Retrospectiva 2017 da FAP

O ano de 2018 também será marcado por diversas ações que vão reforçar a linha de atuação da Fundação Astrojildo Pereira (FAP).
fap_2017a1

O ano de 2018 também será marcado por diversas ações que vão reforçar a linha de atuação da Fundação Astrojildo Pereira (FAP)

Por Germano Martiniano

O ano de 2017 da Fundação Astrojildo Pereira (FAP) foi marcado, principalmente, por realizações voltadas para promover o debate político democrático e ampliar a atuação da FAP pelo Brasil afora. O ano também marcou o início da atuação da nova diretoria, eleita para o biênio 2017-2018, a qual tem o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) como presidente do Conselho Curador. Luiz Carlos Azedo, jornalista, eleito como diretor-geral da Fundação, coordenou as principais mudanças e projetos da Fundação neste ano, os quais terão sequência em 2018.

O senador Cristovam Buarque destaca dois lançamentos realizados pela FAP como fundamentais na atuação da Fundação em 2017: a reinauguração do Espaço Arildo Dória, da Biblioteca Salomão Malina e do Cineclube Vladimir de Carvalho e o lançamento da coletânea “Brasil, Brasileiros – Por que Somos assim?”, considerada por ele como uma obra marcante para o debate em busca de país mais justo, igualitário e democrático. “Nós realizamos várias reuniões muito positivas do Conselho Curador e inauguramos um espaço maravilhoso, muito agradável, muito interessante, no Conic. É um espaço de muita importância. Acho que foi, inclusive, a ação mais importante feita pela Fundação neste ano”, avalia.

De acordo com o presidente do Conselho Curador da FAP, a importância da revitalização do Espaço Arildo Dória, da Biblioteca Salomão Malina e do Cineclube Vladimir de Carvalho reside no fato de ser um espaço permanente. “Vai trazer um retorno muito grande para o debate na cidade, principalmente agora que teremos de decidir tantas coisas importantes para o país. É um espaço que vai dar muito retorno para todos nós”, completa.

Cristovam Buarque ressalta, ainda, o importante papel que o novo espaço da FAP no Conic terá no próximo ano: “Ele será fundamental para debater o futuro do Brasil”, avalia. “Temos de usar esse novo espaço criado pela FAP para debater o futuro do Brasil. Do Brasil que queremos apresentar durante a campanha de 2018 aos candidatos, caso o PPS não venha a ter um candidato próprio à Presidência da República, por exemplo. Esse espaço será perfeito para o PPS mostrar suas propostas para o Brasil”, acredita.

“Quando olho os outros partidos, os outros candidatos, vejo somente tentativas de ganhar a eleição para o nome, não para ganhar o plebiscito de um novo País, de um novo Brasil. Devemos formular nossa proposta. O PPS é o partido que pode trazer estas propostas. Por isso devemos formulá-las, caso venhamos a apoiar algum candidato”, acredita o presidente do Conselho Curador da Fundação Astrojildo Pereira.

Destaques
“Destaco a revitalização do Espaço Arildo Dória e da Biblioteca Salomão Malina; os Encontros de Jovens Lideranças na Colônia Kinderland (RJ) e o Seminário Internacional realizado em parceria com o Instituto Teotônio Vilela (ITV), por exemplo, cuja realização foi uma iniciativa da FAP”, ressalta Luiz Carlos Azedo.

De acordo com o diretor-geral da FAP, o ano de 2018 também será marcado por diversas ações que vão reforçar a linha de atuação da fundação, centrada na interlocução com a intelectualidade democrática e progressista, a formação política e a produção de conhecimento sobre a realidade brasileira e mundial. “Em março, faremos a conferência sobre a Nova Agenda do Brasil; no segundo trimestre, reativaremos a Academia Digital Itamar Franco. Também pretendemos promover o III Encontro de Jovens, um encontro da Igualdade e outro da Diversidade.”

Redes sociais
A Fundação Astrojildo Pereira atuou fortemente para marcar sua presença nas redes sociais durante o ano de 2017. Até dezembro foram realizadas mais de 80 transmissões ao vivo no canal da FAP no Facebook (www.facebook.com/facefap), por exemplo, além da divulgação também por meio do Twitter. Entre os eventos transmitidos ao vivo estão os dois encontros de Jovens Lideranças, ambos realizados no Rio de Janeiro; o Seminário “Um Pouco de Gramsci não faz mal a ninguém”, evento realizado em parceria com a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro; o Seminário Internacional em parceria com o Instituto Teotônio Vilela (ITV), em São Paulo; e a reinauguração do Espaço Arildo Dória, da Biblioteca Salomão Malina e do Cineclube Vladimir de Carvalho, no Conic, em Brasília.

Ao todo, com as transmissões ao vivo no Facebook, foram alcançados mais de 87 mil usuários únicos e alcançadas mais de 129 mil impressões (confira o relatório na íntegra ao final do texto ou faça o download clicando aqui).

 

Retrospectiva 2017 da FAP em vídeo

 


Os principais acontecimentos da FAP em 2017

 

Janeiro
– Há quem diz que o Brasil começa funcionar apenas depois do carnaval. Não na FAP. Os trabalhos foram iniciados logo no começo do ano, com diversas ações importantes, como o início da reforma da Biblioteca Salomão Malina; a reunião dos conselheiros de São Paulo com o embaixador Andre Amado para discutir a pauta do Seminário Internacional e a escolha do local e preparação do Encontro de jovens.

 

Fevereiro
– Há quem diz que o Brasil começa funcionar apenas depois do carnaval. Não na FAP. Os trabalhos foram iniciados logo no começo do ano, com diversas ações importantes, como o início da reforma da Biblioteca Salomão Malina, que teve o projeto da reforma arquitetônica doado pelo arquiteto Bruno Fernandes, da Archi5; a reunião dos conselheiros de São Paulo com o embaixador Andre Amado para discutir a pauta do Seminário Internacional e a escolha do local e preparação do Encontro de jovens.

 

Março
– Em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a FAP promoveu, em Recife (PE), um seminário para relembrar os 200 anos da Revolução Pernambucana de 1817, considerada um dos mais importantes movimentos contestatórios do período colonial brasileiro e que teve inúmeras consequências para o País. O senador Cristovam Buarque, natural da cidade, foi o destaque da mesa.

– A FAP também realizou, em Brasília, a primeira de duas reuniões ordinárias do Conselho Curador em 2017 para examinar, dentre outros assuntos, a prestação de contas do ano de 2016.

– Neste mês também foi lançada a edição Nº 47, Ano XVI, da Revista Política Democrática, com o tema “A Democracia Sob Ataque”.

 

Abril
– Com apoio do PPS, a Fundação realizou o Seminário Sindical “O Novo Mundo do Trabalho”, que debateu as novas relações de trabalho e as reformas da Previdência e trabalhista propostas pelo governo Michel Temer. O evento contou com a participação de sindicalistas e militantes históricos do PPS. Participaram dos debates, entre outros, o líder da bancada do PPS, deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA); Everardo Maciel, ex-secretário da Receita Federal durante os governos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2003) e o deputado estadual Davi Zaia (PPS-SP), que exercia a presidência nacional do PPS interinamente.

– Em Brasília, foi realizado o seminário Mulheres na Política, com apoio da Coordenação Nacional de Mulheres do PPS. O tema discutido foi “Propostas para avançar com as mulheres no Parlamento”. Temas como a questão do espaço feminino no Legislativo e a violência contra a mulher também foram tratados no debate.

 

Maio
– A FAP participou do Seminário de Combate à LGBTfobia, evento realizado em homenagem ao Dia Internacional de Combate à Homofobia, celebrado em todo o mundo no dia 17 de maio. A FAP fez cobertura ao vivo do evento e foi representada pelo presidente de seu conselho curador, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF).

– Alberto Aggio e Luiz Sérgio Henriques, dirigentes da FAP e especialistas em Gramsci no Brasil, representaram a Fundação e integraram a mesa do Seminário Hegemonia e Modernidade, em Roma, Itália, no momento em que se completava os 80 anos da morte de Antonio Gramsci, uma das referências essenciais do pensamento de esquerda no século 20 e co-fundador do Partido Comunista Italiano.

 

Junho
– A FAP participou da 33ª Feira do Livro de Brasília. Na ocasião, a Fundação montou seu próprio estande, onde doou livros de produção própria, como os do historiador Alberto Aggio, que esteve no local para sessão de autógrafos de Um Lugar no Mundo – Estudos de história política latino-americana. No total, 5.010 livros de diversos autores publicados pela FAP foram doados, o que ratifica o sucesso do estande.

 

Julho
– Dinâmico e interativo, o novo portal da FAP foi lançado em julho, com o objetivo de se integrar fortemente às redes sociais da Fundação e reforçar o relacionamento com o público.

– Depois de ótimos resultados no I Encontro de Jovens Lideranças, a FAP decidiu realizar o II Encontro, no mesmo lugar, a Colônia Kinderland no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de 120 jovens de todo o país, além de dirigentes do PPS, como o deputado federal Roberto Freire (PPS-SP), presidente nacional do partido; conselheiros e diretores da Fundação Astrojildo Pereira, além de palestrantes convidados. Foram cinco dias em que os jovens puderam ficar imersos em cursos e palestras voltados para a formação política de cada um dos participantes.

– Em julho também foi lançada a edição Nº 48, Ano XVI, da Revista Política Democrática, que teve o tema “A Crise Parece Não Ter Fim”.

 

Agosto
– Realizado pela FAP em parceria com a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro, o evento “Um pouco de Gramsci não faz mal a ninguém” lembrou os 80 anos da morte do filósofo italiano e destacou a discussão em torno da democracia politica, valor presente em sua obra.

– Com apoio da FAP, a Roda Democrática, grupo de discussão em defesa da ordem democrática, da constituição e do republicanismo, da qual participam vários dirigentes da fundação, organizou debates no Rio de Janeiro e em São Paulo.

– O mês também foi marcado pela realização de uma campanha de doação de livros pela FAP, com o objetivo de obter exemplares para enriquecer o acervo original da biblioteca Salomão Malina, último secretário-geral do PCB. Entre as doações recebidas pela Fundação, destacam-se o arquivo do deputado federal Roberto Freire, presidente nacional do PPS, e das bibliotecas do Sergio Besserman, de Cézar Rogélio Vasquez e Jorge Oliveira, além das doações realizadas por Arlindo Fernandes e Everardo Maciel.

 

Setembro
– Em parceria inédita com o Instituto Teotônio Vilela (ITV) e a intermediação do embaixador André Amado, a FAP realizou, em São Paulo, o Seminário Internacional “Desafios políticos de um mundo em intensa transformação”, que discutiu temas de grande importância para o Brasil e o mundo. O Seminário teve entre seus debatedores nomes reconhecidos nacionalmente e internacionalmente, como o do ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso, Geraldo Alckmin, governador de São Paulo e Adrian Wooldridge (Coautor de A Quarta Revolução), entre outros importantes convidados.

– Juntamente com a Livraria Cultura, a FAP promoveu, em Brasília, o lançamento do livro “Caminhos da Esquerda – Elementos para uma reconstrução”, do filósofo Ruy Fausto. O evento contou com uma mesa de debate com o autor da obra, o sociólogo Caetano Araújo e o presidente do Conselho Curador da FAP, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF).

– O grupo Roda Democrática organizou sua terceira edição de discussões em torno da realidade brasileira, desta vez, em Brasília (DF).

 

Outubro
– Em parceria com a Verbena Editora, a FAP lançou o livro “O impeachment de Dilma Rousseff – Crônicas de uma queda anunciada”, de autoria do jornalista Luiz Carlos Azedo, colunista de política dos jornais Correio Braziliense e Estado de Minas. O evento teve sessão de autógrafos com o autor e foi realizado em Brasília. No livro o autor faz uma análise refinada de um dos períodos mais conturbados da história democrática do nosso país.

 

– Também foi lançado o livro – A Gestão Compartilhada Em Vitória – ES, em Vitória. A obra, mais uma publicação da FAP, faz um resumo da gestão do prefeito Luciano Rezende, 2013-2016, que é referência para todo o Brasil.  A obra mostra os resultados, evidentes, alcançados em apenas quatro anos de administração e preponderantes para a conquista do segundo mandato para Luciano Rezende como prefeito de Vitória, capital do Espírito Santo. Para além da disputa eleitoral, no entanto, há uma grande história de inovação nos bastidores dessa trajetória.

 

– Reunião de diretoria da FAP para a apresentação do projeto de revitalização da Biblioteca Salomão Malina e Espaço Arildo Dória.

Neste ano que foi celebrado os 100 anos da Revolução Russa, a FAP foi representada por seu dirigente e historiador, Alberto Aggio, no Seminário internacional “100 anos da Revolução Russa e a América Latina” em São Petersburgo, Rússia.

 

Novembro
– Dando continuidade na roda de discussões sobre a realidade social brasileira, o grupo Roda Democrática organizou sua quarta edição. A cidade escolhida foi Recife (PE).

– Continuidade do lançamento do livro “O impeachment de Dilma Rousseff – Crônicas de uma queda anunciada”, de autoria do jornalista Luiz Carlos Azedo, colunista de política dos jornais Correio Braziliense e Estado de Minas. Desta vez, os lançamentos foram no Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória.

 

Dezembro
– O ponto alto do mês foi a reinauguração do Espaço Arildo Dória, da Biblioteca Salomão Malina e do Cineclube Vladimir de Carvalho, que foram reformados, revitalizados e reinaugurados pelo deputado federal Roberto Freire (PPS-SP), presidente nacional do PPS, com a presença de Pedro Malina, filho de Salomão Malina. O Espaço ganhou instalações mais adequadas, inclusive para cadeirantes e idosos, à realização de cursos, palestras, debates e eventos, com um auditório para 65 pessoas; aberta ao público, a biblioteca foi ampliada e atualizada, com doações importantes (acervos das bibliotecas pessoais de Roberto Freire, Sergio Besserman, Cézar Rogélio Vasquez, Jorge Oliveira, Arlindo Fernandes e Everardo Maciel) e o cineclube ganhou equipamentos modernos de projeção e de som. O evento contou com a participação de dirigentes históricos do PPS, oriundos do antigo PCB, entre os quais o próprio Arildo Dória.

 

 

– Também houve o lançamento da edição Nº 49, Ano XVI, da Revista Política Democrática: “O Imprevisível 2018”.

– E o grupo Roda Democrática pela primeira vez se reuniu no revitalizado Espaço Arildo Doria, com a participação de mais de 50 intelectuais de Brasília.

– A FAP encerrou o seu ano editorial em grande estilo, com mais uma publicação, o livro: “Brasil, Brasileiros – Por que Somos assim?”, organizado e publicado pela FAP e pela Verbena Editora. O lançamento ocorreu na sede da Fundação FHC, em São Paulo, e foi antecedido de um diálogo entre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador Cristovam Buarque (PPS-DF).

 


Confira o relatório de audiência da FAP no Facebook

 

http://www.fundacaoastrojildo.com.br/2015/wp-content/uploads/2017/12/relatorio_audiencia_livestream_facefap_2017.pdf

Privacy Preference Center