Podcast especial analisa o legado de Pelé, o Rei do Futebol

Os jornalistas Álvaro Silva e Henrique Brandão falam sobre a trajetória de Edson Arantes do Nascimento, um rei dentro e fora de campo
Arte: João Rodrigues/FAP

João Rodrigues, da equipe da FAP

O maior atleta do Século 20, o maior jogador de futebol da história, o maior brasileiro de todos os tempos. Edson Arantes do Nascimento morreu, mas o legado de Pelé será eterno. O Rei do Futebol usou a fama também para trabalhar por causas nas quais acreditava, desde a paz mundial até os direitos da criança e o combate à pobreza.

Para analisar, a trajetória de Pelé dentro e fora de campo, o podcast desta semana da Fundação Astrojildo Pereira (FAP) conversa com Álvaro Silva e Henrique Brandão. Capixaba de Vitória, jornalista e escritor, Álvaro José dos Santos Silva é membro da Academia Espírito-santense de Letras. Carioca, jornalista e escritor, Henrique Brandão é fundador do bloco Simpatia É Quase Amor e autor do romance Coração Vagabundo, publicado pela Editora Ponteio.

O combate ao racismo protagonizado pele Rei do Futebol, a importância histórica da Lei Pelé para o esporte brasileiro e as relações de Pelé com a política também estão entre os temas do programa. O episódio conta com áudios do Plantão da Globo, Jornal da Band, Jornal da Record, DW Brasil e da narração de Edson Leite do 1º gol de Pelé na Final da Copa do Mundo de 1958.

O Rádio FAP é publicado semanalmente, às sextas-feiras, em diversas plataformas de streaming como Spotify, Youtube, Google PodcastsAnchorRadioPublic e Pocket Casts. O programa tem a produção e apresentação do jornalista João Rodrigues.

RÁDIO FAP