Para Lira, Moro liquidaria CPI se revelasse ganhos em consultoria

Presidente da Câmara e líder do PT dizem que divulgação dos valores afastaria dúvidas

Monica Bergamo / Folha de S. Paulo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), avalia que o ex-juiz Sergio Moro poderia enterrar o movimento do PT para instalar uma CPI sobre a atuação dele no setor privado se revelasse seus ganhos na Alvarez & Marsal.

VIDRO

Pelo raciocínio de Lira, compartilhado com quem o procurou para falar da iniciativa do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) de coletar assinaturas pela criação da comissão, o presidenciável do Podemos enfraqueceria a ofensiva se publicasse a remuneração na consultoria, que é responsável pela recuperação judicial de empresas fragilizadas pela Operação Lava Jato.

NUNCA

Lira já criticou publicamente Moro e a Lava Jato, falando em “Estado policial”. Quando o STF (Supremo Tribunal Federal) anulou as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ele afirmou que o petista “pode até merecer” absolvição, mas o ex-magistrado, “jamais!”.

VEM AÍ

Questionado via assessoria, o presidente da Câmara não se manifestou. Moro tem repetido em entrevistas que prestará contas de sua remuneração na declaração de renda à Receita Federal e no registro da candidatura na Justiça Eleitoral. Diz ainda não ter nada a esconder.

LUZ DO DIA

O diagnóstico de que a divulgação dos valores afastaria dúvidas sobre o eventual conflito de interesses, já investigado pelo TCU (Tribunal de Contas da União), reverbera na Câmara. “Se ele fosse um cidadão de bem, vinha a público e apresentava todos os seus extratos bancários. Por que ele não faz isso?”, diz o líder da bancada do PT, Reginaldo Lopes (MG).

Fonte: Folha de S. Paulo
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2022/01/para-lira-moro-liquidaria-cpi-se-revelasse-ganhos-em-consultoria.shtml

Privacy Preference Center