Presidente de honra do PPS comemora 105 anos

Homenagem à Antônio Ribeiro Granja, o militante mais antigo do partido, acontecerá neste domingo (29), no Rio de Janeiro.
Foto: Álbum de família
Foto: Álbum de família

Homenagem à Antônio Ribeiro Granja, o militante mais antigo do partido, acontecerá neste domingo (29), no Rio de Janeiro

Uma vida dedicada às lutas sociais, à liberdade e à democracia no Brasil. Poucos políticos brasileiros possuem uma história de vida tão marcante e voltada à militância política como Antônio Ribeiro Granja, presidente de honra PPS. Aos 105 anos, Antônio Granja receberá uma homenagem de familiares e amigos neste domingo (29), em Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro.

Conhecido por sua coerência política, persistência na luta, além de uma grande alegria de viver, Granja filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), em 1934. Natural de Exu (PE), a mesma cidade em que nasceu o rei do baião, Luiz Gonzaga, Granja foi para o Espírito Santo aos 21 anos. Foi destaque como um dos vereadores mais votados para a Câmara de Cariacica, município da Região Metropolitana de Vitória.

Após o golpe de 1964, Granja atuou na mais absoluta clandestinidade, sem deixar o país. Depois da anistia, morou em Praga, na antiga Tchecoslováquia (atual República Tcheca), onde foi representante brasileiro na Revista Internacional. Era uma publicação que congregava os partidos comunistas todo o mundo, editada também no Brasil com o título Problemas da paz e do socialismo.

De origem camponesa, Granja sempre se notabilizou pela modernidade de suas ideias e até hoje colabora com o crescimento do PPS. Em singela homenagem, a Fundação Astrojildo Pereira deixa aqui um poema de Bertolt Brecht que resume sua importância para nós:

OS QUE LUTAM
Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.

Privacy Preference Center