Nesta semana, o #ProgramaDiferente, da TVFAP.net, entrevista o jornalista e cartunista Gilberto Maringoni, que é também professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC e foi o candidato do PSOL ao Governo do Estado de São Paulo nas eleições de 2014. Ele fala sobre a situação do país, a crise do governo Dilma, as manifestações pró e contra o PT, esquerda x direita e a política no Brasil e no mundo.
Na segunda parte do programa há o debate “Diálogo por São Paulo”, que reúne lideranças políticas e representantes do PPS, do PSB, do PV e da Rede Sustentabilidade em busca de uma cidade mais justa, dinâmica, eficiente e refratária ao aparelhamento e à falta de transparência no trato com a coisa pública. Um passo adiante para a construção de uma São Paulo mais moderna e acolhedora.
Por iniciativa destes quatro partidos e dos vereadores paulistanos Ricardo Young, Gilberto Natalini e Eliseu Gabriel, foram apresentados painéis temáticos (desenvolvimento sustentável, agenda ambiental, agenda social e governança democrática), que contaram com a participação, entre outros, do vice-governador paulista, Marcio França, do porta-voz nacional da Rede, Bazileu Margarido, e do secretário do Meio Ambiente de Campinas,Rogerio Menezes.
A prioridade é formar um novo bloco de forças políticas e sociais que apresentem propostas alternativas viáveis para dar início ao esperado período “pós-PT” em São Paulo e no Brasil. A partir daí surgirão os nomes para representar esta proposta nas urnas, mas os candidatos a prefeito e vice-prefeito devem ser consequência deste debate e dessa construção política, em vez de serem impostos por dirigentes partidários, como normalmente ocorre.
É essa construção programática que está proposta. Será viável? Assista.