O Globo: Vacinação contra Covid-19 é antecipada para esta segunda no Brasil

Mnistério da Saúde entrega doses da CoronaVac aos estados e autoriza começo da imunização em todo o país após encontro com governadores no aeroporto de Guarulhos.
Foto: Divulgação/FAB
Foto: Divulgação/FAB

Ministério da Saúde entrega doses da CoronaVac aos estados e autoriza começo da imunização em todo o país após encontro com governadores no aeroporto de Guarulhos

Dimitrius Dantas, O Globo

SÃO PAULO — O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou durante evento que marcou o início da distribuição da CoronaVac aos estados e que a vacinação poderá começar já a partir desta segunda-feira, às 17h. O ministro participou de um evento conjunto com governadores antes do envio das doses da vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan.

Teste:  Quem é você na fila da vacina?

A antecipação da vacinação, que estava prevista para começar na quarta-feira, era um pedido dos governadores ao Ministério da Saúde.

— Hoje ainda distribuiremos todas as vacinas aos estados e hoje ainda podemos colocar a ideia de, ao final do expediente, os estados começarem no município principal do estado, a vacinar. Cada dia é importante. — disse o ministro durante o evento.

VacinasSaiba a distribuição de doses da CoronaVac por estado no Brasil

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que no domingo realizou um evento que marcou a primeira vacinação no Brasil, não foi ao evento e foi representado pelo seu vice, Rodrigo Garcia (DEM).

Durante o evento, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), também cobrou o Ministério da Saúde para que se comprometa com a reposição das doses da vacina e a possibilidade de utilização do primeiro lote para outros públicos. Até o momento, o Instituto Butantan não possui autorização para distribuir as doses que são produzidas no Brasil, apenas as vacinas importadas da China.

ImunizaçãoSaiba tudo sobre os efeitos colaterais, eficácia e plano de vacinação

Em sua resposta, o ministro da Saúde afirmou que a antecipação das outras fases da vacinação não seria possível.

Neste evento, foram distribuídas 4,5 milhões de doses aos estados, divididos de acordo com a população de cada unidade federativa. Outras 1,5 milhão de doses, proporção que pertence a São Paulo, ficaram no estado e já começaram a ser aplicadas neste domingo.

Ao todo, as 6 milhões de doses permitem a vacinação de 3 milhões de pessoas, já que cada pessoa precisa ser vacinada duas vezes.

Após o evento, o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, destacou que, no momento, ainda há poucas doses.

— Agora depende de disponibilidade de vacinas, que o Ministério vai definir. O importante é a sociedade entender que existem poucas doses — afirmou.

Governadores comemoram início da vacinação

Nas redes sociais, governadores celebraram o começo da campanha de imunização com a distribuição das doses da CoronaVac, mas também cobraram a autorização e produção de mais doses da vacina.

Segundo o governador do Maranhão, Flávio Dino, o objetivo deve ser começar a fabrigação de mais doses no Brasil no Instituto Butantan, no caso da CoronaVac, e na Fiocruz, no caso da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca.

— O início da vacinação é uma grande conquista. Mas é fundamental a viabilização urgente de mais vacinas, pois o número inicial é muito pequeno. Alternativa mais viável é a fabricação no Brasil, pelo Butantan e pela Fiocruz. Foco deve ser esse agora — escreveu o governador do Maranhão, Flávio Dino.

A maioria dos governadores, entretanto, apenas comemoram o envio das doses para seus respectivos estados. Cláudio Castro, por exemplo, governador em exercício do Rio reafirmou que as cidades do estado já poderão começar a sua campanha de vacinação. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que a primeira vacina será aplicada aos pés do Cristo Redentor.

— Dia de esperança! O estado do Rio recebe hoje as doses da vacina contra Covid-19. Toda a preparação para a imunização está pronta e as cidades fluminenses poderão começar a proteger a população! — escreveu.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também confimou o início da vacinação no estado para esta segunda-feira.

—Recebendo as primeiras doses da vacina contra a covid-19 para Minas Gerais. A vacinação pode começar ainda hoje, a partir das 17h — disse.

Privacy Preference Center