Partido ficou órfão sem Angela Merkel, analisa Gianluca Fiocco

Professor diz, em artigo, que o União Democrata Cristã (CDU) sofreu, nas eleições, com a ausência da ex-chanceler alemã
Foto: Ettore Ferrari/Pool/Reuters
Foto: Ettore Ferrari/Pool/Reuters

João Vitor*, da equipe FAP

Professor e pesquisador da Universidade Roma2, Gianluca Fiocco considera histórico o resultado das eleições na Alemanha que colocaram o partido União Democrata Cristã (CDU) em segundo lugar. “O afastamento da ex-chanceler Angela Merkel deixou o partido órfão de sua presença carismática e estabilizadora”, afirma o autor, em artigo publicado na revista Política Democrática online de novembro (37ª edição).

A revista é produzida e editada pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), sediada em Brasília. A entidade disponibiliza, gratuitamente, todo o conteúdo ao público, em seu portal, na versão flip. No artigo, Fiocco diz que a eleição foi particularmente ruim para o partido A Esquerda (Linke).

Clique aqui e veja a revista Política Democrática online de novembro

O pesquisador avalia como “significativa” a atitude de Merkel de visitar o primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, e o papa Francisco após as eleições. “A própria conexão Merkel-Draghi se revelou fundamental para o lançamento das políticas de auxílio do Banco Central Europeu que têm salvaguardado o euro e a solidez da UE”, ressalta.

Ao contrário da Alemanha, conforme acrescenta Fiocco, as eleições em níveis locais na Itália mostraram descontentamento com a dimensão administrativa e rachaduras gritantes na relação entre os cidadãos e as forças políticas. “Um observador autorizado como Sabino Cassese chegou à amarga conclusão de que todos perderam”, destaca o professor.

Ele diz que é um sinal de alerta a ser levado em conta frente a futuras eleições para a renovação do Parlamento. “Os dados estatísticos dos últimos anos indicam que existe um interesse pelas questões políticas em comparação com os de muitos parceiros europeus. Mas a confiança nos mecanismos e no valor da participação na vida política tem caído”, afirma.

Fiocco analisa que resultados da Itália premiaram claramente a centro-esquerda, ao passo que a direita sofreu duro golpe. “Nestes casos, é difícil, talvez impossível, estabelecer em que medida os fatores locais ou nacionais favoreceram o êxito. Talvez, não seja tão forçado dizer que fatores europeus também pesaram”, escreve o pesquisador.

O autor do artigo diz que a aposta europeísta em sair da crise sanitária, econômica e social desencadeada pela pandemia será impulsionada a depender do novo chanceler, eleito em 26 de setembro, Olaf Scholz.

Veja lista de autores da revista Política Democrática online de novembro

A íntegra do artigo de Gianluca Fiocco pode ser conferida na versão flip da revista, disponível no portal da FAP, gratuitamente.

A nova edição da revista da FAP também tem reportagem especial sobre as novas composições familiares e entrevista especial com o economista Bernard Appy, além de artigos sobre economia, cultura e política.

Compõem o conselho editorial da revista o diretor-geral da FAP, sociólogo e consultor do Senado, Caetano Araújo, o jornalista e escritor Francisco Almeida e o tradutor e ensaísta Luiz Sérgio Henriques. A Política Democrática online é dirigida pelo embaixador aposentado André Amado.

 *Integrante do programa de estágios da FAP, sob supervisão do jornalista Cleomar Almeida

Leia também:

Série da Netflix foge do “dramalhão” mexicano, diz Henrique Brandão

Especialista em Direito Desportivo vê possível solução para a ruína dos clubes de futebol

Procuradora vê riscos em tentativa de manter teto global de despesas

Economista da UFRN destaca importância de planejamento urbano

“Não estamos vivendo nada de novo no cinema”, diz especialista

Dívidas públicas podem custar 270 bilhões de reais, diz economista da UnB

“Lindolfo Hill foi símbolo da melhor utopia comunista”, diz professor

Defesa da democracia deve ser objetivo maior dos partidos, diz revista da FAP

“Precisamos amadurecer discussão da reforma do Imposto de Renda”

Veja todas as edições da revista Política Democrática online! 

Privacy Preference Center