

Autores da Edição 40 da Revista Política Democrática online
Foto: Rafael Roncato/Unisinos
Foto: Rafael Roncato/Unisinos

Rubens Ricupero é o entrevistado especial da edição 40 da Revista Política Democrática online. É diplomata aposentado e historiador. Embaixador junto à ONU e ao GATT em Genebra, nos Estados Unidos e na Itália. Assessor de Tancredo Neves e José Sarney. Ministro do Meio Ambiente e da Amazônia. Ministro da Fazenda. Secretário-Geral da UNCTAD (Genebra). Professor do Instituto Rio Branco e da UnB. Atualmente é titular da Cátedra José Bonifácio da USP. Autor de vários livros, sua última obra é A diplomacia na construção do Brasil 1750-2016 (Editora Versal, 2017)”.

Arlindo Fernandes de Oliveira é autor do artigo A janela partidária de março e as eleições de outubro. É consultor legislativo do Senado Federal e especialista em direito constitucional e eleitoral.

*Cleomar Almeida é autor da reportagem especial Guerra na Ucrânia é ameaça à luta mundial contra a pandemia da covid-19. É graduado em jornalismo, produziu conteúdo para Folha de S. Paulo, El País, Estadão e Revista Ensino Superior, como colaborador, além de ter sido repórter e colunista do O Popular (Goiânia). Recebeu menção honrosa do 34° Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e venceu prêmios de jornalismo de instituições como TRT, OAB, Detran e UFG. Atualmente, é coordenador de publicações da FAP.

*JCaesar é o autor da Charge da Edição 40 da revista Política Democrática online. É o pseudônimo do jornalista, sociólogo e cartunista Júlio César Cardoso de Barros. Foi chargista e cronista carnavalesco do Notícias Populares, checador de informação, gerente de produção editorial, secretário de redação e editor sênior da VEJA. É autor da charge publicada pela Revista Política Democrática Online.

*Autor do artigo Astrojildo Pereira e os centenários da Semana de Arte Moderna e do PCB, Martin Cezar Feijó é doutor em comunicação pela USP e professor de comunicação comparada na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). É autor, entre outros, de O que é política cultural (1983), Formação política de Astrojildo Pereira (1985) e 1932: a guerra civil paulista (1998, este em parceria com Noé Gertel).Historiador e professor titular-doutor na Facom da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado).

*Henrique Brandão é autor do artigo Quem é da folia já fez sua parte. É jornalista e escritor.

Autor do artigo Brasil inicia 2022 com estagnação econômica, Benito Salomão é economista.

*Lilia Lustosa é crítica de cinema e doutora em História e Estética do Cinema pela Universidad de Lausanne (UNIL), Suíca. É autora do artigo Alice, uma documentarista no país de Fidel Castro.

Autor do artigo Ataque dos cães é western sob nova medida, Luiz Gonzaga Marchezan é mestre em Letras (1987), pela UNESP, Doutor em Letras (1994), pela FFLCH-USP, e Livre-docente em Teoria da Literatura (2019), pela UNESP-Ar., à qual se vincula como Professor Associado do Departamento de Linguística, Literatura e Letras Clássicas, do Curso de Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. Seus principais interesses de pesquisa e suas publicações situam-se no domínio das relações intersemióticas manifestadas no texto literário, especialmente, no conto contemporâneo e na ficção regionalista nacional.

*Tadeu Chiarelli é autor do artigo Notas sobre o futurismo italiano e o modernismo de São Paulo. É curador e crítico de arte, professor titular no curso de Artes Visuais da USP. Foi diretor da Pinacoteca de São Paulo (2015-17) e do Museu de Arte Contemporânea da USP (2010-14) e curador-chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo (1996-2000). É autor de vários livros sobre História e Crítica da Arte, entre eles “Arte Internacional Brasileira, com textos sobre os principais artistas do movimento modernista e da arte contemporânea produzida no Brasil’.

Kelly Quirino é autora do artigo Novo ano, vidas negras continuam sendo interrompidas pelo racismo. É doutora em Comunicação pela Universidade de Brasilia (UnB), Mestre em Comunicação Midiática e Jornalista Diplomada pela Universidade Estadual Paulista. Pesquisa jornalismo, relações raciais e diversidade.

Privacy Preference Center