Luta contra agenda anti-indígena é tema de podcast com Alessandra Munduruku

Ativista de reconhecimento internacional critica PL 191/2020, que prevê a regulamentação da mineração em terras indígenas
Foto: Joa Souza/Shutterstock

João Rodrigues, da equipe da FAP

Mineração em terras indígenas, julgamento do Marco Temporal no Supremo Tribunal Federal (STF), direito a preservação de tradições dos povos originários. Essas foram as principais reivindicações do 18º Acampamento Terra Livre, que chegou ao fim nesta semana, em Brasília. Mais de oito mil indígenas de 200 povos tradicionais participaram da mobilização.

Para analisar as principais demandas dos povos originários, o podcast da Fundação Astrojildo Pereira (FAP) conversa com Alessandra Korap Munduruku. Liderança indígena de reconhecimento internacional, a ativista é vice-coordenadora da Associação Indígena Pariri e vice-coordenadora da Federação dos Povos Indígenas do Estado do Pará (Fepipa). Em 2020, Alessandra Korap Munduruku ganhou o Prêmio Robert Kennedy de Direitos Humanos, nos Estados Unidos, por sua atuação em defesa dos direitos indígenas e pela preservação ambiental.

Os riscos da aprovação do PL 191/2020, que prevê a regulamentação da mineração em terras indígenas, a reação da comunidade internacional ao descaso das autoridades brasileiras em relação aos povos originários e a importância das mulheres no debate público sobre a pauta indígena estão entre os temas do programa. O episódio conta com áudios do Diário de Pernambuco, Jornal de Rondônia 2ª edição, da TV Globo, CNN Brasil, TV Cultura, Notícias em Vídeo e Greenpeace Brasil.

Arte: Matheus Lacerda/FAP

O Rádio FAP é publicado semanalmente, às sextas-feiras, em diversas plataformas de streaming como Spotify, Youtube, Google Podcasts, Ancora, RadioPublic e Pocket Casts. O programa tem a produção e apresentação do jornalista João Rodrigues.

RÁDIOFAP