Moro e Lava Jato viraram obstáculos à reeleição de Bolsonaro, diz Andrei Meireles

Em artigo publicado na revista Política Democrática Online de agosto, jornalista afirma que presidente trocou ex-ministro pelo centrão.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em artigo publicado na revista Política Democrática Online de agosto, jornalista afirma que presidente trocou ex-ministro pelo centrão

Cleomar Almeida, assessor de comunicação da FAP

O ex-ministro da Justiça e ex-juiz Sérgio Moro e a Lava Jato viraram obstáculos ao projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro Bolsonaro, na opinião do jornalista Andrei Meireles. Segundo ele, no Palácio do Planalto, a avaliação é de que o jogo vai ficar mais duro depois da posse, em setembro, do ministro Luiz Fux na presidência do STF (Supremo Tribunal Federal). “Daí a pressa também do procurador Augusto Aras, de olho em uma vaga no STF, de mostrar logo serviço contra Sérgio Moro e a Lava Jato”, afirma o autor, em artigo publicado na revista Política Democrática Online de agosto.

Clique aqui e acesse a revisa Política Democrática Online de agosto!

A revista é produzida e editada pela FAP (Fundação Astrojildo Pereira), sediada em Brasília. Todas as edições podem ser acessadas, gratuitamente, no site da instituição. Em seu artigo, Meireles observa que, na tríplice parceria entre Toffoli, a cúpula do Congresso e Bolsonaro, o Coaf passou de mão em mão e simplesmente foi paralisado. Foi ressuscitado pelo plenário do Supremo.

“Mas a guerra seguiu em frente”, afirma o jornalista. “Bolsonaro trocou Moro pelo Centrão. Se sentiu à vontade para dar as cartas, atropelou a lista tríplice do Ministério Público e escalou Augusto Aras como procurador-geral da República”, afirma, para acrescentar: “Interferiu também na Polícia Federal, o outro grande braço das investigações sobre a corrupção do colarinho branco no país”.

No artigo publicado na revista Política Democrática Online, Meireles afirma que “faz tempo que a Lava Jato, depois de sua bem-sucedida trajetória de caçadora de corruptos, virou troféu de caça de políticos dos mais variados naipes, como o PT de Lula, o MDB de Renan Calheiros e Romero Jucá, o Centrão e os tucanos, sob a batuta de Aécio Neves”.

De acordo com o autor, esse movimento ganhou corpo ano passado com a adesão de Bolsonaro que, mesmo tendo Sérgio Moro como ministro da Justiça e Segurança Pública, criou a expectativa de conseguir apoio em outros poderes para livrar seu clã das investigações na Justiça. “Moro nunca lhe deu essa garantia”, diz Meireles.

Leia também:

‘Humberto Mauro é o mais nacionalista de todos os cineastas’, diz Henrique Brandão

Cenário brasileiro na economia para 2021 é ‘assustador’, diz José Luiz Oreiro

‘Entramos para etapa do fingimento no governo Bolsonaro’, analisa Paulo Baía

Como as trilhas mudaram a percepção sobre filmes? Lilian Lustosa explica

‘Programa de ‘destruição’ pauta governo Bolsonaro’, afirma Alberto Aggio

Covid-19 destrói vidas e impõe ameaças à cultura indígena, mostra reportagem

‘Congresso tem se omitido na definição do papel das Forças Armadas’, diz Raul Jungmann

‘Falta tudo à educação brasileira’, diz Arnaldo Niskier à Política Democrática Online

Oposições devem impulsionar convergência, diz revista Política Democrática Online

Gargalos da educação e covid-19 entre indígenas são destaques da Política Democrática Online

Clique aqui e veja todas as edições da revista Política Democrática Online

Privacy Preference Center