Marcelo Tognozzi || Nêmesis decidiu castigar Deltan para jamais esquecer sua condição de mortal

Em Brasília há um santuário secreto da deusa. Os devotos frequentadores deste santuário acreditam que o inferno de Deltan Dallagnol apenas começou.
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Em Brasília há um santuário secreto da deusa. Os devotos frequentadores deste santuário acreditam que o inferno de Deltan Dallagnol apenas começou

O ABRAÇO DE NÊMESIS
Nêmesis é uma deusa da qual ninguém pode escapar. Num belo dia de outono, decidiu acercar-se do procurador Deltan Dallagnol depois de receber muitas queixas sobre o modo de agir do chefe da Força-Tarefa da Lava Jato. Respondeu à aflição dos devotos providenciando ampla revelação sobre Dallagnol, com direito a detalhes sensíveis, sórdidos e desconhecidos do público que o convertera em herói. A deusa não perdoou o caso de amor entre o procurador, a fama e o dinheiro e decidiu revelar o verdadeiro Deltan. Exatamente como fez com muitos poderosos na época das romarias de fiéis ao seu santuário em Ítaca, na Grécia antiga.

Deusa guardiã da justiça retributiva (olho por olho, dente por dente), da solidariedade, da vingança, do equilibro e da fortuna, tem asas usa espada, tocha e possui serpentes de estimação; símbolos da rapidez com que age, seja promovendo a justiça ou a vingança. Decidiu castigar Deltan Dallagnol para que jamais esquecesse da sua condição de mortal com dever de nunca abrir mão da humildade, mesmo diante das tentações mais intensas como o narcisismo e o orgulho.

Nêmesis teve um acesso de raiva ao descobrir como ele manipulou desmesuradamente a Justiça e aqueles que acreditaram de boa fé em suas palavras. “Um homem não pode perder o respeito pela sorte e a fortuna, tratando estas duas bênçãos como trivialidades, não pode querer interferir no equilíbrio do universo manipulando fatos e versões”, trovejou a Deusa ao escolher um hacker bem simplesinho, de Araraquara, no interior de São Paulo, para mostrar a Deltan o quão vulnerável ele era e que continuava o mesmo mortal de sempre.

Tal foi a força da vingança de Nêmesis sobre a cabeça coroada do procurador, que ele acabou completamente nu diante de um Brasil estupefato com tantas revelações. A vaidade, soberba e a luxúria, três dos sete pecados capitais, aparecerem em grande parte das mensagens que a deusa decidiu expor em alto e bom som pelos meios de comunicação em português, inglês e espanhol – as três línguas mais faladas no mundo ocidental. Fez com que Deltan provasse um pouco do veneno da vergonha e da desonra, o qual aplicou indiscriminadamente sobre seus investigados, culpados ou não. Assim, ela fez valer sua justiça retributiva.

Em Brasília há um santuário secreto da deusa inspirado na sociedade secreta Pax-Nêmesis da Roma antiga dos imperadores Claudio e Adriano. Os devotos frequentadores deste santuário acreditam que o inferno de Deltan Dallagnol apenas começou, porque sua reputação está sendo cotidianamente esfolada e seus processos no Conselho Nacional do Ministério Público ganharam pernas e tramitam sem seu controle. A cada nova revelação a deusa ri alto, sacode as asas, acaricia suas serpentes e abraça Deltan mais forte.

 

Privacy Preference Center