Novo livro apoia gestores e empreendedores a qualificar trabalho entre setores

WhatsApp-Image-2021-06-05-at-12.27.56

Editada pela FAP, obra do administrador Lucas Menezes Della Testa conclama ‘trocar ódio pela gestão’

Cleomar Almeida, Coordenador de Publicações da FAP

A solução para o país sair da crise, agravada pela pandemia da Covid-19, “não se encontra nos extremos”, alimentados por uma polarização sem rumo, segundo o administrador Lucas Menezes Della Testa, autor do novo livro “Gestão pública e social: apoiando as organizações que lidam com recursos públicos e promovem cidadania” (124 páginas). “Vamos trocar o ódio pela gestão?”, convida ele, na obra.

Editado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), sediada em Brasília, o livro aponta que, nos municípios, as prefeituras têm um urgente problema para solucionar e aprimorar a administração das cidades com planejamentos estratégicos: solucionar “planos mal formulados”, como analisa o autor. Ele é especialista em políticas públicas e em governança pública e novos arranjos de gestão.

O livro também reúne 26 análises sobre indicadores de gestão, competências do gestor público e social, ciclo de políticas públicas para prestação de contas, compliance no Estado e no terceiro setor, leis de incentivo fiscal e combate à corrupção, entre outros assuntos. Será lançado, no dia 17 de junho, em webinar da FAP. Veja detalhes abaixo.

Qualificar trabalhos
A obra tem o intuito de servir como material de apoio aos gestores e empreendedores sociais visando qualificar o trabalho entre os três setores – Estado, empresas e organizações sociais. O autor trata de diversos temas que são inerentes à gestão social, buscando dar subsídios técnicos e metodológicos, além de promover competências gerenciais importantes para que uma solução social possa dar certo.

É um olhar para as políticas públicas sob o prisma do terceiro setor. A obra apresenta uma proposta inovadora para que as organizações sociais obtenham melhores resultados, engajando seus colaboradores, incentivadores e cidadãos direta e indiretamente envolvidos com sua atuação.

Clique aqui ou na imagem abaixo e adquira já o seu livro!

Em relação ao planejamento estratégico em municípios, por exemplo, o livro destaca como os “estudos orçamentários de prefeituras apontam para planos plurianuais (PPAs) mal formulados, que fogem ao ideário original de planejamento por programas, servindo apenas como forma de atender a uma obrigação legal”.

Integração
“Para um efetivo planejamento municipal, é necessário que as prefeituras integrem esses elementos (Plano Plurianual, Plano Diretor e Plano de Participação) para a elaboração de seu Planejamento Estratégico”, sugere o autor.

Testa explica que se impõe para os gestores o paradigma da “Nova Administração Pública”, voltada ao interesse público, norteada por administração de resultados mediante objetivos preestabelecidos.

De acordo com o autor, é imprescindível a formulação de bons planejamentos estratégicos. Segundo o autor, são esses instrumentos que poderão assegurar continuidade das políticas e coordenação clara para que se garanta a impessoalidade das ações, autônomas com relação aos atores envolvidos na gestão governamental, e também efetiva quanto aos resultados sociais conquistados, considerando a integração com as organizações privadas.

Leia também:

Curso online Gestão Cidadã supera marca de 1 mil inscritos

Inscrições abertas: curso Gestão Cidadã reúne time de professores de alto nível

FAP, em parceria com Cidadania, lança curso de capacitação Gestão Cidadã

“País sem comando”
Na obra, Testa reforça que, na pandemia, “o país ficou sem comando”. “Um governo completamente despreparado perdeu ministros e apoio de governadores, caiu em tantas contradições que seus apoiadores chegaram a uma pauta de solução simples: fechar o Congresso e promover um governo militar ditatorial”, afirma.

De acordo com o livro, a esperança agora, em meio a tanta insanidade, é que esta pandemia faça surgir de fato um novo mundo, “onde as pessoas retomem os valores iluministas e tenham compaixão”, conforme escreve o autor.

“Para quem tem o poder de escrever algo, de convencer alguém, a partir do conhecimento adquirido em ciências como Política e Gestão Pública, sinto que é mais que uma obrigação. É, de fato, uma convocação a participar do processo de retomar o bom senso na esfera política nacional”, escreve o administrador.

Na avaliação do autor, o país tem um caminho para superar a crise. “Precisaremos agora de menos ideologia e mais gestão, de pessoas preparadas nos lugares de tomada de decisão para assumirem a responsabilidade de guiar esta nação de volta para os caminhos sensatos, que trarão desenvolvimento econômico, social, sustentável e humano para nossa sociedade”, diz.

Lucas Della Testa é especialista em políticas públicas e em governança pública. Foto: Reprodução

O autor
Lucas Leonardo Menezes Della Testa é bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara, especialista em políticas públicas e em governança pública e novos arranjos de gestão. Atua, há mais de 17 anos, com ações sociais nas áreas pública, privada e terceiro setor. É consultor, pesquisador e palestrante.

Atuou como elaborador de projetos, dirigiu hospitais públicos e centros de reabilitação física em Poços de Caldas, em Minas Gerais, coordenou projetos de impacto social, foi captador de recursos em diferentes esferas de poder, empreendedor social, além de ter sido conselheiro titular de diversos conselhos como: dos direitos da pessoa com deficiência, da criança e do adolescente, antidrogas e de esportes.

Ele recebeu alguns prêmios por soluções sociais destacadas e foi voz ativa em muitas conferências que implementaram alterações em leis que asseguram mais direitos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Lançamento virtual de livro
Título: Gestão pública e social: apoiando as organizações que lidam com recursos públicos e promovem cidadania (Lucas Menezes Della Testa)
Data: 17/6/2021
Horário:  a partir das 19h
Onde: Portal e redes sociais (Facebook e Youtube) da Fundação Astrojildo Pereira
Realização: Fundação Astrojildo 

Privacy Preference Center