RPD || Autores – Edição 26

Alberto Aggio
Historiador e professor titular da Unesp (universidade Estadual Paulista).

Bazileu Margarido
Engenheiro de produção e mestre em economia. Foi presidente do Ibama (2007-2008), secretário de Fazenda de São Carlos-SP (2001-2002), chefe de gabinete da ministra de meio ambiente Marina Silva de 2003 a 2007 e atualmente é assessor econômico da liderança na Rede no Senado.

Ciro Gondim Leichsenring
Psicólogo, atuou por mais de 40 anos com pesquisas de mercado e opinião e foi presidente do Conselho da Sociedade Brasileira de Pesquisas de Mercado e vice-presidente executivo da mesma instituição. Em 1974, começou sua militância no então PCB, que evoluiu para PPS e, posteriormente, Cidadania.

Dora Kaufman
Doutora em Mídias Digitais pela USP, pós-doutora pela COPPE-UFRJ e pesquisadora dos impactos sociais de Inteligência Artificial em seu pós-doutorado no Centro de Tecnologias da da Inteligência e Design Digital (TID D|PUC-SP), sob supervisão de Lucia Santaella, e participa do grupo de IA do Instituto de Estudos Avançados e do Centro de Pesquisa Atopos, ambos da USP.

Henrique Brandão
Jornalista

Hussein Kalout
Cientista Político, professor de Relações Internacionais, pesquisador da Universidade Harvard e ex-secretário especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (2016-2018).

João Trindade
Consultor Legislativo do Senado Federal. Mestre (Instituto Brasiliense de Direito Público) e doutorando.

Jorio Dauster
Diplomata, empresário e tradutor brasileiro. Foi, entre outros cargos, secretário no consulado do Brasil em Montreal e nas embaixadas em Praga e Londres, presidente do Instituto Brasileiro do Café e da Companhia Vale do Rio Doce e embaixador do Brasil junto à União Europeia.

José Álvaro Moisés
Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP) e Coordenador do Grupo de Trabalho sobre a Qualidade da Democracia do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP

Paulo Fábio Dantas Neto
Doutor em Ciência Política, bacharel em Ciências Econômicas e mestre em Administração. É professor da FFFCH/UFBA, onde atua como docente no Departamento de Ciência Política e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e, como pesquisador, no Centro de Recursos Humanos (CRH). Foi Vereador em Salvador (1983-1988), deputado estadual (1989) e secretário municipal de Educação (1994).

Paulo Ferracioli
Engenheiro, mestre em economia e especialista em Relações Internacionais. Professor-convidado da FGV desde 2005. Membro de Conselhos da FIESP, FIRJAN e AEB, e membro do GT Manufaturas do CEBRICS.

Raul Jungmann
Ex-Deputado Federal, ministro da Reforma Agrária, Defesa Nacional e Segurança Pública.

Rodrigo Augusto Prando
Professor e Pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Sociologia, pela Unesp.

Zulu Araújo
Arquiteto, gestor cultural, mestre em Cultura e Sociedade, ex-presidente da Fundação Palmares, diretor-geral da Fundação Pedro Calmon/Secult/Ba e militante do Movimento Negro Brasileiro.

Privacy Preference Center