RELATÓRIO DO SEMINÁRIO
DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

QUINQUÊNIO 2022-2027

Objetivos

Com a finalidade de elaborar o Planejamento Estratégico da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), com as escolhas dos eixos de atuação e das atividades a serem desenvolvidas pela entidade durante o quinquênio 2022-2027 e atender à manifestação ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), reuniram-se nos dias 3 e 10 de outubro e 3 de novembro de 2022, de forma virtual, membros do Conselho Curador, da Diretoria Executiva, do Conselho Consultivo, do Conselho Fiscal e funcionários.

Na primeira reunião, no dia 3 de outubro, foram apresentados os conceitos básicos para a elaboração de um planejamento estratégico. Na ocasião, foram reforçadas as bases do planejamento da FAP: a missão (qual a sua razão de ser), a visão (o que quer ser para a sociedade) e os valores (sentimentos que guiarão suas relações para atingir seus objetivos). Foi solicitado, ao final, que cada participante contribuísse com sua percepção sobre forças e fraquezas da instituição, além de oportunidades e ameaças percebidas no ambiente externo.

A segunda reunião, realizada no dia 10 de outubro, serviu para apresentar aos participantes a consolidação de como ficou a análise de cenário (Anexo A deste relatório), na visão do grupo, criando ambiente para então apresentarem diretrizes para o biênio 2021-2022. Ao final, foi fornecido formulário para que apresentassem suas sugestões de diretrizes para cada um dos eixos de atuação da FAP: formação política, interlocução com a área cultural e acadêmica, produção de conteúdo de análises sociais e políticas públicas. Além destes pontos, foram solicitados também projetos relativos a problemas específicos que foram desprezados pelo governo federal nos últimos quatro anos.

A terceira reunião, do dia 3 de novembro, serviu para apresentar a consolidação das ideias, sugestões, e está apresentada no Anexo B, que detalha as diretrizes destacadas pelos participantes. Um último formulário foi encaminhado após a reunião para que os participantes, com base nas diretrizes propostas, apresentassem sugestões de plano de ação que permitissem atingir os objetivos de cada diretriz. Com poucas manifestações e sugestões para os planos de ação, foi feito um resumo das diretrizes, transformadas em sugestão de plano de ação, o que deverá ser motivo para avaliação e aprimoramento pela diretoria, sugerindo uma ação imediata, até 30 dias da data de conhecimento deste relatório.

Planejamento estratégico

Para atender à sua missão, de tempos em tempos, as organizações reúnem seus membros e pessoas envolvidas no seu desenvolvimento para uma avaliação de suas atuações, definindo, revendo e atualizando suas diretrizes para atingir sua visão. Isto é, os objetivos que devem perseguir para realizarem sua missão.

O primeiro movimento para elaboração de um planejamento estratégico é a análise de cenário, para que a organização compreenda como está o seu ambiente interno e qual a situação que se insere no ambiente externo. A ferramenta utilizada é chamada de FOFA, em que são avaliadas suas forças e fraquezas (ambiente interno) e as oportunidades e ameaças (ambiente externo).

Como as questões estratégicas são complexas ou dependem de múltiplas áreas do conhecimento para sua solução, é importante o esforço colaborativo no processo de elaboração de estratégias. Para isto, é importante contar com as ideias de pessoas de formações e perspectivas diferentes que, além de fortalecer o esforço de elaboração de diretrizes, gera motivação, compromisso e responsabilidade na execução da estratégia para fazê-la dar certo.

A partir das diretrizes, são elaborados planos de ação, com definição de metas e prazos, que servem para manter o foco dos seus membros e a utilização coerente de seus recursos. Equipes são formadas para a execução dos planos, reuniões periódicas são realizadas para avaliação e correção de rumos. Essas ações, executadas de forma harmônica e cooperativa, são possíveis quando praticadas com os valores da organização, que no caso da FAP são: transparência, sustentabilidade, solidariedade, reformismo, ética, equidade, democracia e cosmopolitismo.

Documentos de referência

Missão

No art. 3º do estatuto da FAP descreve que “A Fundação é instituída para promover o estudo e a reflexão crítica da sociedade, de maneira a construir referencias teóricas e culturais relevantes para as lutas democráticas e progressivas da sociedade brasileira".

Promover o estudo e a reflexão crítica da sociedade, de maneira a construir referências teóricas e culturais relevantes para a defesa, consolidação e reforma do Estado Democrático de Direito.

Visão

Foi definida, como Visão da Fundação: Ser referência para a cultura e a política democrática no Brasil.

Planos de ação

A partir das Diretrizes, foi solicitado aos participantes propostas de Plano de Ação para cada um dos eixos de atuação da FAP e as propostas apresentadas, que servirão de base para a avaliação e implementação pela Diretoria Executiva estão apresentados no Anexo C.

Para cada Diretriz poderão ser elaborados tantos Planos de Ação quanto sejam necessários os quais devem definir claramente o Escopo (abrangência), Prazo, Custos, Indicadores, Períodos de Revisão e Avaliação, Definição de Equipe e em especial designar um Coordenador de Projeto que será o responsável pelo atingimento das metas.

Projetos

A partir dos objetivos estratégicos, serão elaborados os projetos para atendimento a cada um deles.

Para cada objetivo estratégico, poderão ser elaborados projetos necessários que deverão definir claramente escopo (abrangência), justificativa do projeto (importância e objetivos a alcançar), prazos, recursos, indicadores, períodos de revisão e avaliação, definição de equipe e, em especial, designar um coordenador de projeto, que será o responsável pelo cumprimento das metas.

A responsabilidade da definição dos projetos é da diretoria executiva, a partir das sugestões apresentadas pelos participantes que elaboraram este planejamento estratégico.

Projetos especiais

No biênio 2022-2024 oferece uma oportunidade para atuação da FAP de acordo com sua Visão de “ser referência para a cultura e a política democrática no Brasil”, com enfase dos principais desafios que enfrentamos nos dias atuais na sociedade brasileira, muito importantes para a política nacional, que são:

Além destes foi sugerido por outros particip​antes o seguinte:

Cuidado especial para implementação de plano de ação

Esta é uma história de quatro pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM.  Havia um trabalho importante a ser feito e TODO MUNDO tinha certeza de que ALGUÉM o faria. QUALQUER UM poderia tê-lo feito. Mas ninguém o fez. ALGUÉM zangou quando NINGUÉM fez quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.se porque era um trabalho de TODO MUNDO. TODO MUNDO, pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo. Ao final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM.

Considerações finais

Veja outros documentos