Renato Janine Ribeiro fala sobre os rumos da ciência no Brasil; ouça podcast

WhatsApp-Image-2021-07-02-at-09.11.48

Negacionismo, campanhas ostensivas e ameaçadoras contra pesquisadores e corte de verbas: a ciência no Brasil enfrenta sérios desafios nada científicos. Mesmo ajudando a salvar vidas neste período de pandemia, a comunidade científica briga, por exemplo, apenas para expor a verdade.

Para analisar o assunto de forma mais profunda, o podcast da Fundação Astrojildo Pereira entrevista o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, professor da Universidade de São Paulo (USP) e presidente eleito da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Fundada em 1948, a SBPC é a maior entidade representativa da ciência no país e conta com cerca de 3.500 sócios e 165 entidades afiliadas.

Ouça o podcast!

A importância de investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), os riscos do negacionismo para o meio ambiente e a ineficiência do governo federal na gestão da educação durante a pandemia estão os temas do programa. O episódio conta com áudios do Jornal da Band, Rede TVT, SBT Pará, Profissão Repórter, DW Brasil e Jornal Nacional, da TV Globo.

O Rádio FAP é publicado semanalmente, às sextas-feiras, em diversas plataformas de streaming como Spotify, Youtube, Google Podcasts, Ancora, RadioPublic e Pocket Casts. O programa tem a produção e apresentação do jornalista João Rodrigues. A edição-executiva é de Renato Ferraz.