#ProgramaDiferente: Luciano Huck é atração da Brazil Conference e parece candidatíssimo à sucessão de Jair Bolsonaro

programadiferente

#BlogCidadania23 e o #ProgramaDiferente acompanham mais um dos tradicionais encontros anuais de líderes, personalidades e representantes da diversidade social, política e econômica na #BrazilConference19, que está acontecendo de sexta-feira a domingo, 5 a 7 de abril, em Boston, nos Estados Unidos, com o tema #JuntosSomosMais.
Um dos destaques, pela terceira vez na Brazil Conference, é o apresentador de TV e ativista dos movimentos pela renovação da política, Luciano Huck, cuja participação você assiste aqui na íntegra. Ele fala sobre a importância do evento para a discussão de ideias e debates aprofundados sobre a situação brasileira, elege a Educação como prioridade para o futuro e também não esconde suas opiniões sinceras e polêmicas sobre o momento do País.
Entre os palestrantes deste ano estão os ministros Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso, do STF; a procuradora-Geral da República Raquel Dodge;  o vice-presidente da República General Hamilton Mourão; o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; os ex-candidatos Ciro Gomes (PDT), Henrique Meirelles (MDB) e Geraldo Alckmin (PSDB); entre outras personalidades.

Cotado antes das eleições de 2018 para uma possível candidatura à Presidência da República, o apresentador Luciano Huck não nega nem confirma seus planos eleitorais. Mas dá pistas. “Quando a gente abre a caixinha para pensar políticas públicas, é difícil voltar atrás”, disse.

Ele comentou a sua participação nos chamados movimentos cívicos, como o Renova e o Agora, que elegeram vários dos candidatos que apoiaram.”Para mim, seria muito mais confortável ficar protegido nos muros do Projac (complexo de produções da Rede Globo) ou da minha casa”, afirmou. “Mas não é isso que vou fazer e estou fazendo. Quero ser um cidadão cada vez mais ativo.”
O apresentador e presidenciável em potencial criticou a elite brasileira: “Adora reclamar, mas na hora de botar a mão na massa, todo mundo sai correndo”. Huck convocou todos a “colocarem a mão na massa” e não “torcerem o nariz” em discussões sobre o abismo social que divide brasileiros ricos e pobres.
“A gente não pode fugir dessa discussão da redução da desigualdade. Muitas vezes você fala e as pessoas fazem cara feia. ‘Ah, mas não é assim, não pode usar esse termo’. Claro que pode.” Repetiu que já viajou o Brasil inteiro nos últimos 20 anos,“dois ou três Estados por semana”. Nas viagens, ele diz, aprendeu a se “preocupar com a geladeira das pessoas”.
O apresentador não fugiu da polêmica direita x esquerda, ou capitalismo x comunismo, que voltou à pauta do dia. Comentou em tom crítico: “Eu desconheço qualquer sistema que tenha sido mais eficiente que o capitalismo para resgatar gente da pobreza. Comunismo não deu certo. O capitalismo é incrível, mas é que nem uma fera, um leão. Se você não domar ele direito, ele vai nos devorar.”
“Eu super apoio teses liberais para a economia. Mas acho que as teses liberais por si só não vão puxar para a sociedade a dona Marlene, de 46 anos, semi-analfabeta, morando com 6 filhos no sertão do Cariri”, afirmou. “Ela vai precisar de rede de proteção social.”
Em referência direta ao governo de Jair Bolsonaro, criticou o ministro da Educação,Ricardo Vélez Rodriguez, enquanto comentava as próprias visitas que faz a escolas públicas pelo país. “Quando você conversa com pessoas e institutos e fundações, tem tanta gente legal. É só colocar em prática”, disse. E completou: “Não é o que a gente está vendo do nosso ministro da Educação. Não vou entrar em política, mas não dá.”
Em outra breve referência ao governo, ele criticou a defesa à posse ou porte de armas. “Isso não vai resolver problema nenhum de violência, só vai matar mais gente”. É isso aí, Luciano Huck! Sensato, equilibrado, candidatíssimo e muito bem preparado. A anos-luz desses lunáticos, atuais inquilinos do poder. Seja bem-vindo.