Revista online | Veja lista de autores da edição 48 (outubro/2022)

Confira os autores da edição 48 (outubro/2022) da revista Política Democrática online

*Cristovam Buarque é autor do artigo E agora, Darcy?. Foi reitor da Universidade de Brasília (UnB) de 1985 a 1989. Foi governador do Distrito Federal de 1995 a 1998 e eleito senador pelo DF em 2002. Atuou como ministro da Educação de 2003 a 2004, no primeiro mandato de Lula. Foi reeleito em 2010 para o Senado pelo DF, com mandato até 2018.

*Wanessa Sabbath é autora do artigo Quilombos Urbanos: Identidade, resistência e patrimônio. É cantora, compositora, atriz e fundadora da Casa amarela quilombo, ocupação cultural que visa abrir espaço à cultura afro-brasileira integrando as periferias ao centro da cidade utilizando a arte como transformador social.

*Eduardo Rocha é autor do artigo Mercado informal e a recuperação fiscal. É economista pela Universidade Mackenzie, com pós-graduação em Economia do Trabalho pela Unicamp.

*Raquel Nascimento Dias é autora do artigo Cotas de gênero na política: como avançar para garantir a participação das mulheres. É ativista social e Gestora Pública. Atualmente Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município de Cascavel/Ceará e Diretora Pedagógica e de Articulação Social da Plataforma Àwúre Educa e Membra do Comitê Técnico do GT Povos Tradicionais do MPT.

*Lilia Lustosa é autora do artigo Um tsunami chamado Godard. É crítica de cinema e doutora em História e Estética do Cinema pela Universidad de Lausanne (UNIL), Suíça.

*André Lima é autor do artigo Luz (Verde) no fim do túnel? É advogado, ex-secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, colunista do Congresso em Foco e coordenador do projeto Radar Clima e Sustentabilidade, do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS).

*Bazileu Margarido é autor do artigo Luz (Verde) no fim do túnel? É engenheiro de produção e mestre em economia. Foi presidente do Ibama, entre 2007-2008, secretário de Fazenda de São Carlos, São Paulo, em 2001 e 2002 e chefe de gabinete da ministra de meio ambiente Marina Silva de 2003 a 2007.

*Delmo Arguelhes é autor do artigo A economia política dos corpos. É doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB), com estágio pós-doutoral em estudos estratégicos na Universidade Federal Fluminense (UFF). É pesquisador associado sênior do Núcleo de Estudos Avançados do Instituto de Estudos Estratégicos (NEA/INEST) da UFF.  Autor do livro Sob o céu das Valquírias: as concepções de honra e heroísmo dos pilotos de caça na Grande Guerra (1914-18).

Roberto Freire é o entrevistado especial da revista de outubro Roberto Freire: “Votar em Lula é salvar a democracia”. É presidente nacional do Cidadania, advogado, ex-senador, ex-deputado federal e foi candidato a presidente da República em 1989 pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Paulo César Nascimento é o autor do artigo A identidade imperial russa e a guerra na Ucrânia. É cientista político, formado pela Universidade de Brasília (UnB).

*Leone Campos de Sousa é a autora do artigo A identidade imperial russa e a guerra na Ucrânia. É socióloga, graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

*A Fundação Astrojildo Pereira detém os direito do editorial da revista de outubro (edição 48): As três frentes do segundo turno

* JCaesar é o autor da Charge sobre propaganda eleitoral. É pseudônimo do jornalista, sociólogo e cartunista Júlio César Cardoso de Barros. Foi chargista e cronista carnavalesco do Notícias Populares, checador de informação, gerente de produção editorial, secretário de redação e editor sênior da VEJA. É autor da charge publicada pela Revista Política Democrática Online.

Veja todos os artigos desta edição da revista Política Democrática online