Nazin Hikmet era integrado ao Partido Comunista Turco, diz historiador

Ivan Alves Filho analisa obra e vida de poeta turco na Política Democrática online de dezembro
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

João Vitor*, equipe FAP

Condenado diversas vezes por propagar ideias marxistas e, também, pertencer ao Partido Comunista Turco, o poeta Nazin Hikmet (1902 – 1963) passou mais de 15 anos da sua vida encarcerado. É o que diz o historiador Ivan Alves Filho, licenciado pela Universidade Paris-VIII (Sorbonne), em artigo produzido para a revista Política Democrática online de dezembro (38ª edição). “Plenamente integrado ao Partido Comunista”, afirma.

A revista é editada pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), sediada em Brasília. A instituição disponibiliza, gratuitamente, em seu portal, todo o conteúdo da publicação mensal na versão flip. No artigo, Ivan destaca que o dramaturgo foi uma das primeiras vozes, em seu país, a se insurgir contra o massacre dos armênios pelos turcos, em 1915.

Veja a revista Política Democrática online de dezembro!

O historiador lembra que Hikmet foi preso em 1932, anistiado em 1935 e encarcerado mais uma vez em 1938 por ter “incitado a Marinha à insurreição”. “O poeta parte para o exílio na Polônia, então socialista. Nazin Hikmet faleceria em Moscou, a cidade de seus sonhos de juventude, em 1963”, observa Filho.

Segundo o autor do artigo, apenas em 2009 as autoridades devolveram, simbolicamente, a nacionalidade turca ao poeta. “Somente quarenta anos após sua morte é que os livros de Nazin Hikmet obteriam autorização para serem editados na Turquia”, ressalta.

Para Hikmet, conforme analisa o historiador, a poesia era “a mais sangrenta das artes”. “Isso talvez se devesse ao fato de que Nazin Hikmet, mais do que ninguém, conhecesse os perigos que rondavam a liberdade de expressão”, analisa.

Veja arquivos em PDF de todas as edições da revista Política Democrática online!

De acordo com o historiador, o escritor viveu uma vida de romance. “Nazin Hikmet soube ser a voz da Turquia moderna”, afirma, para acrescentar que ele se colocava como representante de operários, camponeses, oprimidos. “De todos, Nazin Hikmet talvez tenha sido aquele de vida mais trágica e bela”, diz. 

Ivan avalia que as poesias de Nazin Hikmet, marcadas por intenso lirismo, comovem pela candura e inabalável fé no homem. “Se eu não ardo, se tu não ardes, se nós não ardemos, como é que das trevas faremos claridade?”, diz um trecho de sua poesia.

A íntegra do artigo de Ivan Alves Filho pode ser conferida na versão flip da revista, disponível no portal da FAP, gratuitamente.

A nova edição da revista da FAP também tem reportagem especial sobre a variante Ômicron da covid-19entrevista especial com Hussein Kalout, além de artigos sobre política, economia e cultura.

Veja lista de autores da revista Política Democrática online de dezembro!

Compõem o conselho editorial da revista o diretor-geral da FAP, sociólogo e consultor do Senado, Caetano Araújo, o jornalista e escritor Francisco Almeida e o tradutor e ensaísta Luiz Sérgio Henriques. A Política Democrática online é dirigida pelo embaixador aposentado André Amado.

Leia também

Série da Netflix choca, agride e revolta, diz crítica de cinema

Livro de Segatto tem compromisso com defesa da democracia, diz professor

Objetivo é recuperação de cultura política democrática, diz revista da FAP

Governo desmantelado de Bolsonaro é ‘pedra no caminho do Brasil’

“Bolsonaro é o pior presidente da história do Brasil”, afirma Alberto Aggio

Brasil de Bolsonaro optou por isolamento, critica Hussein Kalout

Privacy Preference Center