RPD || Autores – Edição 36 (Outubro – 2021)

Entrevista_especial_Alexandre_Saraiva_fotodoentrevistado

Foto: Reprodução/Roda VIva/TV Cultura

Alexandre Saraiva é o entrevistado especial desta 36 edição da Revista Política Democrática Online. É delegado da Polícia Federal. Ex-superintendente dos estados do Amazonas, Roraima e Maranhão. Doutor em Ciências Ambientais e Sustentabilidade da Amazônia (UFAM). Professor da Academia Nacional da Polícia Federal na disciplina Crimes Ambientais.

Caetano Araújo é umdos entrevistadores do delegado Alexandre Saraiva. É graduado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1976), mestre (1980) e doutor (1992) em Sociologia pela mesma instituição de ensino. Atualmente, é diretor-geral da FAP e Consultor Legislativo do Senado Federal. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica e Sociologia Política.

Bazileu Margarido entrevistadores do delegado Alexandre Saraiva. É engenheiro de produção e mestre em economia. Foi presidente do Ibama (2007-2008), secretário de Fazenda de São Carlos-SP (2001-2002), chefe de gabinete da ministra de meio ambiente Marina Silva de 2003 a 2007 e atualmente é assessor econômico da liderança na Rede no Senado.

André Amado é um dos entrevistadores do delegado Alexandre Saraiva. É escritor, pesquisador, embaixador aposentado e diretor da revista Política Democrática On-line. É autor de diversos livros, entre eles, A História de Detetives e a Ficção de Luiz Alfredo Garcia-Roza.

Autor do artigo A CPI que fez a diferença, Alessandro Vieira é senador da República (Cidadania-SE). Integra o Movimento Acredito e o RenovaBR. Pautou sua campanha política no combate à corrupção e é um dos senadores que mais se destacaram nas sessões da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.

Autor do artigo O que setembro nos revelou?, Alberto Aggio é é historiador, professor titular da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e responsável pelo Blog Horizontes Democráticos.

Cleomar Almeida é autor da Reportagem Especial Covid-19 pode se tornar endemia e continuar entre pessoas em menor escala. É graduado em jornalismo, produziu conteúdo para Folha de S. Paulo, El País, Estadão e Revista Ensino Superior, como colaborador, além de ter sido repórter e colunista do O Popular (Goiânia). Recebeu menção honrosa do 34° Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e venceu prêmios de jornalismo de instituições como TRT, OAB, Detran e UFG. Atualmente, é coordenador de publicações da FAP.

JCaesar é o autor da charge da Revista Política Democrática Online. É o pseudônimo do jornalista, sociólogo e cartunista Júlio César Cardoso de Barros. Foi chargista e cronista carnavalesco do Notícias Populares, checador de informação, gerente de produção editorial, secretário de redação e editor sênior da VEJA. É autor da charge publicada pela Revista Política Democrática Online.

Fernando Menezes de Almeida é autor do artigo Os 60 anos da fapesp. É professor titular da Faculdade de Direito da USP e diretor administrativo da FAPESP

Julia Braga é autora do artigo Inflação de commoditites e dólar. É professora associada da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e diretora da Associação Keynesiana Brasileira

Autor do artigo Lições do Afeganistão pós-americano, Gulherme Casarões é é doutor e mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (Programa SAN Tiago Dantas). Leciona Relações Internacionais na Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP)e na FGV-SP. Pela Contexto é autor do livro Novos olhares sobre a política externa brasileira.

Autora do artigo Que projeto de país temos para o futuro?, Kelly Quirino é doutora em Comunicação pela Universidade de Brasilia (UnB), Mestre em Comunicação Midiática e Jornalista Diplomada pela Universidade Estadual Paulista. Pesquisa jornalismo, relações raciais e diversidade.

Jornalista e escritor, Henrique Brandão é autor do artigo Salve o eterno Zé Kéti!

Zulu Araújo é diretor geral na Fundação Pedro Calmon. É arquiteto, produtor cultural e militante do movimento negro brasileiro, ex-diretor da Casa da Cultura da América Latina/UnB e ex-presidente da Fundação Cultural Palmares. É autor do artigo Faremos Palmares de novo.

Professor Titular da EBAPE/FGV , Octavio Amorim Neto é autor do artigo Bolsonaro, militares e democracia.