Moraes ameaça suspender Telegram se não bloquear perfis de Allan dos Santos

Mnistro do STF considerou que blogueiro bolsonarista usa plataforma para disseminar ataques às instituições
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Mariana Muniz / O Globo

BRASÍLIA — O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ameaçou em decisão dada no último dia 18 bloquear o aplicativo de mensagens Telegram pelo prazo inicial de 48 horas caso não haja a suspensão dos perfis do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.

LeiaBolsonaro espalha mensagem com notícia falsa sobre ministro Luis Roberto Barroso

“A utilização de vários perfis, criados com a intenção de se esquivar dos bloqueios determinados, tem sido prática recorrente de ALLAN LOPES DOS SANTOS para a continuidade da prática delitiva, comportamento que deve ser restringido”, diz o ministro no despacho.

Ainda de acordo com o ministro, o blogueiro “tem se utilizado do alcance de seu perfil no aplicativo Telegram (com mais de 121 mil inscritos) como parte da estrutura destinada à propagação de ataques ao Estado Democrático de Direito, ao SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Senado Federal, além de autoridades vinculadas a esses órgãos”.

SonarGuerra entre Rússia e Ucrânia embaralha esquerda e direita e dá ‘nó ideológico’ em bolsonaristas

O Telegram entrou na mira das autoridades da Justiça, sobretido Eleitoral, após reiteradas tentativas fracassadas de contato do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a plataforma. A preocupação a respeito do aplicativo diz respeito à possobilidade de propagação de notícias falsas, uma vez que permite a possibilidade de grupos com até 200 mil pessoas, possibilitando disparos em massa.

“Efetivamente, o uso do Telegram se revela como mais um dos artifícios utilizados pelo investigado para reproduzir o conteúdo que já foi objeto de bloqueio nestes autos, burlando decisão judicial, o que pode caracterizar, inclusive, o crime de desobediência a decisão judicial sobre perda ou suspensão de direito”, aponta o ministro.

Segundo Moraes, a empresa foi notificada oficialmente em 13 de janeiro “para que procedesse ao bloqueio imediato de contas vinculadas” a Allan dos Santos, mas nenhuma providência foi adotada, “apesar das tentativas de intimação realizadas pela autoridade policial”.

O ministro determinou a intimação do Telegram, por meio de intimação pessoal dos sócios de seu procurador domiciliado no país, escritório que cuida de questões relacionadas a propriedade intelectual.

Zé Trovão, Allan dos Santos e Daniel Silveira integram a lista de bolsonaristas alvos de mandados de prisão por ações nas redes Foto: Arte/Agência O Globo
Zé Trovão, Allan dos Santos e Daniel Silveira integram a lista de bolsonaristas alvos de mandados de prisão por ações nas redes Foto: Arte/Agência O Globo

Allan dos Santos, dono do canal Terça Livre, é alvo de dois inquéritos que investigam suposto esquema de divulgação de informações falsas no Supremo. Um dos inquéritos apura ameaças a ministros do tribunal e disseminação de conteúdo falso na internet, as chamadas fake news. O outro investiga o financiamento de atos antidemocráticos. Em outubro, Moraes determinou a prisão preventiva do blogueiro além de ordenar, ao Ministério da Justiça, início imediato do processo de extradição.

O banimento do Telegram por ausência de representação legal no Brasil e descumprimento da legislação vigente é uma medida que vem sendo debatida no Congresso e também no TSE. Na Câmara dos Deputados tramita o projeto que criminaliza o disparo em massa de fake news e cria regras de conduta para plataformas digitais, como redes sociais, buscadores e aplicativos de mensagem.

O texto obriga redes sociais com mais de 10 milhões de usuários a cumprir uma série de obrigações, como ter representação no país, criar mecanismos para evitar disparos em massa e publicar relatórios de transparência. Caso as empresas descumpram a legislação, há previsão de penalidades.

Fonte: O Globo
https://oglobo.globo.com/politica/moraes-ameaca-suspender-telegram-caso-descumpra-ordem-de-bloquear-perfis-de-allan-dos-santos-1-25411190

Privacy Preference Center