Bolsonaro é desastroso no combate à pandemia, diz Eliana Calmon

Ministra aposentada do STJ diz que o Supremo Tribunal Federal (STF) não tem sido capaz de bem cumprir sua missão constitucional.
Arte: FAP
Arte: FAP

Ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) também avalia que o STF não tem sido capaz de bem cumprir sua missão constitucional

Ineficiente e negacionista no combate à pandemia, o governo Bolsonaro se notabiliza também pelo desmanche dos órgãos de controle do Estado para o combate à corrupção. A afirmação é da jurista e ministra aposentada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, em entrevista exclusiva à revista Política Democrática online de julho, lançada nesta quinta-feira (15/7). Ela também critica o Supremo Tribunal Federal.

A ministra aposentada também disse à revista que “iniciou-se no Brasil um desmanche dos órgãos de controle do Estado”. Ela se referiu à Receita Federal, ao Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf), à Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla).

“Outros órgãos estão sendo cooptados para servirem ao governo e não ao Estado, tais como Polícia Federal e Abin”, afirmou ela à revista Política Democrática online. A publicação é produzida e editada pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), sediada em Brasília. A versão flip pode ser acessada, gratuitamente, no portal da entidade.

Veja a versão flip da 33ª edição da revista Política Democrática online (julho/2021)

Em relação à pandemia, Eliana observou que o governo falhou até no controle e divulgação de dados. “Para que nação tivesse conhecimento dos números reais da pandemia, foi necessário que um grupo independente de jornalistas credenciados tomassem as rédeas das estatísticas, indispensáveis para traçar qualquer estratégia de enfrentamento à Covid 19”, ressaltou ela.

A jurista analisou, ainda, que os reflexos da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investiga ações e omissões do governo Bolsonaro durante a pandemia. “A CPI que a princípio surgiu como um exagerado propósito de incriminar pessoas do governo, trouxe para o público o que se passava nas entranhas do Ministério da Saúde e o descaso com a aquisição de vacinas, única forma de ser vencida a pandemia”, disse.

Guardião da Constituição, o Supremo Tribunal Federal (STF) também não foi poupado pelas críticas da ministra aposentada. Segundo ela, “o STF não tem sido capaz de bem cumprir sua missão constitucional e por isso está a sofrer um enorme desgaste”.

Ela também classificou como “retrocesso” a possibilidade de retorno ao voto impresso, como tem sido pregado por Bolsonaro, em meio à queda de sua popularidade, para desacreditar os resultados das urnas que, inclusive, em 2018, confirmaram a vitória dele para a Presidência da República.

Confira todos os autores da 33ª edição da revista Política Democrática Online

“Acho um retrocesso falar em voto impresso. O voto eletrônico já foi usado com sucesso em diversas eleições, é um voto moderno e colocou o Brasil à frente de muitas nações desenvolvidas, além de ter acabado com a chicana reinante nas eleições anteriores”, criticou Eliana.

Na revista Política Democrática online de julho, os internautas também podem conferir reportagem especial sobre fome e artigos que abordam políticas nacional e externa, economia, meio ambiente e cinema.

Além do diretor-geral da FAP, Caetano Araújo, o escritor Francisco Almeida e o ensaísta Luiz Sérgio Henriques compõem o conselho editorial da revista.

Leia também:

Clique aqui e veja todas as edições da revista Política Democrática online!

Privacy Preference Center