Nota do Observatório da Democracia em solidariedade à população de Petrópolis

Foto: DIvulgação

Nós, as Fundações reunidas no Observatório da Democracia, acompanhamos atentamente a catástrofe que se abateu sobre a população da cidade de Petrópolis, em especial sobre aqueles segmentos menos protegidos face às intempéries.

Acompanhamos, especialmente, as buscas, os salvamentos e demais desdobramentos desse desastre. Expressamos, diante dele, o nosso mais profundo pesar pelas vítimas fatais, e nos solidarizamos com suas famílias e seus amigos.

Sabemos que o mundo enfrenta no presente momento histórico o fenômeno das mudanças climáticas que o obscurantismo governante desdenha, e temos plena consciência de que os eventos extremos, como o de Petrópolis, mais recente, e da Bahia, há poucas semanas, são expressão desse processo. São, nesse passo de alguma forma previsíveis.

Políticas públicas, se adotadas tempestivamente, poderiam servir para mitigar os efeitos danosos dessas catástrofes. Entretanto, nem o Governo Federal nem o Governo do Estado do Rio de Janeiro tomaram as providências acautelatórias que o quadro reclamava, sabido que a cidade de Petrópolis sofreu com eventos dessa natureza em pelo menos duas oportunidades nos últimos anos.

Fica o alerta para que sejam realizados planos de prevenção nas inúmeras áreas de risco ocupadas em todo o território brasileiro. E a nossa sentida esperança de que tenhamos sucesso na busca de desaparecidos com vida; e de que sejam feitos o reconhecimento e a identificação daqueles que ainda estão anônimos, para que família e amigos lhes possam prestar as devidas homenagens.

O Observatório da Democracia é formado pelas seguintes fundações: Fundação Astrojildo Pereira (Cidadania), Fundação Cláudio Campos, Fundação João Mangabeira (PSB), Fundação Lauro Campos/Marielle Franco (PSoL), Fundação Leonel Brizola/Alberto Pasqualini (PDT) Fundação Maurício Grabois (PCdoB) e Fundação Perseu Abramo (PT).

Nota-de-Solidariedade-OD